Gormiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Gormiti
Gormiti
Criador(a) Leandro Consumi
Gianfranco Enrietto
País de origem  Itália
Data de lançamento 2005
Fabricante(s) Giochi Preziosi
Distribuidora(s) Long Jump
Público Infantil
Tipo Figuras de ação
Website gormiticlub.com

Gormiti - Os Invenciveis Senhores da Natureza (no original, Gormiti Invincibili Signori della Natura) ou somente Gormiti é uma franquia italiana criada por Leandro Consumi e Gianfranco Enrietto, e promovida pela Giochi Preziosi. A franquia basea-se principalmente numa série de bonecos não articulados de em média 3.5 centímetros acompanhados de um jogo de cartas junto da embalagem. Os bonecos da série geralmente são monstros com poderes baseados no elementos da natureza (como: água, terra, ar, fogo, floresta...) cada qual dividido por um "povo" diferente.

Os brinquedos se tornaram bastante populares em seu país chegando a render várias séries e coleções, inclusive sendo exportado para outros países e também ganhando uma série animada de nome produzida pela Marathon. Recentemente uma nova série de animação foi lançada denominada Gormiti Nature Unleashed produzida pela Mondo TV em CGI tendo estreado no final de 2012.[1]

Origem e criação[editar | editar código-fonte]

Figuras da série Gormiti

Gormiti foi criado em 2005 por Leandro Consumi e Gianfranco Enrietto para servir como uma série-base para a empresa Giochi Preziosi, que bem antes já trabalhava desenvolvendo brinquedos para outras empresas. Os personagens tiveram como principal inpiração nas figuras de Exogini, uma série que também fora produzida pela Giochi na década de 80 que por sua vez fora baseada em outras extrangeiras como M.U.S.C.L.E. e Cosmix.

A idéia era criar uma série que segui-se um esquema de elementos da natureza e também uma história fictícia para poder promover melhor os personagens, além disso foi feita um pequeno filme para a primeira coleção. Ao ser lançada depois de algum tempo ela se tornou bastante vendida tendo mais tarde originado outras coleções e produtos.[2] Com seu sucesso imediato a empresa aproveitou e fez um contrato com a produtora francesa Marathon para criação de um desenho aumentando sua fama internacionalmente.

Cquote1.svg "Foi um compromisso muito difícil e muito longo. Eu estava com medo de que as crianças se recusaram uma história que tinha requerido algumas alterações ao original. Ao invés disso eles estão indo bem. Cquote2.svg
Leandro Consumi sobre o desenvolvimento da série

História de Gorm[editar | editar código-fonte]

Toda franquia gira em torno de uma história sobre a criação de seus povos em uma ilha, a Ilha Gorm. A história fala de um Velho Sábio que guardava a ilha junto de seus mistérios e segredos, isso até um dia do interior do vulcão surgir Magmion, o Senhor do Mal que junto de seu exército destroem a ilha junto de seus moradores conhecidos como Gormitis. O Velho Sábio vendo isso decide reconstruir a ilha e por meio de elementos da natureza cria as tribos da Floresta, do Ar, do Mar e da Terra cada uma tendo um líder conhecido como o Senhor da Natureza, considerado como o Gormiti mais poderoso da tribo. Magmion vendo isso decide criar as tribos da Lava e da Magma para que pudessem rivalizar com as outras tribos já criadas pelo Velho Sábio numa batalha entre o bem e o mal. Porém Magmion acaba enfeitiçando os povos fazendo-os terem discórdia entre si se rivalizando e brigando durante séculos.

Após milhares de anos de batalhas os povos Gormitis foram ficando cada vez mais poderosos e evoluindo, mas ainda assim se rivalizando devido ao feitiço que Magmion havia lançado milhares de anos atrás. Nisso surge uma profecia quando surge um eclipse no céu forçando os povos a recolherem os Senhores da Natureza para uma batalha para verem quem seria o mais poderoso da ilha e a governaria desde então. Eles lutam, mas no final eles descobrem que a única maneira de manter a ilha segura do povo do mal seria se eles lutassem em equipe.

Porém anos depois dessa batalha Magmion atrai o povo do Ar para seu lado lhes dando mais poder e habilidade. O Velho Sábio sabendo disso decide usar seus poderes para mais uma vez aumentar os poderes dos povos fazendo-os evoluírem iniciando uma nova batalha. Nisso os Senhores da Natureza unem seus poderes e juntos abrem um portal de luz do qual sai o Sumo Luminescente, o Senhor da Luz que auxiliando o Velho Sábio dá poderes novos para os povos mais uma vez. Porém Magmion com seus poderes também aumenta os poderes de seus aliados e liberta Obscuro, o Senhor da Escuridão continuando a batalha.

