Golfo de Tadjoura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Golfo de Tadjoura
Imagem de satélite do golfo
Localização
Coordenadas 11° 40' N 43° E
Países Djibouti
Somália
Características
Comprimento máximo 58 km
Largura máxima 24 km
Golfo de Tadjoura está localizado em: Djibouti
Golfo de Tadjoura
Localização do golfo de Tadjoura

O golfo de Tadjoura ou de Tadjourah, Tadjurah ou Tadjura (em árabe: ليج تدجورا) é um golfo do oceano Índico situado na extremidade ocidental do golfo de Aden, no Corno de África. É quase totalmente rodeado pela República de Djibouti à exceção da extremidade sudeste, onde se situa o limite da costa setentrional da Somália. Prolongado pelo Ghoubbet-el-Kharab, é formado pela abertura do Vale do Rift. As cidades de Djibouti (604013 hab. em 2012), Tadjourah (48093 hab. em 2012), Obock (21200 hab. em 2012) e Loyada (1267 hab. em 2012) ficam nas margens do golfo de Tadjoura. A única cidade somali na fronteira e na margem do golfo é Lawyacado.

Na entrada do golfo está o grupo das pequenas ilhas Mouches. Ao fundo do golfo, apenas separados por uma estreita língua de terra, ficam os lagos Ghoubet e Assal (54 km²). Geologicamente, o golfo chegava antigamente ao lago Assal, que agora se situa 180 metros abaixo do nível do mar.

Muito perto da margem norte fica o Parque Nacional Day Forest, de apenas 15 km², declarado em 1939 para proteger uma área de bosque numa região semidesértica que tem como principais espécies o junípero-africano Juniperus procera, a oliveira Olea africana, o Buxus hildebrantii e o arbusto-da-cânfora Tarchonanthus camphoratus.


Referências