Gordon Pinsent

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gordon Pinsent
Nascimento 12 de julho de 1930 (84 anos)
Grand Falls-Windsor, Terra Nova e Labrador
Nacionalidade  Canadá
Cônjuge Charmion King (1962-2007)
Atividade 1962 - presente
IMDb: (inglês)

Gordon Edward Pinsent, CC, FRSC (Grand Falls-Windsor, 12 de julho de 1930) é um ator canadense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pinsent, o caçula de seis filhos, nasceu em Grand Falls, Terra Nova, filho de Flossie (née Cooper) e Stephen Arthur Pinsent, um sapateiro. [1] Sua mãe era anglicana; a família era descendente de imigrantes de Kent e de Devon, na Inglaterra. [2] Ele era auto-descrito "criança desajeitada" que sofria de raquitismo.

Pinsent começou a atuar nos palcos em 1940 aos 17 anos. Ele logo assumiu papéis em drama de rádio na CBC, e mais tarde mudou-se para a televisão e o cinema. No início dos anos 1950, fez uma pausa e se juntou ao Exército Canadense, servindo cerca de quatro anos como soldado.

Durante os primeiros anos de sua carreira, ele apareceu em Scarlett Hill, mas era mais conhecido por co-estrelar na série infantil da CBC, The Forest Rangers em 1960. Mais tarde, seus papéis na televisão incluem as séries Quentin Durgens, M.P., A Gift to Last (que ele criou), The Red Green Show, Due South, Wind at My Back e Power Play. O episódio piloto de A Gift To Last foi adaptado para o teatro por Walter Learning e Alden Nowlan e se tornou uma permanente peça de teatro natalina em teatros regionais em todo o país.

Os papéis de Pinsent no cinema incluíram Lydia, The Rowdyman, Who Has Seen the Wind, John and the Missus, The Shipping News e Away from Her. Ele escreveu os roteiros para The Rowdyman e John and the Missus. Talvez seu papel mais conhecido foi a do Presidente dos Estados Unidos no clássico filme de ficção científica, Colossus: The Forbin Project, produção de 1970.

Estrela de Gordon Pinsent na Calçada da Fama do Canadá.

Em 1979 foi nomeado Oficial da Ordem do Canadá e foi promovido a Companheiro em 1998. Em 2006, foi eleito Fellow da Sociedade Real do Canadá. [3] Em 06 março de 2007, foi anunciado que Pinsent receberia uma estrela na Calçada da Fama do Canadá.[4]

Em 8 de março de 2007, foi anunciado publicamente em Toronto, no Canadá, que Pinsent aceitou a nomeação de Presidente Honorário do "Building for the Future", campanha de angariação de fundos para o Royal Canadian Regiment Museum.

Em 1962, Pinsent casou-se com a atriz Charmion King, e eles permaneceram juntos até sua morte em 6 de janeiro de 2007. Tiveram uma filha, Leah Pinsent, também atriz. Ele tem outros dois filhos de um casamento anterior.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gordon Pinsent Biography (1930-) filmreference.com. Visitado em 5 de julho de 2010.
  2. Gordon Pinsent litencyc.com. Visitado em 5 de julho de 2010.
  3. 2006 New Fellow Citations rsc.ca. Visitado em 5 de julho de 2010.
  4. GORDON PINSENT 2007 INDUCTEE canadaswalkoffame.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gordon Pinsent
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.