Goioerê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Goioerê
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Goioerê
Bandeira
Brasão de armas de Goioerê
Brasão de armas
Hino
Lema Cidade dos Ipês - Cidade Águas Claras
Gentílico goioerense
Localização
Localização de Goioerê no Paraná
Localização de Goioerê no Paraná
Localização de Goioerê no Paraná
Goioerê está localizado em: Brasil
Goioerê
Localização de Goioerê no Brasil
Mapa
Mapa de Goioerê
Coordenadas 24° 11' 06" S 53° 01' 40" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Rancho Alegre d'Oeste, Quarto Centenário, Janiópolis, Moreira Sales, Mariluz, Cruzeiro do Oeste.
Distância até a capital 530 km
História
Fundação 10 de agosto de 1955
Administração
Prefeito(a) Beto Costa (PDT, 2013 – 2016)
Características geográficas
Área total [1] 564,048 km²
População total (IBGE/2014[2]) 29 722 hab.
Densidade 52,7 hab./km²
Clima Subtropical (Cfa)
Altitude 505 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 87360-000
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,746 alto
PIB (IBGE/2009[4]) R$ 458,234,942 milhões
PIB per capita (IBGE/2009[4]) R$ 10 804,58
A cultura do algodão marcou a história do município
Luiz Carlos Alborghetti iniciou sua carreira em Goioerê.
Bandeiras de Goioerê, Brasil e Paraná


Goioerê é um município brasileiro localizado no noroeste do estado do Paraná. Distante 530 quilômetros da capital do estado, Curitiba. Sua economia está baseada no comércio e na agricultura.

Etimologia

O município recebeu este nome devido a, durante sua colonização, as primeiras fazendas de café terem se estabelecido às margens do Rio Goioerê, nome este que provém da língua caingangue, a língua da nação indígena que habitou (e ainda habita) várias regiões do estado.

  • goio significa "água", "rio". Mais corretamente, a palavra é ngoi, pois, na pronúncia caingangue, antes do "g" há um som nasal, formando um som de "ng".
  • significa "campo", "campina", mas, devido à forma como os caingangues pronunciam o seu "r", os brasileiros costumam registrar, na escrita, uma vogal "e" antes do "r".[5]

No nome "Goioerê", se juntam dois substantivos. A ordem do caingangue é parecida com a da língua inglesa, ou seja, invertida. Portanto, a tradução correta seria:

Goioerê = ngoi + = "campo da água".[6]

Conforme o indigenista Edívio Battistelli, a tradução inicial do nome de Goioerê foi feita errada: as palavras Goio e Erê, na verdade, significam "campo d'água" e não "águas claras". O termo errôneo "águas claras" foi registrado oficialmente pela primeira vez pelo jornal Folha da Manhã, em sua edição do dia 5 de setembro de 1986, que traduziu o termo Goioerê como "água limpa ou clara", tradução que ainda é muito utilizada pela população do município.[7]

De acordo com Battistelli, a tradução de Goio está correta e significa "água" ou "rio". Já a palavra Erê, traduzida inicialmente como "clara" ou "limpa", na verdade significa "campo" ou "campina". Ele prova a tradução "campina d'água" citando a cidade de Erexim, também na língua caingangue e que, segundo ele, quer dizer "Campo Pequeno". Erê é "campo" e xim, "pequeno", esclareceu. Outros exemplos são Goioxim, que significa "água pequena" ou "rio pequeno" e Xanxerê, que quer dizer "Campo de Cascavéis". Com isso, se esclarece que erê significa "campina" e não "claro" ou "limpo", como diz a primeira tradução.

Outro erro muito comum é o de escrever o nome do município separado por um hífen: "Goio-erê". Atualmente, a grafia correta é "Goioerê", sem o uso do hífen, conforme aprovado por lei municipal. Hoje o mesmo se aplica ao nome Rio Goioerê.

História

Surgimento
Ver artigo principal: História de Goioerê

A região onde está localizado o município de Goioerê é conhecida desde o século XVI contudo, somente na década de 1950 é que o povoamento e a exploração se efetivaram.

Em 1950, Carlos Scarpari e seu irmão mais velho, Francisco Scarpari, juntamente com Wladimir Antonio Neves Scarpari, filho de Francisco, se estabeleceram às margens do Rio Goioerê, fundando, ali, as primeiras fazendas de café. Embalados pelas notícias do surgimento de inúmeras cidades na região, os Scarpari fundaram a Imobiliária Sociedade Goioerê. O povoamento se fez rapidamente. As primeiras famílias a adquirirem lotes foram as da cidade gaúcha de Júlio de Castilhos.

Um fator de progresso na região foi a construção de importante rodovia ligando Campo Mourão a Cascavel e passando pela localidade de Goioerê.

Através da Lei Estadual 48, de 10 de agosto de 1955, foi criado o município de Goioerê, com território desmembrado de Campo Mourão.

Fatos Históricos

O município de Goioerê está situado na região de maior produtividade de hortelã do mundo. No ano de 1966, o município produziu 250 000 kg e, em 1967, foram 600 000 kg, sendo considerado o maior produtor do mundo desse importante vegetal na época.[8]

O município se destacou na década de 1980 e até meados de década de 1990 como maior produtor nacional de algodão,[9] com isso o município que ainda agregava os distridos de Rancho Alegre d'Oeste e Quarto Centenário chegou a ter uma população de quase 100 000 habitantes, a maioria na zona rural. Nos anos de 1990, Goioerê era o maior produtor de algodão do Paraná e o estado respondia por 50% da produção nacional da cultura.[10] Para o beneficiamento dessa matéria-prima, foram implantadas a Fiação Coagel (Cooperativa Agropecuária de Goioerê), atual Coamo e a Montecatini que atualmente é conhecida por Sintex foi a primeira tinturaria industrial do estado, prestadora de serviços para terceiros. Sob essas condições houve um boom no setor de confecção na região.

