Deuses e Generais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gods and Generals)
Ir para: navegação, pesquisa
Deuses e Generais
Gods and Generals
 Estados Unidos
2003 • cor • 214 min 
Direção Ronald F. Maxwell
Roteiro Ronald F. Maxwell
Jeff Shaara (livro)
Elenco Jeff Daniels
Stephen Lang
Robert Duvall
Género Drama
Guerra
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Deuses e Generais (Gods and Generals) é um filme estadunidense de 2003, dirigido por Ronald F. Maxwell. O roteiro foi baseado no livro homônimo de Jeffrey Shaara e é considerado uma prequela do filme de 1993 Gettysburg (que por sua vez foi baseado no livro The Killer Angels de autoria do pai de Shaara, Michael), do mesmo diretor. A ação é concentrada em fatos biográficos de três vultos históricos norte-americanos - general Stonewall Jackson, tenente-coronel Joshua Chamberlain e general Robert E. Lee - acontecidos durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história se inicia em 1861, quando o general Robert E. Lee recusa o comando das tropas da União e posteriormente assume o do Exército da Virgínia, organizado para a defesa do estado contra a invasão das tropas legalistas. Um dos principais comandantes de Lee é o professor do Instituto Militar em Lexington Thomas Jackson, um brilhante estrategista e religioso devoto. Jackson é chamado de Stonewall (muralha de pedra) após sua firmeza mostrada no primeiro grande enfrentamento contra a União, a Primeira Batalha de Bull Run. A seguir, acontece a grande Batalha de Fredericksburg, quando a população civil da cidade é obrigada a fugir de suas casas até que as tropas confederadas conseguissem retomar a cidade. A terceira grande luta mostrada é a Batalha de Chancellorsville, quando o general Jackson é ferido por disparos das próprias tropas. Do lado da União, o professor Thomas Chamberlain se alista no exército e lidera seus homens na Batalha de Fredericksburg quando são massacrados pelo exercito confederado, bem defendido atrás de obstáculos de pedras.

Produção[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Foi composta por John Frizzell, com pequena colaboração de Randy Edelman que fora o autor da ouvida em Gettysburg. Destaca-se uma composição nova especial para o filme escrita e cantada por Bob Dylan, Cross the Green Mountain. A faixa foi mais tarde incluída no álbum The Bootleg Series Vol. 8: Tell Tale Signs.

Vídeo game[editar | editar código-fonte]

Gods and Generals é um jogo para PC com a ação centrada na Guerra Civil dos Estados Unidos lançada em 2003.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]