Google Gears

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Google Gears
Desenvolvedor Google
Versão estável 0.5.36.0 (22 de fevereiro de 2011; há 184 semanas)
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux
Gênero(s) API
Licença open source
Estado do desenvolvimento Descontinuação do programa agendada [1]
Tamanho 549 KB
Página oficial Página do Google Gears (em inglês)

Google Gears é uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que visa ampliar a funcionalidade de aplicações web através do armazenamento local de dados fornecidos online, para uma utilização off-line.

Desenvolvido por Google, Gears é um projeto open source com licença BSD e, graças a isso, tem sido gradualmente incorporado em serviços web não pertencentes à empresa que o criou.

Funcionalidade[editar | editar código-fonte]

Utilizando o Google Gears, uma aplicação baseada na web cria um banco de dados, baseado no SQLite, no sistema local do cliente, armazenando em cache as informações fornecidas via rede. Periodicamente os dados do cache local são sincronizados com os dados on-line. A sincronização é feita individualmente para cada computador e para cada navegador.

Ao adentrar um site compatível com Google Gears o usuário verá a mensagem "The website below wants to use Gears" (O website abaixo deseja usar Gears), podendo optar ou não pelo uso do recurso. O uso de Gears pode tornar a experiência de navegação mais lenta, por conta dos processos de sincronismo de dados.

Páginas compatíveis[editar | editar código-fonte]

Algumas páginas de internet, mesmo as não desenvolvidas pela Google, que têm suporte ao Google Gears:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências