Golfinho-rotador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGolfinho-rotador
Spinner dolphin jumping.JPG

Spinner dolphin size.svg
Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Stenella
Espécie: S. longirostris
Nome binomial
Stenella longirostris
(Gray, 1828)
Distribuição geográfica
Cetacea range map Spinner Dolphin.PNG

O Golfinho-rotador (Stenella longirostris), ou golfinho-fiandeiro-de-bico-comprido, é um golfinho oceânico, encontrado especialmente em águas tropicais e subtropicais. A espécie possui um bico longo e fino, com a porção distal preta. Seu dorso é mais escuro que seu ventre. Esses animais executam saltos em forma de pirueta, girando várias vezes em torno do eixo do corpo antes de retornar à água, razão do nome popular. Os Golfinhos Rotadores atingem em média 1,90 metros. de comprimento e ele vive de 20 a 35 anos. Sua grande agilidade deriva, em parte, de seu formato hidrodinâmico e de uma pele oleosa que reduz drasticamente o atrito com a água. Isso permite que os golfinhos alcançem a velocidade necessária para realizarem seus saltos e piruetas.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Os Golfinhos-rotadores são caçadores noturnos que se alimentam principalmente de pequenos peixes e lulas. Seus predadores conhecidos são: tubarões, orcas, e algumas espécies de baleias.[1]

A Baía dos Golfinhos-Rotador[editar | editar código-fonte]

A Baía dos Golfinhos é localizada num lugar estratégico: o arquipélago de Fernando de Noronha e é um verdadeiro oásis para estes graciosos animais. É um dos poucos lugares visitados pelos golfinhos rotineiramente, pois a maioria deles passa a vida toda longe da costa. Os grupos que vão a Baía para descansar, se divertir e se reproduzir quase nunca é formado pelos mesmos indivíduos por mais de dois dias consecutivos. Os golfinhos rotadores nadam até a Baía há centenas ou talvez milhares de anos.

Referências

  1. CanalAzulTv (10 de junho de 2009). O Golfinho-Rotador.
  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.