Golpe de Estado em Honduras em 1963

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Golpe de Estado em Honduras em 1963
Data 3 de outubro de 1963
Local Honduras
Desfecho Deposição de Villeda Morales e início de uma série de governos militares em Honduras (1963-1982).[1]
Beligerantes
Honduras Governo de Honduras Honduras Forças Armadas de Honduras
Comandantes
Ramón Villeda Morales Oswaldo López Arellano

O Golpe de Estado em Honduras em 1963 foi um golpe militar contra o governo de Honduras em 3 de outubro de 1963, 10 dias antes de uma eleição marcada. O general Oswaldo López Arellano substituiu Ramón Villeda Morales como presidente do país, governando até 1971.[2] Esse evento iniciou sucessivos regimes militares em Honduras, conhecidos como Reformismo militar.[3]

Villeda Morales havia instituído leis trabalhistas progressistas e uma política de reforma agrária, o que motivou acusações de simpatias comunistas pela direita em Honduras e nos Estados Unidos. Sua intenção de expropriar terras da United Fruit Company, mas nunca realizada, era uma fonte particular de atrito.

As relações entre civis e militares em Honduras haviam se deteriorado desde 1957 numa tentativa de golpe de Estado em 1959, suprimida por estudantes e simpatizantes sindicalistas de Villeda Morales, provocou intensa hostilidade para com os militares e a criação de uma guarda presidencial autônoma. Os políticos discutiram a abolição dos militares. Modesto Rodas Alvarado, o candidato do Partido Liberal para a presidência, concorreu em uma plataforma de desmilitarização e era esperado para vencer a eleição em 13 de outubro.

O objetivo da conspiração, portanto, era impedir que o Dr. Modesto Rodas Alvarado chegasse ao poder, visto que a sua ideologia não estava de acordo com as transnacionais bananeiras estadunidenses e com alguns empresários. Os militares agiram preventivamente e assumiram o controle do governo.

O golpe em Honduras foi perpetrado por oficiais das Forças Armadas de Honduras; o coronel da Aviação, Oswaldo Lopez Arellano foi nomeado presidente interino de Honduras após o golpe de Estado.

O Dr. Modesto Rodas Alvarado foi exilado do país mediante transferência por avião até a Costa Rica, o Congresso foi dissolvido[4] e a constituição de Honduras foi declarada nula.[5]

Referências

  1. Bowman, "Public Battles over Militarisation and Democracy in Honduras" (2001), pp. 558–560.
  2. «La historia de Honduras y los golpes de estado». Radio La Primerísima. Cópia arquivada em 2018 
  3. «IMPONER DEMOCRACIA». El Pulso 
  4. História de Honduras - Aborted Reform, 1954-63; Country Studies, Library of Congress
  5. GOLPE DE ESTADO 1963: Honduras, Revista Internacional, edición de año 2000