Golfo de Boughrara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Golfo de Boughrara
بوغرارة
Golfo de Bou Grara
Vista do canal de Ajim e do ferryboat que liga aquela localidade da ilha de Djerba a Jorf, no continente
Localização
Coordenadas 33° 35' N 10° 49' E
Região geográfica Mar Mediterrâneo, golfo de Gabès
País  Tunísia
Província Médenine
Características
Tipo Golfo
Área * 500 km²
Comprimento máximo 20 km
Largura máxima 25 km
Ilhas Guetaïa el Gueblia, Guetaïet el Baharia e Djeliji
Golfo de Boughrara está localizado em: Tunísia
Golfo de Boughrara
Localização do golfo de Boughrara na Tunísia
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O golfo de Boughrara ou golfo de Bou Grara (em árabe: بوغرارة) é o nome porque é conhecido o espaço aquático situado no sudeste da Tunísia, limitado a norte pela ilha de Djerba e a sul pelo continente africano. O golfo deve o seu nome à pequena localidade de Boughrara, situada junto à margem sudoeste. Apesar do nome comum de golfo, pode também ser considerado um laguna, dado ser praticamente fechado. Ocupando um área de 500 km², é a maior laguna da Tunísia.

Em Djerba os limites do golfo são constituídos pelas penínsulas de Ajim a noroeste e a de El Kantara a leste; no continente, os limites são as penínsulas de Zarzis a lestee a de Jorf a noroeste. Entre essas penínsulas, o golfo comunica com o mar Mediterrâneo ou, mais exatamente, com o golfo de Gabès através de dois canais: o de Ajim, com cerca de 4 km de comprimento e 2 km de largura, e o de El Kantara, com cerca de 12 km de comprimento e 6 km de largura (4 km na sua parte mais estreita).[1] Nas extremidades do canal de Ajim-Jorf existem duas pequenas ilhas: Guetaïa el Gueblia e Guetaïet el Baharia (também grafadas Guettaia El K'bira e Guettaia Gueblia [ou Guettaia Es'ghira]), uma em cada lado. No alinhamento do canal de El Kantara existe outra pequena ilha, Djeliji (ou Jeliji).

O espaço é caracterizado pela importâncias da sua biodiversidade, noemadamente a avifauna e fauna aquática, mas sofre com a fraca renovação de água marítima, que diminui a oxigenação e a salinidade.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Neifar, Bassem. (janeiro 2005). "Jerba: les mutations récentes d’un système insulaire" (em francês). Mappe Monde (77). Avignon: Maison de la Géographie de Montpellier , Université d'Avignon e des pays de Vaucluse. ISSN 1769-7298. Página visitada em 12 de agosto de 2012.


Imagem de satélite do golfo de Boughrara e da ilha de Djerba


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.