Universo de Gormiti[editar | editar código-fonte]

Gormitis[editar | editar código-fonte]

Os Gormitis são a raça predominante na franquia do jogo. Caracterizam-se por serem criaturas monstruosas com e com poderes baseados nos elementos da natureza. Cada povo Gormiti é separado por um elemento, alguns lutando pelo bem e outros simplesmente servindo o mal. Os povos até agora já mostrados foram:

Povo do Bem
  • Terra, comandados por Nick. Anteriormente comandado por Geos, Kolossus, Antigo Thorg e Tellurio. Possuem a pele marrom e amarela e vivem num desfiladeiro de pedras rodeado de montanhas.
  • Mar, comandados por Toby. Anteriormente comandado por Polipus, Carrapax, Nobilmantis e Eraclion. Possuem a pele azul e vivem em cidades submersas no fundo do mar.
  • Floresta, comandados por Lucas. Anteriormente comandado por Tasarau, Barbataus, Grandárvoro e Selvans. Possuem a pele verde e vivem nos arredores da floresta.
  • Ar, comandados por Jessica. Anteriormente comandado por Noctis, Hélios, Infernix e Vega. Em algumas coleções esta tribo serve o mal. Possuem a pele púrpura (ou branca) e vivem em cidades aéreas no céu.
  • Luz, comandados pelo Supremo Luminoso. Anteriormente comandado por Leander. Possuem a pele branca e vivem num reino luminoso acima de Gorm.
Povo do Mal
  • Fogo, comandados por Magmion, Lavion, Morterror e Armageddon. Em algumas ocasiões a tribo é dividida entre Vulcão e Magma. Possuem a pele vermelha e vivem em áreas vulcânicas.
  • Escuridão, comandados por Obscurio. Anteriormente comandado por Drakonius. Possuem a pele negra e vivem nas profundezas da área do fogo.

Ilha Gorm[editar | editar código-fonte]

É uma ilha situada numa dimensão desconhecida que embora parece pequena vista de cima ela na verdade é bem grande quase do tamanho de um continente. É nela em que ocorre toda a ação do jogo sendo dividida em vários lugares cada qual dominado por um povo Gormiti.

Anciões[editar | editar código-fonte]

Os Anciões ou Guardiões são um bando de colossos cada qual referente a um povo em Gorm criados em defesa do velho sábio para defenderem suas fortalezas Gormiti ou servirem como um suporte e companheiro para os senhores das nações a quem pertencem. Essas criaturas, denominadas antigos guardiões "ou" anciões são:

  • Roscalion, rinoceronte ancião da terra pertencente ao Senhor da Terra.
  • Tentaclion, crustáceo ancião do mar pertencente ao Senhor do Mar.
  • Troncalion, cavalo ancião da floresta pertencente ao Senhor da Floresta.
  • Fenision, fênix ancião do ar pertencente ao Senhor do Ar.
  • Drakkon, dragão ancião da fogo pertencente ao Senhor do Vulcão.
  • Luxalion, leão ancião da luz pertencente ao Senhor da Luz.
  • Cerberion, dragão de duas cabeças ancião da escuridão pertencente ao Senhor da Escuridão.

Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Animação[editar | editar código-fonte]

  • Gormiti Nature Unleashed - É uma nova série de Gormiti ainda em produção, produzida pela Mondo TV com roteiro de Man of Action (os mesmos criadores do Ben 10). Diferente da série anterior, esta é feita em animação computadorizada (CGI) e está prevista pra estrear ainda em 2012.

Videogame[editar | editar código-fonte]

Em 2011 foi lançado o primeiro jogo da série Gormiti chamado Gormiti: The Lords of Nature!, feito pela Konami para Nintendo Wii e DS. O jogo foi baseado no desenho animado produzido pela Marathon, contando com os protagonistas do desenho como personagens jogáveis.

História em Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Assim como a maioria das franquias Gormiti chegou a ganhar uma gibi denominado Gormiti Magazine lançado um pouco antes do desenho animado da Marathon. Foram lançados somente na Itália tendo um Gormiti de brinde a cada edição.

Recepção[editar | editar código-fonte]

No começo a franquia foi muito bem recebida na Itália gerando uma série de produtos em torno dela. Ela foi rapidamente transportada para outros países se tornando mais popular ao longo do tempo como no México e na França. [3] No Brasil os personagens começaram a ser comercializados pela Long Jump em 2010 e sua série de animação veio ao ar no ano seguinte pela Rede Globo onde foi líder de audiência. [4] Além disso foram comercializados vários produtos baseados no desenho animado como revistas, mochilas, jogos de cartas e fantasias dos personagens. A série não se tornou muito popular nos Estados Unidos, o que acabou resultando no cancelamento de sua série animada.[5]

Referências

  1. http://www.infoanimation.com.br/2013/06/gormiti-ganha-serie-em-computacao.html
  2. Un successo mostruoso. millionaire. Página visitada em 2013-05-03.
  3. Los Gormiti llegan a México. merca20. Página visitada em 2013-05-03.
  4. Gormiti: desenho é líder em audiência na Rede Globo. ANMTV. Página visitada em 2013-05-03.
  5. Gormiti: The Lords of Nature Return!. TV.com. Página visitada em 2012-08-27.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]