Google Toolbar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Google Toolbar
Logo Google Toolbar-pt.PNG
Desenvolvedor Google
Plataforma x86 e x64 (Parcial)
Versão estável 7.3.2710.138 (IE9)
7.1.2011.0512W (Firefox) (30 de abril de 2012; há 102 semanas e 4 dias(IE9)
12 de maio de 2011; há 153 semanas e 1 dia (Firefox))
Sistema operativo Microsoft Windows
Gênero(s) Pesquisa
Licença Freeware
Estado do desenvolvimento Ativo (IE9) e Descontinuado (Firefox 5 ou posteriores)
Tamanho 2,3 MB (IE9)
2,5 MB (Firefox)
Página oficial google.com

O Google Toolbar é uma ferramenta adicional disponível para os principais browsers do mercado. Ela permite um acesso rápido as principais funções e sites do Google.

Dentre as funções encontradas, há a busca com um registro local das palavras buscadas, além de permitir a seleção de tipo de dados a serem procurados, assim como na página principal do Google. Acesso ao Page Rank da página e opção para votar ou não em um site, além de muitas outras opções disponíveis.

Uma das funcionalidades mais inovadoras do Google Toolbar é a capacidade do usuário salvar seus favoritos em sua conta e acessá-los em qualquer navegador que possua o Google Toolbar em qualquer computador do mundo. O que ocorre é que os favoritos ficam salvos em uma espécie de 'nuvem'.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Caixa de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

A caixa de pesquisa oferece sugestões de pesquisa úteis à medida que se digita. Embora a maioria das sugestões seja de pesquisas populares do Google, também aparecerão algumas sugestões dos favoritos do Google e do histórico de pesquisas realizados anteriormente. Com a Google Toolbar é possível ficar sabendo se digitou uma palavra incorretamente e receberá uma sugestão de ortografia automaticamente.

Botões Personalizados[editar | editar código-fonte]

Neste recurso é possível adicionar botões personalizados para acessar ou pesquisar sites favoritos a partir da Google Toolbar. O usuário pode adicionar botões criados por outros usuários ou a partir da Galeria de botões ou pode fazer o seu próprio botão usando a o tutorial explicativo API da Google Toolbar (apenas em inglês).

Compartilhador[editar | editar código-fonte]

O Compartilhador ajuda pessoas a compartilhar qualquer página da web com os seus amigos, apenas acessando sua conta do Google.

Google Sidewiki[editar | editar código-fonte]

O Google Sidewiki é uma barra lateral do navegador que permite que usuários contribuam e leiam informações úteis em qualquer página da web.

Favoritos[editar | editar código-fonte]

Em vez de lembrar os endereços de todos os sites favoritos, utilize este recurso para criar favoritos pela Google Toolbar. Tais favoritos são salvos na conta do Google correspondende ao usuário e podem ser acessados de qualquer computador por meio do menu favoritos da Google Toolbar, da página inicial dos Favoritos do Google ou da página inicial do iGoogle.


Nesse relatório irei apresentar uma observação, com alunos do 3º ano, no primeiro período da tarde, na Escola Municipal Princesa Isabel, de Bento Gonçalves, a turma tem 15 alunos, a aula foi executada no ginásio de esporte na escola, sendo bem organizado e com disponibilidade de materiais. O ambiente favorece para ter aulas diferenciadas, e assim faz com que os alunos se sintam motivados para a prática. A comunicação entre aluno e professor é boa, mas, é evidente a voz de comando da professora durante a aula, impondo as regras das brincadeiras, entre os colegas a uma boa interação entre eles. O que talvez não ficou muito evidente é a afetividade com os alunos.

Tradutor[editar | editar código-fonte]

Veja traduções instantâneas para palavras individuais passando o cursor sobre uma palavra em inglês ou traduza "automaticamente" sites inteiros, de forma dinâmica, para mais de 40 idiomas disponíveis.

Autopreencher[editar | editar código-fonte]

Recurso que cria um perfil para preencher formulários com um único clique ou crie diversos perfis para as suas informações residenciais ou profissionais. (Necessário a intervenção do usuário)

Geolocalização[editar | editar código-fonte]

O recurso Meu local fornece resultados de pesquisa de local mais precisos no Google quando as informações estiverem disponíveis. Ele também oferece a API de Geolocalização W3C para sites de terceiros (mas precisando da permissão do usuário).

Opções Google Toolbar[editar | editar código-fonte]

Personalize a Google Toolbar clicando no ícone de chave inglesa para abrir a janela Opções. Nela é possível remover os rótulos de texto dos botões, ativar ou desativar os recursos da Barra de Ferramentas e muito mais. Ao terminar os ajustes é necessário salvar as configurações realizadas.

Sincronizar[editar | editar código-fonte]

Clicando no botão sincronizar é possível fazer login em uma conta do Google e obter acesso a recursos como os favoritos. Ao fazer login também salvará as configurações da Barra de Ferramentas Google do usuários na conta do Google cadastrada, sincronizando as configurações nos computadores que o usuário utilizar.

Versão para Firefox[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o Google, através de seu Google Labs, lançou uma versão 7.1 da sua Google Toolbar para o Mozilla Firefox, que inclui ainda mais recursos do que as versões padrão da toolbar disponíveis atualmente. Embora os navegadores como Firefox, Opera ou Netscape e atualmente o Internet Explorer 8 já tragam a busca pelo Google integrada, o uso da toolbar ainda é recomendado para quem quer mais funcionalidade nas buscas realizadas.

Uma versão do Mozilla Firefox disponível no Google Pack já vem com o Google Toolbar instalada automaticamente.

Na versão do Firefox 24.0 resolveram acabar de vez com o uso da barra de ferramenta fazendo ela começar a gerar problemas de abertura de abas que até agora (30/09/2013) só é resolvida retirando ele

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.