Goa Velha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Goa Velha
Estado
 - Distrito(s)
Goa
 - Goa Norte
Área
 - Elevação
 km²
 - 0 m
Fuso horário IST (UTC+5:30)
População (2001)
 - Densidade
5411
 - /km²


Basílica do Bom Jesus, exemplo das antigas igrejas deixadas pelos portugueses na região.

Goa Velha (em Hindi, गोआ वेल्या, em concani, Vhoddlem Goem/ व्हॉडळें गॉय) é uma cidade histórica no estado indiano de Goa, no distrito de Goa Norte. A cidade foi construída no Sultanato Bijapur no século XV, e serviu como capital da Índia Portuguesa a partir do século XVI até ao seu abandono no século XVIII. A parte habitada da cidade hoje possui uma população estimada em pouco mais de 5 mil habitantes.

História[editar | editar código-fonte]

A Cidade de Goa Velha foi fundada no local do antigo porto de "Govapuri" ou "Gokapattana", que foi fundada pela dinastia Kadamba no século XI, nas margens do Zuari. Govapuri foi um dos principais portos do primeiro reino Kadamba e, posteriormente, do Império Vijayanagara. No século XV, uma série de guerras foram travadas entre os Sultanatos Decanos e Vijayanagar pelo controle da região de Goa, tendo como resultado Govapuri ficando sob o controle do sultão Yusuf Adil Shah de Bijapur. Govapuri foi devastada pelas guerras. Além disso, o Zuari tinha começado a regredir a partir do porto como resultado do assoreamento. Como resultado, os novos governantes Adilshahi construíram um novo porto na cidade de Goa, ao norte, nas margens do Mandovi.

Os portugueses finalmente fizeram da nova cidade a capital da Índia Portuguesa, e apelidou ao antigo porto de Govapuri como "Velha Goa". Velha Goa continuou a existir como uma pequena cidade portuguesa, e em 1961 foi incorporado na Índia, juntamente com o resto de Goa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikivoyage
O Wikivoyage possui o guia en:Old Goa
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Índia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.