Com o objetivo de se promover o desenvolvimento, empenhou-se para tornar-se um polo têxtil regional. Envidou ações no sentido de viabilizar a implantação de indústria à jusante da fiação de algodão. Em 1992, foi implantado no município o curso de Engenharia Têxtil através da criação de uma extensão da Universidade Estadual de Maringá.

Em junho de 1988, o mais longo assalto a banco da história do país, mobilizou a polícia paranaense e tomou a atenção da imprensa de todo o país. A cidade pára durante seis dias, o comércio fecha as portas e os moradores se concentram perto do banco a espera do desfecho.

Dois assaltantes (Paulo e Lourenço) invadem a agencia do Banco do Brasil em Goioerê e 23 pessoas que estavam na agência foram rendidas, 8 delas se tornaram reféns e depois de uma primeira fuga frustrada, o gerente do banco e um repórter policial da TV Tarobá ficam em poder dos assaltantes.

Na manhã do sexto dia, a surpresa: uma freira - irmã Letícia - faz contato com os assaltantes e recebe deles uma pistola. A feira se transforma em negociadora e da janela da agencia ela faz um acordo com os assaltantes que devolvem parte do dinheiro e se comprometem a liberar o gerente e o repórter em troca de garantias para a fuga. A freira se oferece como refém, junto com o padre Marcelino Bravo.

Irmã Letícia e o padre entram no banco e do lado de fora havia um carro para ajudar na fuga, em seguida a freira sai acompanhada por três homens com capas e rostos encobertos, junto carregam uma sacola com dinheiro. De carro pelas ruas da cidade, os assaltantes seguem até ao aeroporto, onde um pequeno avião já estava preparado para a fuga.

Finalmente às 16h10min, 145 horas depois que começou, termina o assalto ao banco do Brasil em Goioerê. Os assaltantes saíram levando o que queriam: dinheiro, armas e dois reféns.

Mais tarde descobre-se que irmã Letícia, a freira que foi trocada por reféns e virou heroína não era mais freira quando ajudou a por fim no sequestro. Na verdade ela se chamava Salete Maria Vieira e havia sido afastada da igreja havia cinco anos, por comportamento incompatível com o estilo de vida religioso. Outro fato curioso foi durante a visita do Papa João Paulo 2º ao Brasil em outubro de 1991 quando a falsa For. Salete furou a segurança do Palácio do Planalto e se aproximou do papa e do presidente. Ajoelhou-se diante deles e ganhou a bênção.

O assalto perdurou por dias e muitos erros foram cometidos; causando constrangimentos à polícia paranaense. Em Curitiba, o então Comandante da Companhia de Polícia de Choque, Major Valter Wiltemburg Pontes, oficial veterano do Corpo de Operações Especiais, se dirigiu ao Comandante de Policiamento da Capital, Coronel Wilson Odirley Valla, solicitando apoio para criar um pelotão de Operações Especiais semelhante à SWAT estadunidense.

Após um período de treinamento e seleção, o pelotão foi ativado em 4 de julho de 1988; e recebeu a denominação de COE - Comandos e Operações Especiais, em homenagem ao antigo Corpo de Operações Especiais (1964 a 1976).

Durante a definição do trajeto da rodovia BR-369 ocorreu certo confronto entre Goioerê e Ubiratã. Havia dois projetos para o traçado desta BR: Um por Goioerê e outro, o atual, por Ubiratã.

Para resolver o impasse, o antigo órgão de Estradas de Rodagem decidiu fazer uma contagem de tráfego em cada um dos locais. Os diretores da Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, construtora de Ubiratã - provavelmente encabeçados pelo senhor Ênio Pepino, pagaram para que vários habitantes da então minúscula cidade passassem várias vezes pela estrada, indo e voltando incessantemente. O resultado impressionou o órgão, que decidiu passar a estrada por ali mesmo.

Pessoas

A dupla Milionário & José Rico começou a carreira em Goioerê no programa de calouros da radio Goioerê((Miguel Davi)) que erá realizada no cinema aos domingos. Essa questão de se encontraram em São Paulo são coisas do Filme. Voltaram já famosos nos anos 80 para inauguração da loja Marisol.

O ex-prefeito Paulo Vicente Calisto, da gestão 2001/2004, foi o fundador do Trio Primavera ao som da viola caipira fizeram muito sucesso até em São Paulo, onde participaram o seu irmão Dirceu Vicente Calisto e o Radialista Claúdio Kozan de programas de auditório e que levaram o nome de Goioerê e que na época já era conhecida como "O melhor lugar do mundo para se viver".

O radialista e ex-deputado estadual Luiz Carlos Alborghetti iniciou sua carreira na impressa de Goioerê, vindo de Andradina em 1976. Em Goioerê ele foi apresentador de um programa na rádio Goioerê, dono de revista e ainda atuou no extinto jornal “Folha do Vale do Piquiri”. Alborguetti teria saído da cidade devendo para muitas pessoas, tendo seguido para Londrina, onde atingiu o auge de sua carreira, tendo sido eleito primeiro vereador, e depois deputado estadual, cargo que ocupou por 16 anos.

