GoboLinux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GoboLinux  v  e 

Captura de tela
GoboLinux
Arquiteturas arm x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 014.01 / 2 de abril de 2008; há 342 semanas
Família GNU
Núcleo Linux
Interface KDE
Licença GNU GPL / Outras
Estado do desenvolvimento Corrente
Website www.gobolinux.org (em português, em inglês, em espanhol, em sueco, em alemão, em italiano, em russo, em húngaro, em francês, em turco, em norueguês e em japonês)., acessado pela última vez há 280 semanas e 6 dias
Posição no Distrowatch 156ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês).
Origem comum  Brasil
Portal do Software Livre

GoboLinux é uma distribuição Linux criada no Brasil, atualmente mantida por uma comunidade de usuários de todo o mundo.

GoboLinux é uma distribuição alternativa, que redefine toda a hierarquia do sistema de arquivos. O principal enfoque desta hierarquia alternativa é armazenar todos os arquivos pertencentes a uma aplicação em sua própria árvore de diretórios com caminhos como /Programs/GCC/2.95.3/lib. Para possibilitar que o sistema encontre esses arquivos, eles são agrupados de forma sistemática em diretórios como System/Links/Executables, que contém os links para todos os arquivos executáveis dentro da hierarquia dos programas. Este modelo contrasta com a estrutura tradicional dos sistemas Unix, que contém caminhos como /usr e /etc, mas existem links para garantir a compatibilidade do sistema com a estrutura tradicional.

O GoboLinux introduz algumas outras mudanças, como um sistema de scripts de inicialização novo, diferente dos padrões System V e BSD, e um sistema de pacotes baseado diretamente no sistema de arquivos, sem a necessidade de utilizar uma base de dados. A ferramenta Compile utiliza "regras de compilação" que especificam como cada programa deve ser compilado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página oficial do GoboLinux