GoalRef

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

GoalRef é o nome de uma Tecnologia da Linha do Gol aprovada pela FIFA.[1] Desenvolvido pela empresa alemã Fraunhofer-Gesellschaft em parceria com a dinamarquesa Select Sport, foi o segundo sistema a ser aprovado pela entidade máxima do futebol[2] .

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

O GoalRef é baseado na Indução eletromagnética, que forma um campo magnético em volta da baliza[2] . Assim que a bola cruza a linha do gol, este campo magnético entra em contato com um chip instalado na redonda e o sistema emite um sinal para um aparelho em poder do árbitro[3] .

Portanto, este sistema exige o uso de uma bola especial que contenha um chip, e a instalação de dez antenas nas traves de cada uma das balizas, que criam e monitoram o campo magnético invisível.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O sistema foi usado pela primeira vez, como teste, no dia 6 de Dezembro de 2012, na primeira partida da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2012.[5]

Referências

  1. copa2014.gov.br/ Quarto sistema de tecnologia da linha do gol é licenciado pela FIFA
  2. a b copa2014.gov.br/ A empresa Cairos Technologies AG passou nos testes exigidos pela entidade. Fornecedora desenvolveu um solução baseada em campo magnético
  3. esportes.r7.com/ Saiba como funcionam as tecnologias para confirmar gol (por que a Fifa demorou tanto para aprová-las?)
  4. tecnologia.terra.com.br/ Sistemas para checar momento do gol passarão por teste final
  5. FIFA give debut to goal-line technology in World club curtain-raiser. Irish Independent (6 December 2012). Página visitada em 6 December 2012.

Links Externos[editar | editar código-fonte]

  • veja.abril.com.br/ Tecnologia no futebol para ver se foi gol mesmo. Todo mundo falou nisso, mas vocês já viram como funciona?
  • esporte.uol.com.br/ Soccerex: goalref promete por fim em gols duvidosos