Golias (Bill Foster)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Golias (Bill Foster)
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição como Dr. Foster:
Avengers # 32

(Setembro 1966)
como Golias Negro:
Power Man # 24 (Abril 1975)
como Gigante II:
Marvel Two-in-One # 55

Criado por Stan Lee
Don Heck
Características do personagem
Alter ego Dr. William Barrett "Bill" Foster
Espécie Humano que recebeu poderes
Afiliações Centers for Disease Control, Projeto: Pegasus, Defensores, Os Campeões (como consultor técnico)
Codinomes conhecidos Golias Negro, Gigante, Rockwell Dodsworth
Habilidades Manipulação da massa corporal
Força sobre-humana
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Dr. Bill Foster, também conhecido por Golias Negro, o segundo Gigante e o quarto Golias, é um personagem fictício do Universo Marvel. Ele apareceu primeiramente na revista The Avengers #32, criado por Stan Lee e Don Heck.

História[editar | editar código-fonte]

Bill trabalhava numa divisão das Indústrias Stark na Califórnia. Ele ajudou o Dr. Hank Pym (conhecido por Gigante), quando este não conseguiu reduzir o tamanho. Foster deu a ele um antídoto e Pym voltou ao normal. A partir daí se formou a amizade dos dois.

Herói[editar | editar código-fonte]

Ultilizando-se das partículas Pym, Foster adotou o codinome Golias Negro e lutou ao lado de Luke Cage, ajudando-o a enfrentar o Circo do Crime. Pouco depois entrou para Os Campeões. Quando o grupo se desintegrou, ele participou de uma aventura com Os Defensores, mas não permaneceu.

Quando entrou para o Projeto: Pegasus, Foster trocou de codinome. Ele agora passava a se chamar Gigante, sugestão do Coisa. Depois dos seus trabalhos no projeto, Bill teve que receber uma transfusão da Mulher-Aranha, pois havia sido afetado por uma grave doença. Depois disso, ele sumiu[1] .

Retorno[editar | editar código-fonte]

Depois de ficar curado, Bill começou a observar os Vingadores da Costa Oeste em sua batalha contra o Alto Evolucionário na Terra Selvagem, durante "a Guerra do Alto Evolucionário". Logo depois, ele disse que não queria mais a vida de herói e foi trabalhar no Centers for Disease Control. Mas durou pouco sua opinião, pois ele começou a lutar nas rua, junto com alguns heróis urbanos (Luke Cage, Punho de Ferro, Irmão Voodoo e o Falcão)[2] . Adotou o nome de Golias quando ajudou o Coisa e o Homem-Aranha.

Guerra Civil[editar | editar código-fonte]

Em Civil War, Bill entrou para os Vingadores Secretos do Capitão América. Foi aí que adotou o codinome Rockwell Dodsworth[3] . Na primeira batalha, Golias enfrentava Hank Pym quando o clone de Thor apareceu. O clone atirou um raio e matou Foster[4] . Este fato já havia sido previsto por Deadpool[5] .

Tony pagou todo os custos do enterro. Não conseguiram encolher Bill para enterrá-lo e o seu túmulo foi o maior já feito. Por causa disto, grande parte dos heróis que estavam do lado do Homem de Ferro passaram para o lado do Capitão, como a Mulher Invisível, o Tocha Humana e o Homem-Aranha. O Pantera Negra e Tempestade, que haviam decidido não entrar na Guerra, refizeram seus pensamentos e entraram para a clandestinidade para vingar Golias.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Ultilizando as partículas Pym, Golias podia crescer até quinze pés de altitude (15 pés são apenas 4,5 metros, então, o correto, seria quinze metros de altura) e ficava com uma força incrível. Como só ele sabia como voltar ao normal, não puderam diminui-lo para enterrá-lo depois que o clone de Thor o matou.

Notas e Referências

  1. Marvel Two-in-One #85
  2. Black Panther vol. 3, #17 (Abril 2000)
  3. Civil War #3
  4. Civil War #4
  5. Cable & Deadpool #31