Gorak Shep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gorak Shep vindo do Sul

Gorak Shep ou Gorakshep e um pequeno vilarejo situado ao lado de um arenoso fundo de lago congelado, a 5.164 m de altitude, perto do monte Everest, na cordilheira do Himalaia, dentro do Parque National do Sagarmatha, no nordeste do Nepal.

Trekking[editar | editar código-fonte]

Vista do vilarejo de Gorak Shep vindo do Kala Patthar
Gorak Shep com vista parcial da Geleira do Khumbu

O vilarejo é a ultima parada de aclimatação, na maioria das caminhadas, para o "Everest Base Camp" vindo de Lukla, seguindo o que o Dalai Lama apelidou de "os passos para o céu".

Este percurso traz trekkers de Lukla para Namche Bazaar, Tengboche, Dingboche, e finalmente a Gorak Shep. A maioria dos trekkers passam a noite lá, porque também as suas autorizações de trekking não permitem que eles pernoitem no Campo Base do Everest.[1]. Gorak Shep foi o original campo base para as escaladas do Everest, sendo usado na expedição Suiça do 1952.

O tempo de caminhada de Gorak Shep até o "Everest Base Camp" varia de 1,5 a 2,5 horas, dependendo das condições atmosfericas, da aclimatação e condicionamento físico de cada individuo [2]

Gorak Shep fornece a melhor escolha, pela sua proximidade, para a escalada do monte Kala Patthar. Normalmente essa escalada é iniciada nas primeiras horas da manha, quando a visibilidade costuma ser melhor. Para chegar no cume e voltar são necessarias 4 horas. [2]. Para muitos trekkers, alcançar o cume desta montanha com os seus 5.643 metros é o ponto mais alto que podem chegar sem uma licença de escalada, climbing permit, que deve ser obtida em Kathmandu na Associação Montanhesa do Nepal, "Nepal Mountaineering Association".[3].

A montanha se parece com uma duna gigante, pairando sobre o leito do antigo lago, e da sua encosta é possivel visualizar a geleira do Khumbu,[4] que passa a uma centena de metros de Gorak Shep. Gorak Shep no idioma local significa "ravinas mortas" devido à total ausencia de vegetação nessa altitude.

Apesar de lodges de trekking em Gorak Shep não fornecerem demais conforto, nos últimos tempos mais modernas amenidades tornaram-se disponíveis, tais como acesso à Internet de alta velocidade via satélite. [2]. Para quem possui tendas, nao é necessario ficar em um dos alojamentos, apesar de ser recomendado devido ao frio, pois há amplo espaço aberto para acampar em Gorak Shep.

Clima[editar | editar código-fonte]

Para quem vai fazer ‘’trekkings’’ a época ideal é a primavera (março e abril) e o outono (outubro e novembro), épocas em que a visibilidade das montanhas é ideal e a temperatura não é excessivamente fria.[5]. Durante o inverno, nos meses de Dezembro a Fevereiro, é possível fazer trekking mas a grande maioria das acomodações encontram-se fechadas, as trilhas que dão acesso a Gorak Shep estão cobertas de neve e o frio é muito intenso.

Referências

  1. Visite Nepal
  2. a b c Bradley, Mayhew (2009). "Trekking in the Nepal Himalaya" 9 ed. [S.l.]: Lonely Planet. pp. 97 (mapa) e 120–122. ISBN 9781741041880 
  3. Associação Montanhesa do Nepal
  4. Boukreev, Anatoli (1988). St. Martin's edition, ed. The Climb. [S.l.: s.n.] ISBN 0-312-96533-8 
  5. [Shrestha, Vinod Prasad;”Concise Geography of Nepal; 2007; Kathmandu; Mandal Publications;ISBN 9789994655045]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gorak Shep