Godofredo II da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Godofredo ou Geoffrey II Plantageneta (23 de Setembro 115819 de Agosto 1186) foi Duque da Bretanha entre 1181 e 1186, através do seu casamento com Constança, a herdeira do ducado. Godofredo era o quarto filho de Henrique II de Inglaterra e de Leonor, Duquesa da Aquitânia. De Constança, Godofredo teve dois filhos: Artur e Leonor da Bretanha.

Tal como os seus outros irmãos e a mãe, Godofredo revoltou-se contra o pai o que lhe custou alguns dos seus privilégios. A sua curta governação da Bretanha não teve consequências políticas. Ele morreu subitamente em Paris, na sequência de um acidente de cavalo durante um torneio.

Em 1183, Godofredo tornou-se no herdeiro do irmão Ricardo, na altura ainda solteiro, depois da morte de Henrique o Jovem, o irmão mais velho de ambos. A sua morte prematura abriu o caminho para a coroa de Inglaterra a João Sem Terra, o filho mais novo de Henrique II.

Precedido por:
Margarida da Escócia
Duque da Bretanha por casamento
com Constança de Penthièvre

6 de Dezembro de 116619 de Agosto de 1186
Sucedido por:
Guido de Thouars
Conde de Richmond
com Constança de Penthièvre

6 de Setembro de 118119 de Agosto de 1186