Godofredo II da Bretanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Godofredo II
Duque da Bretanha
Reinado julho de 1181 – 19 de agosto de 1186
Predecessor Constança
Sucessor Constança
Cônjuge Constança, Duquesa da Bretanha
Descendência
Leonor da Bretanha
Matilde da Bretanha
Artur I, Duque da Bretanha
Casa Casa de Plantageneta
Pai Henrique II de Inglaterra
Mãe Leonor da Aquitânia
Nascimento 23 de setembro de 1158
Morte 19 de agosto de 1186 (27 anos)
Paris, França
Enterro Catedral de Notre-Dame de Paris, Paris
Religião Cristianismo

Godofredo ou Geoffrey II Plantageneta (23 de Setembro 115819 de Agosto 1186) foi Duque da Bretanha entre 1181 e 1186, através do seu casamento com Constança, a herdeira do ducado. Godofredo era o quarto filho de Henrique II de Inglaterra e de Leonor, Duquesa da Aquitânia. De Constança, Godofredo teve dois filhos: Artur e Leonor da Bretanha.

Tal como os seus outros irmãos e a mãe, Godofredo revoltou-se contra o pai o que lhe custou alguns dos seus privilégios. A sua curta governação da Bretanha não teve consequências políticas. Ele morreu subitamente em Paris, na sequência de um acidente de cavalo durante um torneio.

Em 1183, Godofredo tornou-se no herdeiro do irmão Ricardo, na altura ainda solteiro, depois da morte de Henrique o Jovem, o irmão mais velho de ambos. A sua morte prematura abriu o caminho para a coroa de Inglaterra a João Sem Terra, o filho mais novo de Henrique II.

Filhos[editar | editar código-fonte]

  • Leonor da Bretanha (1184 - 1241), também conhecida como Donzela da Bretanha, com a morte de seu irmão ela se tornou a herdeira da Bretanha e uma potencial herdeira do trono inglês, o que levou o rei João de Inglaterra a mantê-la presa em diversos castelos durante a maior parte de sua vida.
  • Maltide da Bretanha (1185 - antes de maio de 1189)
  • Artur I, Duque da Bretanha (1187 - 1203), era o filho póstumo de Godofredo. Ricardo I de Inglaterra o declarou seu herdeiro já que ele não tinha filhos, mas após a morte do rei, seu irmão João de Inglaterra tomou o trono, e capturou o jovem que foi mantido prisioneiro no Castelo de Rouen até seu desaparecimento, tendo havido rumores de que o próprio João o matou.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]


Precedido por:
Margarida da Escócia
Duque da Bretanha por casamento
com Constança de Penthièvre

6 de Dezembro de 116619 de Agosto de 1186
Sucedido por:
Guido de Thouars
Conde de Richmond
com Constança de Penthièvre

6 de Setembro de 118119 de Agosto de 1186