Gongo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Gongo Chinês

O gongo é um instrumento musical, mais precisamente um idiofone metálico percutido.

O gongo é uma chapa de metal, geralmente em formato circular, com as extremidades voltadas para dentro. Fabricado geralmente em bronze, latão, em ligas de cobre e estanho, ou outras ligas, mas os gongos produzidos na Índia ou os produzidos em África podem ser feitos de outros materiais. O seu diâmetro varia de 20 a 70 cm. Possui uma protuberância saliente no centro, a campânula (ao contrário do tam-tam). Devido a essa campânula, é possível a perceção de uma nota fundamental, que faz com que o gongo não seja inteiramente um instrumento de altura indefinida. A sua extensão vai de dó 1 a dó 5 ou sol 5.

Ele é tocado através de uma baqueta de metal com a extremidade macia coberta a feltro ou coiro. O som pode ser uma batida isolada ou o efeito de rufo. É usado para produzir efeitos especiais na orquestra. O gongo encontra-se suspenso em armação própria, por duas cordas, pelo seu bordo revirado.

A origem do gongo é incerta. A palavra gong é de origem javanesa, mas existem indícios de existência de gongos no sudeste da China desde o século VI. O gongo foi introduzido nas orquestras ocidentais em meados do século XIX, mas nesse contexto ele é frequentemente chamado de tantã (o que cria confusão com o tantã). Na orquestra ocidental, o gongo geralmente vem sozinho, mas nas orquestras de gamelão da Indonésia é frequente aparecerem conjuntos de gongos dispostos cromaticamente.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Gongo
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.