Alborghetti faleceu em 9 de dezembro de 2009. Entre suas características marcantes estavam o tom inflamado, desafiador, e o discurso ácido e informal, não raro com o uso de termos chulos para expressar sua indignação. Seu estilo e formato de apresentação pioneiros influenciaram outras personalidades do rádio e televisão policial no Brasil como o Ratinho entre outros.

A esposa do presidente de El Salvador é uma brasileira, diz ter nascida em São Paulo, mas dizem que já morou em Goioerê há muitos anos e, nunca disse aos jornalistas que ainda têm parentes em Goioerê.

Eliéser Ambrósio, ex-participante do reality show Big Brother Brasil 10 e 13, mora em Goioerê.

Geografia

Distrito

O município possui o distrito de Jaracatiá afastado cerca de 2 km da cidade. O nome do distrito provem do Jaracatiá, uma espécie de árvore utilizada para fazer doce. Na região central do distrito em sua rua principal, encontra-se um Jaracatiá com mais de 50 anos e é considerada umas das árvores mais velhas de Goioerê.

Área

Sua Área é de 564 km² representando 0,283 por cento da área do estado, 0,1001 por cento da área da Região Sul do Brasil e 0,0066 por cento da área do país.

Localização

Goioerê esta localizado na região Centro-Oeste do estado do Paraná, próximo das cidades de Campo Mourão e Umuarama e esta a 530 km da capital Curitiba. Suas coordenadas geográficas são: Latitude 24 graus, 11 minutos e 6 segundos e Longitude 53 graus, 1 minuto e 40 segundos W-GR.

Urbanização

Recentemente vem ocorrendo uma expansão na área urbana do município, com a ocupação de áreas vazias no meio da cidade, expansão de bairros como o Jardim Curitiba e o surgimento de novos bairros como o Jardim Europa, Jardim Bela Vista, Jardim Colina Verde III, Jardim Cristo Rey e o Condomínio Porto das Águas. Novas casas populares estão sendo construídas no novo bairro Jardim das Américas e 500 novas unidades habitacionais serão construídas no novo conjunto próximo ao parque de exposições. Também é nítida a verticalização das construções com o surgimento do novos edifícios no centro da cidade. A Câmara Municipal aprovou a alteração do plano diretor da cidade, determinando a expansão do centro da cidade passando pela Vila Candeias até o trevo de acesso da rodovia BR-272.

Relevo

O relevo apresenta-se ondulado, suavemente ondulado, em declividade constante no sentido nordeste-sudeste, onde toda a bacia do município deságua no rio Piquirí, na divisa com o município de Formosa do Oeste.

A sede se situa numa pequena colina entre o Ribeirão Água Branca e o Rio Água Bela.

Solo

O solo é constituído por pequena predominância de latossolo vermelho escuro destrófico, texturas argiloso misto, argiloso arenoso e ainda areno argiloso. Esta predominância ocorre na divisa com o município de Quarto Centenário e o distrito de Bandeirantes D’Oeste (a oeste). No leste, onde se localiza a sede e o distrito de Jaracatiá, ocorre numa área de menor percentagem a predominância do podezólico vermelho-amarelo, textura média. Em menor quantidades, encontramos terra roxa estrutura entrófico com percentagem de ocorrência de 4%.

Hidrografia

O subsistema hidrográfico do Município corre no sentido predominante Oeste. Os principais rios do município são: Piquiri, Água Bela, Água Branca, Caracol, Água do Limoeiro, Água Taquarí, Água do Lidio, Água do Xaxim e Água dos Macacos. Os principais córregos são: Farias, Chiqueiro, Venturini e Arroio Schmidt (nasce no meio da cidade).

Embora o Rio Goioerê tenha dado o nome ao município, hoje ele não banha mais o território pertencente ao município devido ao desmembramento dos então municípios de Mariluz, Moreira Sales e Janiópolis os quais são banhados pelo rio.

Clima

Clima subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas nos meses mais quentes é em torno de 35°C e a dos meses mais frios é inferior a 10°C.

Demografia

No ano de 1975 o município chegou ao seu auge populacional, quando o IBGE registrou uma população de quase 100 mil habitantes, isso graças principalmente ao cultivo do algodão, onde Goioerê passou a ser conhecida nacionalmente como a “Capital do Algodão Brasileiro”. Com o fim do plantio do algodão na década de 90 e com a emancipação de seus distritos, o município foi perdendo população, e hoje não passa dos 30 mil habitantes, porém a taxa de decaimento da população vem se invertendo nos anos recentes, demostrando um leve crescimento populacional.

A região de Goioerê apresenta grande influência de imigrantes nordestinos que chegaram a Goioerê entre as décadas de 60 e 80, em busca de melhores condições de vida, onde passaram a trabalhar nas plantações de hortelã e em cafezais. Mais adiante partiram para a produção do algodão. Hoje, a cidade é, possivelmente, a mais nordestina do estado, carregando consigo um pouco da cultura e das tradições daquela região.

A presença nordestina é tamanha no município que, em 1991, um grupo de nordestinos criou o Centro de Tradições Nordestinas, que tem, como finalidade, cultivar as tradições, culturas e costumes nordestinos, além de promover a integração da grande população nordestina existente na região de Goioerê. No começo, funcionou normalmente, mas, nos dias atuais, está praticamente desativado.

A cidade apresenta também grande influência japonesa, muitos japoneses e seus descendentes vieram e hoje vivem em Goioerê. Prova desta influência é a Associação Cultural e Esportiva Nipônica de Goioerê e a Praça do Japão.

Etnias
Branca 68,6%
Parda 26,4%
Negra 2,9%
Amarela 2,1%

Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) 2010

Economia

Panorâmica de Goioerê cidade e agricultura.


Goioerê tem em sua economia a predominância da Agricultura, como tantos municípios do interior do Paraná, característica essa que já lhe deu o título de maior produtor de Hortelã na década de 1960 e do Algodão na década de 1980, cultura estas que hoje em dia foram substituídas por cultivos mais rentáveis e atuais como soja e milho.

O cultivo de cana-de-açúcar também tem sua parcela no desenvolvimento econômico do município, com a presença da Usina de Açúcar e Álcool Goioerê.

Outra atividade vem se tornando a menina dos olhos dos pequenos agricultores, a criação de frango para o abate em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Consolata - COPACOL com sede na cidade de Cafelândia/Pr, que mantém um grande abatedouro em sua sede, importando não somente matéria-prima, mas também centenas de trabalhadores que se deslocam diariamente para Cafelândia em busca de emprego, fato este que se estende a diversos municípios da região de Goioerê. Encontra-se em construção no município a incubadora Copacol, um investimento da ordem de 50 milhões que irá gerar uma grande demanda de mão-de-obra.

A presença de grandes cooperativas aumenta ainda mais a relevância do setor agrícola regional: COAMO - Cooperativa Agroindustrial; COPACOL - Cooperativa Agroindustrial Consolata; C. Vale - Cooperativa Agroindustrial; INTEGRADA - Cooperativa Agroindustrial

O comércio tem uma elevada importância no município, pois atrai consumidores de várias cidades da região, atraídos pela diversidade de opções de compras, já que em pequenas cidades este tipo de atividade se encontra limitado devido suas características.

A ACIG - Associação Comercial e Empresarial de Goioerê, que regula e une todas as empresas instaladas no município anualmente realiza promoções que atraem os olhares da região, tanto pelos preços praticados pelas empresas, quanto pelos sorteios realizados em diversas datas importantes como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e uma mega promoção que encerra o ano no Natal. Várias empresas de destaque dos mais variados segmentos estão presentes na cidade, dentre as principais destacamos: Casas Pernambucanas, Lojas Colombo, O Boticário, Cacau Show, Chiquinho Sorvetes, Lojas Salfer, Farmais e Magazine Luiza.

Como polo regional de comércio, empresas regionais se instalaram na cidade e/ou ampliaram suas instalações ganhando uma forma mais atraente e imponente, destacam-se: Charme - Homem / Mulher, Charme Calçados e Acessórios e Deck's Fashion que se destacam como as maiores lojas de roupas e calçados do interior do estado.

Goioerê é o berço da VisãoNet Telecom, terceiro maior provedor de internet do estado do Paraná. Fundada em 1997, foi pioneira na oferta de internet no interior do estado, oferecendo acesso discado quando na época várias cidades como Umuarama, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste entre outras tinham que pagar ligação interurbana para Goioerê. Hoje o carro forte da empresa é a oferta de internet via rádio, oferecendo esta tecnologia a mais de 300 municípios do Paraná e de São Paulo. Recentemente começou a operar com internet via fibra ótica, inciando o serviço em Goioerê sua terra natal, oferecendo internet de altíssima velocidade para praticamente todos os bairros da cidade além de outras cinco cidades do interior do estado.Com sua nova sede que está sendo construída na Avenida Santos Dumont, a empresa passará a oferecer serviços de internet, telefone e TV a cabo na forma de combos.

No comércio de veículos, motos e implementos agrícolas algumas empresas possuem e estão instalando-se representações na cidade: Ford - Slaviero; Fiat - Monte Carlo; Chevrolet - Cipauto; Volkswagem - Pirâmide; New Holland - Equagril; Jhon Deere - M.A. Máquinas; Massey Ferguson - Camagril; Valtra - Kato Tratores; Honda - Rony Motos; Yamaha - Motoyama.

A industrialização da cidade está a passos lentos, sendo puxado apenas por micro e pequenas indústrias principalmente as ligadas ao setor têxtil. Dentre as mais importantes a Fiação Coamo representa a maior parte dos empregos gerados pelo setor na cidade, seguida pela Tinturaria Industrial Sintex. A Realme Indústria de Móveis para Escritório configura-se como outra importante geradora de renda, fora da sede do município encontra-se outro imponente empreendimento do setor industrial a Amidonaria AMITEC que está instalada no Distrito de Jaracatiá Outras pequenas indústrias como a Arrozeira Bandeirantes, Trivial Salgados, HKZ Cosméticos, Norte Malhas, Tecelagem Santa Maria, Lokuka Confecções e entre outras empresas do ramo de móveis e têxtil.

Política

Ex-prefeitos
  • Francisco Scarpari - 1956 - 1960
  • Ladislau Schicorski - 1961 - 1964
  • Gil Marques De Almeida - 1965 - 1968
  • Alcyr Araújo - 1969- 1972
  • Vicente Massahiro Okamoto - 1973 - 1976
  • Luiz Kamide - 1977 - 1982
  • Vicente Massahiro Okamoto - 1983 - 1988
  • Fuad Kiffuri - 1989 - 1992
  • Jose Paulo Novaes - 1993 - 1996
  • Vicente Massahiro Okamoto - 1997 - 2000
  • Antonio Bernardino De Ena Neto - 2001 - 2004
  • Fuad Kiffuri - 2005 - 2008
  • Luiz Roberto Costa - 2009 - 2012
  • Luiz Roberto Costa - 2013 - 2016 (Atual Prefeito)
Os Três Poderes

Goioerê é um dos únicos municípios brasileiros a possuir os prédios que sediam as três categorias do poder político, construídos um ao lado da outro. Em uma área de aproximadamente 11 800 metros quadrados dividida ao meio formando duas quadras, encontra-se a Prefeitura (Poder Executivo), a Câmara Municipal (Poder Legislativo) e o Fórum da Comarca (Poder Judiciário). Ainda no mesmo terreno, encontra-se construído o prédio do Fórum Eleitoral Des. Armando Jorge de Oliveira Carneiro e o prédio da Ordem dos Advogados do Brasil – Subdivisão Goioerê.

Infraestrutura

Aeroporto
Ver artigo principal: Aeroporto Manoel Ribas

O Aeroporto Manoel Ribas é um importante aeroporto na região. No auge populacional de Goioerê, operava com linhas regulares da empresa VASP. Hoje, não opera com linhas regulares, somente com voo particulares e de aeronaves agrícolas destinadas à aplicação de pesticidas nas propriedades rurais. São cinco as empresas de aplicação de pesticidas.

Estádio

O Estádio Municipal Antonio Massareli possui capacidade para 5 000 pessoas, sendo um dos mais importantes da região. O estádio já foi sede do time Grêmio Esportivo Recreativo Goio-Erê, campeão da segunda divisão do campeonato paranaense de futebol de 1990. Este foi o clube mais tradicional de Goioerê durante muitos anos, mas as dívidas do futebol profissional trouxeram problemas financeiros que abalaram a estrutura do mesmo. Hoje, a cidade conta com outro time, o Sport Clube Goioerê, fundado em 20 de janeiro de 2005, que disputa torneios amadores regionais.

Corpo de Bombeiros

Situado ao lado do Ginásio de Esportes 10 de Agosto, encontra-se em fase de militarização, passando de posto da defesa civil para posto de corpo de bombeiros militar.

Hotéis

A cidade possui uma boa estrutura para hospedagem, com hotéis em várias localidades e para vários perfis de consumidor, destacando: Hotel Magestic do Gaúcho, Hotel Águas Claras, Lion Park Hotel e Daimaru Palace Hotel.

Restaurantes

A variedade ofertada no setor de alimentação também tem um destaque especial, suprindo as necessidades dos moradores e visitantes, principais destaques: Churrascaria do Gaúcho, Darci Restaurante, Restaurante Daimaru, Restaurante La Trattoria, Jet Chicken, Girafas Lanches entre outros.

Sorveterias

Sorveteria Sol de Verão, Chiquinho Sorvetes, Sorveteria Ice Cream, Sorveteria Beijo Frio, Sorveteria Tropical


Parque de exposições

A Sociedade Rural de Goioerê foi fundada em 19 de novembro de 1986, e hoje é proprietária de um dos melhores parques de exposições do Paraná, com uma área de dez alqueires, onde se realiza a ExpoGoio e a Festa das Nações, que acontecem no mês agosto, por ocasião do aniversário do município e a Festa Nacional do Leitão Maturado.

Avenidas
Ipe Branco na Avenida Paraná, em Goioerê-PR
Avenida Mauro Mori.

As principais vias urbanas de Goioerê são:

  • Avenida 19 de Agosto
  • Avenida Curitiba
  • Avenida Daniel Portela
  • Avenida Marinho Tavares
  • Avenida Mauro Mori
  • Avenida Moisés Lupion
  • Avenida Santos Dumont
  • Avenida Tiradentes
  • Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto
  • Avenida Francisco Scarpari (Calçadão)
Bairros
  • Bairro Santa Casa
  • Centro
  • Conjunto Águas Claras I
  • Conjunto Águas Claras II
  • Conjunto Cidade Alta
  • Condomínio Porto das Águas - Lançamento
  • Condomínio Residencial Jardins de Mônaco - Lançamento
  • Jardim Bela Vista
  • Jardim das Américas
  • Jardim Europa
  • Jardim Canadá - Lançamento
  • Jardim Colina Verde I
  • Jardim Colina Verde II
  • Jardim Colina Verde III
  • Jardim Cristo Rey - Lançamento
  • Jardim Curitiba
  • Jardim Galileia
  • Jardim Lindoia
  • Jardim Primavera
  • Jardim Santa Mônica - Lançamento
  • Jardim Tropical
  • Jardim Universitário
  • Vila Guaíra
  • Vila Nossa Senhoras das Candeias
  • Parque Industrial
  • Parque Cidade Jardim - Lançamen
  • Residencial Morumbi
  • Residencial Vitória Régia - Lançamento


Panorâmica do centro de Goioerê.
Agências bancárias


Rodovias

Cruzam o município as seguintes rodovias:

Saúde

A Santa Casa de Misericórdia Maria Antonieta que é um dos mais importantes hospitais da Região, atende aos municípios que compõem a região de Campo Mourão e Goioerê, sendo os principais: Moreira Sales, Rancho Alegre do Oeste, Juranda, Ubiratã, Quarto Centenário, Mariluz, Janiópolis entre outras cidades circunvizinhas.

A cidade conta também com o Hospital Santa Maria, que junto com a Santa Casa atende a todos os municípios.

O Pronto Atendimento Municipal sendo o único da região abrangendo vários municípios. Sendo que encontra-se em construção mais um Posto de Pronto Atendimento na Avenida Tiradentes, que passará a oferecer mais uma opção para atendimentos 24 horas.

Encontra-se em construção, a Central de Atendimento do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - que atenderá vários municípios da região.

Possui postos de saúde nos bairros: Nossa Senhora das Candeias, Jardim Primavera, Santa Casa, Vila Guaíra, Jardim Universitário e no Distrito de Jaracatiá.


Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia Maria Antonieta, foi fundada em 2 de Junho de 1.956, quando Goioerê era apenas um povoado, foi iniciada sua construção, mais por motivos políticos/financeiros a obra ficou paralisada até 26 de Agosto deste mesmo ano, quando foi entregue a Mitra Diocesana de Campo Mourão e no dia 3 de Fevereiro de 1963 foi feita a doação a mesma Mitra Diocesana, tornando-se o Bispo Diocesano, o Provedor. Estava construída uma parte da sede com 480m², com recursos do povo foi iniciada a construção de um novo pavilhão. No ano de 1964 a provedoria foi passada para o Vigário da Paróquia, no fim de 1964 vieram as irmãs da Caridade e em 1965 ela foi aberta oficialmente.

Aldeias Infantis SOS Brasil

As Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário.

Fundada em 1949 as Aldeias Infantis S.O.S é membro da UNESCO e conta com acento permanente no Conselho Econômico e Social da ONU.

Está presentes em 132 países no Mundo, 17 unidades no Brasil, 2 no Paraná sendo: uma em Foz do Iguaçu e a outra em Goioerê.

As Aldeias Infantis SOS Brasil em Goioerê abriu as portas em Maio de 1977, localiza-se a cerca de 2 km do centro da cidade em uma área rural de aproximadamente 12 hectares.

Educação

Escolas públicas

Educação infantil
  • Centro Municipal de Educação Infantil Bonifácio Cionek - Supercreche I;
  • Supercreche II - em construção no Jardim das Américas;
  • Centro de Educação Infantil Mundo Encantado;
  • Centro de Educação Infantil Recanto Feliz;
  • Centro de Educação Infantil Maria Zilda Barbosa;
  • Centro de Educação Infantil Menino Jesus;
  • Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Candeias.
Ensino fundamental
  • Escola Municipal Ladislau Schicorki;
  • Escola Municipal Onive dos Santos;
  • Escola Municipal Cecília Meirelles;
  • Escola Municipal Monteiro Lobato;
  • Escola Municipal José Jesus Cavalcante;
  • Escola Municipal Jardim Primavera
  • Escola Estadual Jaracatiá
  • Escola Estadual Jardim Universitário;
  • Escola Estadual Ribeiro de Campos;
  • Colégio Estadual Polivalente de Goioerê Ensino Fundamental, Médio e Profissional - Premem I;
  • Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga Ensino Fundamental e Médio - Premem II;
  • Colégio Estadual Vila Guaíra Ensino Fundamental e Médio;
Ensino médio
  • Colégio Estadual Duque de Caxias Ensino Médio;
  • Colégio Estadual Polivalente de Goioerê Ensino Fundamental, Médio e Profissional - Premem I;
  • Colégio Estadual Vila Guaíra Ensino Fundamental e Médio;
  • Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga Ensino Fundamental e Médio - Premem II;
  • Colegio Estadual Maria Antonieta Scarpari CEEBEJA;
  • CEEBJA Goioerê - Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos.

Escolas particulares

A cidade possui quatro escolas particulares:

  • Novo Mundo (ensino médio);
  • Mundo Mágico (educação infantil e ensino fundamental);
  • Século XXI (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio);
  • Escola Adventista (educação infantil e ensino fundamental)

Ensino profissionalizante

  • Magistério - Colégio Estadual Duque de Caxias
  • Técnico em Administração - Colégio Estadual Polivalente de Goioerê - PREMEN I
  • Técnico em Enfermagem - Colégio Estadual Polivalente de Goioerê - PREMEN I
  • Técnico em Contabilidade - Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga - PREMEN II

Instituto Federal do Paraná - IFPR

Encontra-se em construção o Campus Instituto Federal do Paraná em Goioerê, no terreno localizado na PR-180, ao lado do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, próximo ao Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional de Goioerê. Para 2015 será ofertado o curso Técnico Integrado em Informática para alunos concluintes do ensino fundamental, além de atualmente oferecer na cidade cursos FIC (Formação Inicial Continuada) e PRONATEC.

Possui a Escola Municipal de Artes e Ofícios, que oferece cursos dos mais variados, garantindo a profissionalização do pessoal para o mercado de trabalho.

Ensino Superior

Campus Regional de Goioerê

Inaugurado em 10 de Agosto de 1991, o Campus Regional de Goioerê é um campus da Universidade Estadual de Maringá. Um convênio intermunicipal envolvendo 7 municípios da região de Goioerê (Goioerê, Moreira Sales, Mariluz, Boa Esperança, Juranda, Janiópolis e Rancho Alegre do Oeste) e a UEM, resultou na criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Vale do Piquiri - FADCT, situada em Goioerê, a entidade é a mantedora do campus e fomentadora de atividades na área de ensino e pesquisa na região.

O campus nasceu ofertando inicialmente os cursos de Licenciatura Plena em Ciências (o primeiro a ser implantado no Brasil) e Engenharia Têxtil (o segundo do Brasil e primeiro da região sul, sendo 5 cursos no país). Em 2011, 20 anos após sua abertura, foram criados novos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Licenciatura em Física. Em 2012 foi iniciado o primeiro curso de pós graduação.

Hoje o campus se encontra em constante expansão, com a construção de novos blocos, melhoria da estrutura física e a criação e aparelhamento de seus laboratórios, com destaque para os laboratórios de Têxteis, um dos únicos na região sul. Conta com dois departamentos, Departamento de Engenharia Têxtil e o Departamento de Ciências.

Graduações:

Ver artigo principal: Campus Regional de Goioerê

Universidade Aberta do Brasil

O Polo Goioerê da Universidade Aberta do Brasil - UAB oferece cursos de graduação e pós graduação, através de um programa governamental que oferta cursos na modalidade a distância gratuitos em parceria com universidades públicas, os cursos ofertados no polo são frequentados por mais de 1.000 alunos de diversas cidades da região.

Graduações:

  • Administração Pública (bacharelado) (UEM)
  • Ciências Biológicas (licenciatura) (UEM)
  • Física (licenciatura) (UEM)
  • Pedagogia (licenciatura) (UEM)
  • Educação Física (UEPG)
  • Geografia (licenciatura) (UEPG)
  • Letras Português/Espanhol (licenciatura) (UEPG)
  • Matemática (licenciatura) (UEPG)
  • Artes (licenciatura) (UNICENTRO)
  • História (licenciatura) (UNICENTRO)

Pós Graduação:

  • Gênero e diversidade na Escola (UEM)
  • Gestão Pública (UEM)
  • Gênero e diversidade na Escola (UEPG)
  • Educação Integral e Integrada (UNICENTRO)
  • Educação para as Relações Etnicorraciais (UNICENTRO)
  • Educação: Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR)
  • Gestão Pública Municipal (UTFPR)
  • Ensino de Ciências (UTFPR)

Faculdade Dom Bosco

Goioerê também sedia a Faculdade Dom Bosco de Goioerê, mantida pela Fundação Cultural Xingu, credenciada desde 2005 trata-se de uma instituição de ensino privada e oferta cursos de graduação na modalidade presencial, desde sua implantação entraram em funcionamento os cursos de Administração e Pedagogia:

  • Administração (B) - Noturno
  • Pedagogia (L) - Noturno -

Ensino a Distância

A cidade possui polos de ensino a distância ofertando cursos de graduação em licenciatura, bacharelado e superior de tecnologia, além de pós graduação lato sensu.


  • CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - Pólo Colégio Novo Mundo

Administração (B), Agronegócio (T), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (T), Ciências Contábeis (B), Gestão Ambiental (T), Gestão Comercial (T), Gestão Financeira (T), Gestão Pública (T), Gestão de Recursos Humanos (T), Marketing (T), Negócios Imobiliários (T), Pedagogia (L), Processos Gerenciais (T), Sistemas para Internet (T), Validação em Teologia.


  • UNINTER - GRUPO EDUCACIONAL - Pólo Uninter Goioerê

Comércio Exterior (L), Gestão Comercial (T), Gestão da Produção Industrial (T), Gestão Financeira (T), Gestão Pública (T), Logística (T), Marketing (T), Pedagogia (L), Processos Gerenciais (T), Secretariado (T).

  • UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA - Pólo CCAA

Administração (B), Ciências Contábeis (B), Gestão Financeira (T), Gestão da Tecnologia da Informação (T), Gestão de Recursos Humanos (T), Letras - Port./Inglês (L), Letras - Port./Espanhol (L), Logística (T), Marketing (T), Matemática (L), Pedagogia (L), Processos Gerenciais (T), Serviço Social (B).


(L) - curso superior de licenciatura • (B) - curso superior de bacharelado • (T) - curso superior de tecnologia

Cultura

Possui a Biblioteca Municipal que conta com um acervo de mais de 18 mil livros.

A Casa da Cultura promove também a ministração de diversos cursos, bem como a realização de mostras de artes tanto regional como estadual. Goioerê possui Banda Municipal e também a Fanfarra Municipal.


Prato típico

Ver artigo principal: Leitão maturado

O prato típico do município é o leitão maturado, criado por Roque Ademir Karoleski, foi oficializado em 11 de maio de 2003. De acordo com seu criador, o prato surgiu por acaso, o que era para ser um porco defumado, passou a ser um assado, ou seja, o leitão maturado. Karoleski, que é catarinense, conta que desde menino aprendeu a fazer defumados e quando veio para Goioerê manteve o hábito para o consumo da família e de amigos. Para o preparo dos defumados, ele contava com o auxílio do amigo e vizinho Cláudio Buralli, que lhe fornecia sabugos de milho (que produzem fumaça branca, deixando os defumados com aparência mais bonita).

Meio Ambiente

O município possui algumas áreas verdes próximas a cidade, como o Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura e o Parque Natural Municipal Antônio Sestak. Realiza projetos de recuperação da mata ciliar através do Viveiro Municipal que produz mudas de árvores nativas da região, realizada ainda um projeto de criação de peixes para o repovoamento dos rios do município entre outras iniciativas.

