Gosselies

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Igreja de Saint-Jean-Baptiste.
A torre medieval (1435).

Gosselies (em valão Gochliye) é uma vila e deelgemeente belga do município de Charleroi, situada na região da Valónia, na província de Hainaut.

Foi município autónomo até 1977, a partir tornou-se apenas uma deelgemeente do município de Charleroi.

Gosselies festejou 1000 anos em 1980. Com efeito, a primeira aparição do nome nome Gosselies foi encontrado numa ata notarial datada de 980. (do notário Notger) (Na realidade Notger era Prince-Bispo do Principado de Liège)

Gosselies é conhecida pelos eu aeroporto regional e internacional chamado Aeroporto de Charleroi Bruxelles-Sud, onde atuam diversas companhias aéreas de low cost como a Ryanair ; é um dos dez aeroportos que servem Bruxelas.

Gosselies é um importante centro comercial (com grandes superfícies comercis como o , centro commercial "City-Nord", ...) . Gosselies acolhe mumerosas empresas, nomeadamente no domínio da aeronáutica (SONACA, SABCA, ...) e altas tecnologias (parque de atividades "Aéropôle"). A empresa estadunidense Caterpillar, possui uma importante implantação em Gosselies.

Gosselies é conhecida pelos noctívagos da região de Charleroi pelas numerosas possibilidades de lazer. , concentradas em volta do "Circus Village", compreendendo diversas discotecas e outros divertimentos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gosselies