Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Godoy Cruz de Mendoza)
Godoy Cruz
Nome Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba
Alcunhas El Expreso (O Expresso)
Tomba
Bodeguero (Produtor de Vinho)
Fundação 1 de junho de 1921 (102 anos)
Estádio Feliciano Gambarte
Capacidade 18 mil
Localização Godoy Cruz, Mendoza, Argentina
Presidente José Mansur
Treinador(a) Diego Flores
Patrocinador(a) Cata Internacional
Gobierno de Mendoza
Material (d)esportivo Fiume
Competição Campeonato Argentino
Copa Libertadores
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba, mais conhecido como Godoy Cruz, é um clube de futebol argentino da cidade de Godoy Cruz, na Província de Mendoza. A equipe disputa atualmente o Campeonato Argentino de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

Godoy Cruz foi fundado em 1º de junho de 1921. Tudo começou quando um grupo de amigos se reuniram no "Victoria Bar" (localizado na frente da praça principal da cidade), e decidiram fundar um clube, aproveitando que naquela época estavam surgindo vários clubes. O Club Sportivo Godoy Cruz, inicialmente sob a presidência de Dom Romero Garay, desde o princípio estabeleceu um ambicioso projeto que abrangia a prática de várias atividades desportivas, tais como o futebol, esporte de enorme crescimento em toda a região, além de ginástica, xadrez e boxe.

Godoy Cruz equipe campeão da Terceira Divisão em 1994.

Somente nos anos 1980 e 1990, o clube foi capaz de implementar seu futebol a nível nacional e começou a fazer história no esporte local. Venceu torneios locais em 1989 e 1990, e jogou a penúltima edição do Torneio do Interior da temporada 1993/1994. O Expresso ganhou a chance de jogar a final do torneio contra o Guaraní. Foram duas partidas inesquecíveis: venceu por 1-0 e depois conseguiu arrancar um empate em Misiones, e assim o "Bodeguero", dirigido por Alberto Garro, depois de uma prestigiosa campanha, conseguiu a promoção para a Série B do Campeonato Argentino.

Em 16 de maio de 2006, a primeira final foi disputada contra Nueva Chicago em Mataderos, com 7.000 fãs "tombinos" apoiando a equipe, em partida que terminou 1-1. Em 20 de maio de 2006, o clube subiu pela primeira vez à primeira divisão do futebol argentino, ao conseguir, diante de uma torcida rival de 40.000 expectadores, vencer o Nueva Chicago por 3-1, vencendo no placar agregado por 4-2.

Godoy Cruz já disputou 7 torneios internacionais organizadas pela CONMEBOL, sendo o primeiro e único clube da província de Mendoza a alcançar essa instância. Jogou 5 edições da Copa Libertadores, em 2011, 2012, 2017, 2019 e 2024. I Disputou também 2 edições da Copa Sul-Americana, a primeira em 2011 e, posteriormente, em 2014.

A equipe disputou a Copa Libertadores da América de 2011, ficando no grupo 8, junto com o Peñarol, LDU Quito e Independiente. Entretanto, foi precocemente eliminado, após fraca campanha, em que ficou na última colocação.

Sua segunda participação na Copa Libertadores foi em 2012, integrando o Grupo 8 junto com Peñarol, Universidad de Chile e Atlético Nacional, terminando em terceiro lugar. Cinco anos depois,na Libertadores de 2017,o "Tomba" joga sua terceira copa, estreando na fase de grupos, onde disputou partidas com Atlético Mineiro, Club Libertad e Sport Boys Warnes; o "Expreso" alcançou o segundo lugar, que o qualificou para as oitavas de final, seu rival foi o Grêmio, o time que o eliminou do torneio.[1]

Na temporada de Campeonato Argentino de Futebol 2017-18, Godoy Cruz conseguiu sua melhor campanha na história na Primeira Divisão, tornando-se vice-campeão do torneio; A grande figura da equipe foi o atacante uruguaio Santiago García, artilheiro do campeonato. Esta campanha realizada pelo "Tomba" leva-o a jogar pela sexta vez um torneio internacional, disputando a Conmebol Libertadores 2019.

Na Copa Libertadores 2019 acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo Palmeiras, no agregado de 6x2.[2]

Amistosos internacionais[editar | editar código-fonte]

Pelé visíta o estádio do Godoy Cruz, em Mendoza, na companhia do também jogador Victor Legrotaglie.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Estádio Feliciano Gambarte, La Bodega.

O estádio foi inaugurado em 3 de Outubro de 1959, sendo Jorge Schmidt presidente do clube, Luis Carlos Filippini Presidente da Comissão para a construção do estádio, e Juan Esteban Stareloni Tinelli e engenheiros responsáveis ​​pelo projeto e gestão técnica.

Em 1987, se passaram até que o estádio foi nomeado para "Feliciano Gambarte", em homenagem ao ex-presidente do clube.

O Estádio Feliciano Gambarte tem capacidade para 18 mil torcedores.

O estádio provincial Malvinas Argentinas, com capacidade para 45 mil pessoas, é uma alternativa para quando jogam partidas do Campeonato Argentino.

Estádio atual (desde 1959)[3][4][5]
Nome oficial Feliciano Gambarte
Origem do nome Homenagem a Feliciano Gambarte, dirigente e ex-presidente do clube.
Nomes anteriores Estádio Nuevo até 3 de outubro de 1986.
Localidade Godoy Cruz
Departamento Godoy Cruz
Província Mendoza
Inauguração 3 de outubro de 1959
Capacidade 14 000
Estádios antigos[3]
1921 – 1933
Localidade Godoy Cruz
Departamento Godoy Cruz
Província Mendoza
1933 – 1959
Localidade Godoy Cruz
Departamento Godoy Cruz
Província Mendoza

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Seu maior rival é o Andes Talleres Sport Club, com o qual disputa o Clásico Godoycruceño.

Ele também tem outras rivalidades importantes como Independiente Rivadavia, Atlético San Martín, Gimnasia y Esgrima de Mendoza e San Martín de San Juan, com a última disputa do Clássico de Cuyo.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Bandeira de ArgentinaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol argentinos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Notas e referências

Notas

Referências

  1. «Grêmio sai atrás, mas elimina Godoy Cruz-ARG e vai às quartas de final - 09/08/2017 - UOL Esporte». www.uol.com.br. Consultado em 23 de abril de 2023 
  2. «Palmeiras x Godoy Cruz: Borja marca de novo, Verdão e avança na Libertadores». www.uol.com.br. Consultado em 23 de abril de 2023 
  3. a b Romero, Gerardo (2014). Los Clubes del Fútbol Argentino. Tomo I. (em espanhol). Buenos Aires: Editorial Dunken. pp. 326–329. ISBN 9789870271031 
  4. «Estadio Feliciano Gambarte». Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba (em espanhol). Consultado em 4 de dezembro de 2022 
  5. Adrian_Redi (14 de abril de 2014). «Estadio de Godoy Cruz de Mendoza». Estadios de Argentina (em espanhol). Consultado em 4 de dezembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba