Gorongosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Gorongosa é uma vila da província de Sofala, em Moçambique, sendo a sede do distrito do mesmo nome. Antes da independência de Moçambique a vila tinha o nome de Vila Paiva de Andrade. Segundo o censo de 1997, a vila da Gorongosa tinha 11,968 habitantes.

Gorongosa é também o nome do primeiro e mais conhecido parque de Moçambique: o Parque Nacional da Gorongosa.

De acordo com uma fonte, o nome de Gorongosa foi atribuído pela população oriunda de Báruè, a norte da província de Manica que se instalou na serra da Gorongosa em busca de sobrevivência no século passado. Alguns deles tentaram subir ao cimo mas perderam a vida de forma misteriosa. Por isso o lugar passou a ser considerado perigoso e a designar-se “Kuguru Kuna N’gozi”, o mesmo que “lá no cimo há perigo” em língua local. Mais tarde o nome foi aportuguesado para Gorongosa[1] .

Em 2 de Abril de 2008, o governo moçambicano anunciou a criação do município da Gorongosa, na sequência da expansão do processo de autarcização do país a 10 novas vilas, uma em cada província[2] . Na sequência das eleições autárquicas de 2008, Moreze Cauzande, eleito pelo Partido Frelimo, foi empossado como primeiro Presidente do Conselho Municipal da Gorongosa em 29 de Janeiro de 2009[3] .

Referências

  1. Jornal Notícias, Maputo, 10 de Outubro de 2008
  2. Mais 10 autarquias para Moçambique
  3. Os resultados oficiais das eleições autárquicas de 19 de Novembro de 2008 [1]