Goleo VI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Goleo VI (18/06/1988), também conhecido como Goleo, é o mascote oficial da Copa do Mundo 2006 na Alemanha. Goleo é um leão, e nunca é visto longe de seu companheiro, Pille, uma bola falante. Goleo veste uma camisa branca com o número 06 desenhado na frente. A fantasia de Goleo é fabricada por The Jim Henson Company, a um preço de cerca de 250 mil euros.

História[editar | editar código-fonte]

Goleo foi revelado como mascote da Copa em 13 de Novembro de 2004 durante o programa de TV alemão Wetten, dass..?, apresentado por Pelé e Franz Beckenbauer. Também apareceu no videoclipe Love Generation de Bob Sinclar em 2005.

A escolha de um leão foi muito criticada por não ser um animal da Alemanha, e mais propriamente o emblema da rivalidade histórica da Inglaterra e dos Países Baixos. O renomado designer Erik Spiekermann sugeriu que o mascote deveria ser uma águia (que aparece no brasão de armas alemão) ou mesmo um esquilo como o símbolo da nação do investimento em sua opinião.[1]

Os críticos também levantaram o fato de Goleo não usar calças.[2]

O nome do personagem pode ser interpretado como Goleo! ("goleó") em castelhano, significando "Goleou!" (do verbo golear), e também pode significar "Go Leo!" em inglês.

História fictícia[editar | editar código-fonte]

Goleo nasceu em Botsuana. É o sexto de sua família com este nome. Ele vivia bem quando foi capturado por uma rede lançada por caçadores (Por este motivo ele tem pavor de qualquer tipo de rede, até mesmo da goleira), o navio acabou sendo libertado pelo capitão do navio e começou a trabalhar como marinheiro no navio. Tempos depois atracou no porto de Hamburgo e finalmente começou a viver na Alemanha, onde conheceu Pille e os dois viraram grandes amigos. Os dois viraram mascotes da Copa da Alemanha quando Goleo tinha ido com Pille para o "Centro de Registração para bolas da Copa do Mundo", mas descobriram uma fila para registração de mascotes, onde encontraram os mais diversos tipos: Uma salsicha de curry gigante, e um pretzel da Baviera.

Atualmente, ele e Pille vivem na estrada, mas por algum tempo terão endereço fixo: A Copa da Alemanha. Por fim, seu maior desejo é reencontrar seus pais que certamente ficariam orgulhosos de ter um filho tão famoso!

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]