O Parque Ecológico Municipal Danilo Marques Moura localizado ao lado do Campus Regional da UEM, conta com 24,16 hectares. O parque conta com vários quilômetros de trilhas pavimentadas que permitem caminhadas em meio a mata, local para pique-nick, pontes, pinguelas, fontes de água, nascentes, entre outras atrações.Nas visitas ao parque, os visitantes podem encontrar vários animais como macacos, capivaras, cobras, pássaros nativos, entre outros. Anexo ao parque, encontra-se o Viveiro Municipal fornecedor de mudas para a recuperação de áreas degradadas.

O Parque Natural Municipal Antônio Sestak foi criado em 29 de março de 2007 e conta com aproximadamente 43 hectares, formada por mata virgem de árvores nativas, com diversos atrativos ambientais, espécies da flora importantes e até ameaçadas, como Peroba Rosa, Cedro, Palmiteiro, entre outras. O local também conta com animais da fauna brasileira, como o Quati, a Paca, Cachorro do Mato e o Tucano, além de diversas espécies de répteis. A área fica próximo da Vila Rural Candeias e antes pertencia à Ocepar, mas foi revertida por meio de escritura pública para o município de Goioerê, conquista que se deve ao esforço do prefeito Fuad Kffuri, que muito batalhou para a reversão da área.

Esporte

Festival Vida Verão

um dos maiores eventos esportivos da região, realizado anualmente na Praça dos Nordestinos. Reunindo atletas de toda região que disputam diversas modalidades, como futebol, vôlei e handebol de areia, basquete de asfalto, karatê e dirt-jump, Bicicroos. Também ocorre apresentações artísticas.

Handebol

O time de Handebol de Goioerê, tem sido destaque nas mais diversas competições de nível regional, estadual e nacional.

Basquetebol

Apesar de jovem ainda, depois de anos no esquecimento a modalidade vem ganhando espaço no cenário esportivo em Goioerê, participando de competições em diversas esferas representando e trazendo títulos para o município.

Futebol

No passado a cidade já possuiu alguns clubes no Campeonato Paranaense de Futebol, como o Goioerê [11], e o Sport Club Goioerê [12]

Diversão, Lazer e turismo

Fonte luminosa da Praça Luigi de Paoli em Goioerê.

Devido a cidade ser um polo de cidades menores que se encontram nas redondezas e pelo seu cunho universitário, estes setores encontrão-se em pleno desenvolvimento. A população que antes se deslocava para centros maiores em busca de diversão, hoje encontram várias opções de diversão e lazer.

Casas noturnas como a Sky Bar promovem shows nos finais de semana. Mensalmente a Rádio 104Fm promove shows e Bailes no Goioerê Clube de Campo. A cidade conta ainda com associações recreativas e clube esportivos.

Tem como principais pontos turísticos e de lazer:

Goioerê Clube de Campo Ambiente de lazer que conta com piscinas, quadras poli-esportivas, campos de futebol, Lago, quiosques com Churrasqueiras, Salão de festas e eventos, etc.

Parque do Povo, um complexo que possui quadra poliesportiva, campo de suíço, quadra de areia, parque infantil, pista de caminhada e um moderno Centro de Convenções.

Parque Ecológico, com trilhas na mata, pontes, cachoeiras, e muitos animais.

Praça Nordestina, possui quadras de areia, de basquete e parque infantil.

Fonte Luminosa, localizada na Praça Luigi de Paoli que na época de natal se torna um grande ponto turístico da região devido aos efeitos luminosos, sonoros e dos movimentos da água.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias, com seus vitrais que contam um pouco da história de Jesus Cristo e sua torre de mais de 25 m que no natal ganha decoração especial.

Meios de comunicação

Jornais
  • Tribuna da Região
  • Gazeta Regional
  • GoioNews
Operadoras de telefone fixo
  • Oi
  • Claro
  • Vivo
  • Visãonet Telecom
Operadoras de telefone celular
Emissoras de TV aberta

Goioerê não é sede de nenhuma emissora de televisão, possuindo apenas retransmissoras de TV. Predefinição:Canais de TV de Goioerê

Rádios

A cidade possui três emissoras de rádios, duas emissoras FM e uma AM. Predefinição:Estações de rádio de Goioerê

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativa populacional 2014 IBGE». Estimativa populacional 2014. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2014. Consultado em 29 de agosto de 2014 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2009». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2012 
  5. http://www.portalkaingang.org/Lgua_Kaingang.pdf
  6. «A língua Kaingang» (PDF). Consultado em 4 de março de 2010.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. http://www.goionews.com.br/?Conteudo=news&id_noticia=4259&id_edicao=451
  8. «Início da Economia Goioerense». Consultado em 27 de Janeiro de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. «Produção e consumo de algodão e as indústrias de fiações de algodão no Paraná». Consultado em 27 de Janeiro de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «A sociedade civil e políticos locais, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do câmpus». Consultado em 27 de Janeiro de 2009.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. http://www.rsssfbrasil.com//tablesfq/pr1988l2.htm
  12. http://www.rsssfbrasil.com//tablesfq/pr2005l2.htm

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons

Predefinição:Hierarquia urbana do Brasil Predefinição:Mesorregião do Centro Ocidental Paranaense