Gonepteryx rhamni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCommon Brimstone
Thomas Bresson - Citron-1 (by).jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Subordem: Ditrysia
Superfamília: Papilionoidea
Família: Pieridae
Subfamília: Coliadinae
Tribo: Gonepterini
Género: Gonepteryx
Espécie: G. rhamni
Nome binomial
Gonepteryx rhamni
(Linnaeus, 1758)

Gonepteryx rhamni é uma borboleta da família Pieridae.

Descrição, comportamento e distribuição[editar | editar código-fonte]

Esta espécie distribui-se pela Europa, Ásia e mesmo no Norte de África, sendo uma das espécies de borboleta com maior longevidade, apesar da maioria deste tempo ser passado em hibernação.

Na parte superior, o macho é amarelo e a fêmea é branca misturado com um pouco de verde, mas ambos têm uma pinta laranja no centro de cada asa.

Elas nunca pousam com suas asas abertas e da face inferior os sexos são mais difíceis de separar, mas as fêmeas são mais pálidas. A forma das suas asas é única entre as borboletas britânicas (embora existam espécies próximas similares na Europa meridional e oriental) e serve como camuflagem enquanto eles repousam e durante a hibernação. Amplamente distribuídas em toda a metade sul do Reino Unido, tem vindo a aumentar a sua área de distribuição no norte da Inglaterra, mas é limitada pela distribuição das plantas que alimentam as suas larvas e está muito possivelmente perto de sua extensão máxima possível enquanto que as plantas não aumentem a sua distribuição também. Na Irlanda, tem uma distribuição muito mais localizada. Está amplamente presente através da Europa, África e leste da Mongólia. Muitas vezes, a primeira borboleta a ser visto na primavera, por vezes já em Janeiro, quando os adultos em hibernação são acordados em um dia ensolarado. Existe um mito popular de que é esta borboleta que está ma origem da palavra inglesa BUTTERFLY, uma corruptela de Butter- coloured fly (Mosca da cor da manteiga). A suas asas fazem-nas parecer com folhas.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.