Gorilla beringei graueri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaGorilla beringei graueri
Flachlandgorilla.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Parvordem: Catarrhini
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Género: Gorilla
Espécie: G. beringei
Subespécie: G. b. graueri
Nome trinomial
Gorilla beringei graueri
(Matschie, 1914)

Gorilla beringei graueri é uma das duas subespécies da espécie Gorilla beringei (gorila-do-oriente), atualmente encontrada apenas nas florestas do leste da República Democrática do Congo.

Esta espécie é mais robusta do que o Gorilla gorilla gorilla, apresenta dentes mais largos, uma mandíbula mais reforçada e um torso mais amplo. Como em outras espécies de gorilas, o lombo do macho torna-se prateado com a chegada da maturidade. É o maior primata atualmente vivente, sendo que o macho pode chegar a pesar 225 kg e medir 1,83 m em liberdade, podendo atingir maiores dimensões quando em cativeiro.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Este gorila é predominantemente herbívoro e sobretudo folívoro. É conhecido por comer poucas folhas de uma planta, permitindo que ela volte a crescer. Também come frutos, sementes, brotos de bambu e insectos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Após um período de oito meses e meio, a fêmea dá a luz a um filhote, raramente dois. O período de lactância dura 12 meses. O filhote engatinha por volta dos 9 meses e começa a andar a partir de 35 semanas de vida. Não se separa da mãe até aproximadamente 3 ou 4 anos e a maturidade sexual é atingida aos 11 ou 12 anos de idade.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

O Gorilla beringei graueri tende a ser sociável e pacífico. Vive em grupos de 5 a 30 indivíduos. Os machos alfa são os que possuem lombo prateado, líderes do grupo e se encarregam de levar seu bando até o sítio de alimentação e também de conferir proteção contra o perigo.

Ao chegarem na maturidade, os machos vão lentamente abandonando o grupo, geralmente unindo-se a um grupo de outros machos por alguns anos, antes de serem capazes de atraírem várias fêmeas para formarem um novo grupo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Primatas, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.