Gol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Foto de um arremate para o gol(o).
Jogadores da selecção portuguesa celebrando um gol(o).

Um gol (português brasileiro) ou golo (português europeu) (um anglicismo, do inglês goal, "objetivo") é o ato mais importante do jogo de futebol e esportes similares, e ocorre sempre que a bola ultrapassa por completo uma barreira imaginária entre os postes ("traves" em português brasileiro) e sob a trave ou a barra ("travessão" em português brasileiro), definida por uma linha branca desenhada com tinta no gramado, que tem medidas regulamentadas: 7,32 metros de largura e 2,44 metros de altura.

Num jogo de futebol não-oficial, os detalhes dos postes e da cal podem ser trocados por dois simples objetos (por exemplo, dois paus, duas pedras ou dois chinelos) delimitando os postes.

Valor do golo[editar | editar código-fonte]

Um gol equivale a um ponto na contagem do marcador de cada partida; a equipe que marcar mais gols até o final da partida vence; em caso de igualdade em gols, o jogo termina empatado. Na competição a que a partida pertence, em geral a vitória vale 3 pontos, o empate um e a derrota zero.

Ao conjunto dos postes e da barra é dado o nome de baliza em Portugal, gol ou meta no Brasil, ou goleira no Rio Grande do Sul. A baliza faz parte de outras modalidades desportivas além do futebol, como o hóquei ou o handebol e geralmente possui uma rede, que impede que a bola saia pela parte traseira após a marcação de um gol.

O atleta responsável por defender a baliza é chamado de guarda-redes (em Portugal) ou goleiro (no Brasil).

Há várias maneiras de marcar um gol, isto é, de introduzir a bola na baliza adversária, como por exemplo o gol de cabeça, o gol de letra, o gol olímpico, o gol de falta e o de pênalti.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.