Gorgonopsia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaGorgonopsia
Lycaenops.

Lycaenops.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Synapsida
Ordem: Therapsida *
Subordem: Gorgonopsia
Famílias

Os Gorgonopsia são uma subordem dos terapsídeos que se incluem dentro da classe synapsida. O seu nome faz referência aos Górgons das Mitologia grega, trio de monstros fêmeas famosas pelo seu terrível poder. Quando estes terapsídeos surgiram, os pelicossauros já estavam em decadência e os gorgonopsídeos chegaram a estar no topo da cadeia alimentar em relação aos outros terapsídeos. Os gorgonopsia foram os primeiros animais a apresentar dentes de sabre. Muitos cientistas pensam que estes terapsídeos eram de sangue quente, diferente de seus ancestrais pelicossauros. Os gorgonopsídeos extinguiram-se no fim do permiano.

Clasificação[editar | editar código-fonte]

Rubidgea atrox
Aelurognathus tigriceps

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Gorgonopsídeos tem aparecido em algumas séries de televisão, empregando técnicas de animação com efeitos especiais, como no terceiro episódio de Walking with Monsters e em alguns capítulos da série inglesa Primeval.

Ícone de esboço Este artigo sobre sinapsídeos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.