Gokayama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Aldeias Históricas de Shirakawa-go e Gokayama *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Gokayama Japanese Old Village 001.jpg
Casa Antiga em Gokayama
País Japão
Critérios (iv)(v)
Referência 734
Coordenadas Toyama, Japão
Histórico de inscrição
Inscrição 1995  (19ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Casas Gasshō-zukuri em Gokayama

Gokayama (五箇山) é uma área dentro da cidade de Nanto, na província de Toyama, Japão. Ela foi inscrita na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, devido às suas tradicionais casas Gasshō-zukuri, juntamente com a vizinha Shirakawa-gō, na província de Gifu.[1] A sobrevivência deste estilo arquitetônico tradicional é atribuída à localização isolada nas margens superiores do rio Shogawa. Esta é também a razão pela qual o estilo de vida e a cultura de Gokayama permaneceram tradicionais por muitos anos depois que a maior parte do país tinha se modernizado. Muitas das casas ultrapassam os 300 anos de idade.

A região de Gokayama inclui as antigas aldeias de Taira, Kamitaira e Toga.[2] A aldeola gasshō de Ainokura está localizada em Taira, enquanto a de Suganuma está em Kamikaira;[2] ambas são consideradas monumentos nacionais.[3] [4]

Ainokura[editar | editar código-fonte]

Ainokura, na região de Gokayama, foi inscrita como Patrimônio Mundial em dezembro de 1995, como uma das três aldeias com casas no estilo gassho.

Ainokura possui vinte casas no estilo gassho. A maioria delas tem entre 100 e 200 anos, e diz-se que a mais velha delas foi construída há cerca de 400 anos. O telhado gassho tem uma inclinação de 60 graus, formando um triângulo quase equilátero. Este nível de inclinação permite que a neve escorregue pelo telhado com facilidade. O enorme telhado é suportado por sólidas vigas de carvalho chamadas “chonabari”, que são curvas na base. As coberturas dos telhados são recompostas a cada 15 a 20 anos. Atualmente, isto é feito pela Cooperativa de Proprietários da Floresta Gokayama. Mais detalhes sobre as casas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Historic Villages of Shirakawa-go and Gokayama UNESCO. Visitado em 25 de Junho de 2012.
  2. a b Tateyama-Kurobe Alpine Route and Gokayama Japan National Tourism Organization. Visitado em 25 de Junho de 2012.
  3. 越中五箇山相倉集落 (em japanese) Agency for Cultural Affairs. Visitado em 25 de Junho de 2012.
  4. 越中五箇山菅沼集落 (em japanese) Agency for Cultural Affairs. Visitado em 25 de Junho de 2012.