Gotham (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Gotham (série))
Gotham
Gotham (PT/BR)
Gotham (série de televisão)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama
Ação
Policial
Duração 40–49 minutos
Baseado em Personagens, de DC Comics
Desenvolvedor(es) Bruno Heller
Elenco
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 5
Episódios 100 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es) Scott White
Rebecca Perry Cutter
Produtor(es) executivo(s)
  • Danny Cannon
  • Bruno Heller
  • John Stephens
  • Ben Edlund
  • Ken Woodruff
Editor(es)
  • Daniel Gabbe
  • David Ekstrom
  • Mark C. Baldwin
  • John Ganem
  • Barrie Wise
  • Leland Sexton
  • Sarah C. Reeves
Cinematografia
  • David Stockton
  • Thomas Yatsko
  • Christopher Norr
  • Crescenzo Notarile
Composto por
Empresa(s) produtora(s)
Exibição
Emissora original FOX
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 22 de setembro de 2014 (2014-09-22) – 25 de abril de 2019 (2019-04-25)

Gotham é uma série de televisão americana criada por Bruno Heller, baseada em personagens que aparecem em publicações da DC Comics em sua franquia Batman, principalmente o Detetive James Gordon e Bruce Wayne. A série é estrelada por Ben McKenzie como o jovem Gordon. Heller serve como produtor executivo da série, juntamente com Danny Cannon, que também dirigiu o piloto. Gotham foi anunciada em 5 de maio de 2014,[1] e estreou em 22 de setembro de 2014 na Fox Broadcasting Company (FOX).[2] Em 13 de maio de 2018, a Fox renovou a série para uma quinta e última temporada.[3]

Como originalmente concebida, a série teria servido como uma história simples sobre os primeiros dias de Gordon na polícia de Gotham City. A ideia evoluiu, não só para incluir o personagem Bruce Wayne, mas também para contar as histórias de origem de vários vilões do Batman, incluindo Coringa (Joker), Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Duas-Caras, Hera Venenosa, Senhor Frio, Espantalho, Ra's al Ghul, Chapeleiro Louco e Hugo Strange. A primeira temporada teria originalmente 16 episódios, que depois foi estendido para um total de 22.[4]

No Brasil, a série foi exibida em primeira mão pelo canal de TV fechada Warner Channel, estreando em 29 de setembro de 2014. Ainda no Brasil, a série foi ao ar na Globo, a partir do dia 3 de agosto de 2015, logo após o Programa do Jô. Em Portugal, Gotham foi exibida desde o dia 11 de novembro de 2014 pela FOX Portugal, mas em 2015 a série também foi para canal irmão da FOX Portugal, o FOX Crime.

No mundo dos streamings, no Brasil, Gotham foi durante muito tempo atração da Netflix, onde sempre entregou bons números de audiência. A série foi removida da plataforma em 12 de maio de 2023.

Semanas depois, em 7 de junho, todas as temporadas de Gotham entraram na HBO Max; disponibilidade exclusiva.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Na primeira temporada, James Gordon, um novo recruta do Departamento de Polícia de Gotham City, está emparelhado com o veterano detetive Harvey Bullock para solucionar os assassinatos de Thomas e Martha Wayne. Gordon conhece o filho dos Wayne, Bruce, que agora está aos cuidados do mordomo Alfred Pennyworth. Além disso, ele também encontra o membro de gangue Oswald Cobblepot, o inteligente Edward Nygma, o perturbado circense Jerome Valeska, as órfãs de rua Selina Kyle e Pamela "Ivy" Pepper, o promotor público assistente Harvey Dent e a médica Leslie Thompkins. Gordon se envolve com as famílias criminosas de Gotham, incluindo a gangster Fish Mooney e os senhores do crime Carmine Falcone e Salvatore Maroni.[6]

2ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Na segunda temporada, Gordon lida com uma série de eventos que estão sendo orquestrados por Theo Galavan e sua irmã Tabitha, que libertam os lunáticos Jerome Valeska e Barbara Kean de Arkham como parte de um plano para assumir Gotham como o novo Prefeito e exigindo vingança contra a Família Wayne. Depois que Galavan é assassinado em sua campanha para prefeito, o Departamento de Polícia de Gotham City lida com as ações de Victor Fries. O enigmático Hugo Strange e sua assistente Ethel Peabody realizam uma série de experiências bizarras sob o Asilo Arkham, nas instalações subterrâneas de Indian Hill, que é de propriedade secreta da Wayne Enterprises e supervisionadas pela Corte das Corujas.

3ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Na terceira temporada, seis meses depois, Gordon tornou-se um caçador de recompensas enquanto trabalha para rastrear experimentos em Indian Hill que escaparam, entre eles uma Fish Mooney revivida, e recuperar Leslie (Lee) Thompkins, que planeja se casar com o filho de Carmine Falcone, Mario Calvi. Em paralelo, o hipnotizador Jervis Tetch chega na cidade em busca de sua irmã Alice, uma adolescente que possui sangue venenoso que pode enlouquecer pessoas de várias maneiras. Enquanto isso, Ivy é envelhecida até uma mulher adulta após um encontro com um dos seguidores de Fish Mooney vindos de Indian Hill. Jerome Valeska é revivido por cultistas, que passaram a vê-lo como um messias após sua morte. Gordon se junta a Bruce e Selina para lidar com a Corte das Corujas que trabalham em nome de Ra's al Ghul e da Liga das Sombras, Pinguim e Ivy se unem para formar um exército, e Edward Nygma adota sua nova identidade como "O Charada".

4ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Na quarta temporada, Bruce Wayne é um vigilante mascarado, patrulhando as ruas de Gotham à noite, vestindo roupas escuras e uma balaclava preta com capuz. Cobblepot inicia uma campanha para dominar o submundo da cidade lucrando com crimes licenciados, Nygma descobre que suas ideias mentais diminuíram como um efeito colateral de ter sido congelado, Jonathan Crane é visto abraçando seu papel como o Espantalho, a Liga das Sombras começa seu próximo lote envolvendo uma antiga faca de embalsamamento, considerada a única faca capaz de deter Ra's al Ghul. Ivy Pepper toma drogas de um farmacêutico que a transformam novamente, Butch Gilzean se torna Solomon Grundy depois que seu corpo comatoso foi jogado em um pântano, e acaba se juntando ao Charada para dominar o bairro do Narrows. Sofia Falcone, filha de Carmine Falcone, retorna á Gotham para ajudar Gordon em impedir Cobblepot de continuar sendo o "rei de Gotham". Sofia consegue a confiança de Cobblepot, enquanto reergue o império criminal de seu pai. Enquanto isso, Jerome orquestra uma fuga maestral em Arkham com seus novos aliados Jervis Tetch e Jonathan Crane, essa aliança depois evoluiria na Legião dos Horríveis, que tinham Oswald Cobblepot, Victor Fries, Bridgit Pike e Solomon Grundy como membros também, que tinha como objetivo enlouquecer Gotham. Barbara Kean, Tabitha Galavan e Selina Kyle se juntam a Bruce Wayne e Alfred Pennyworth para derrotar Ra's al Ghul. Jerome reencontra seu irmão gêmeo Jeremiah Valeska, que é contaminado por uma versão especial do Gás do Riso de Jerome, fazendo com que Jeremiah enlouqueça e se torne o Coringa. Após a morte de Jerome, Jeremiah continua com os planos de seu irmão, atirando contra Selina Kyle que é levada para o hospital. Jeremiah se junta ao Ra's para destruir a cidade, explodindo as pontes de Gotham, isolando a cidade de todo o mundo, causando o caos na cidade e transformando Gotham na "Terra de Ninguém".

5ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Na quinta temporada, após a explosão das pontes que ligavam Gotham ao resto do continente, a nova ilha vira uma "terra de ninguém", que é controlada pelo Espantalho, Barbara Kean, Pinguim, e a "zona negra" que ninguém a controla. Mesmo com Jim pedindo suprimentos ao resto do Continente, ele é sempre ignorado pelos seus superiores. Selina Kyle, após de levar um tiro de Jeremiah, entra em coma, e, com Bruce preocupado, decide procurar a "Bruxa", que na verdade é Ivy Pepper, que decide ajudar pela sua amizade com Selina. Após Jim Gordon fazer o ataque ao grupo que planejava fazer um túnel para chegar ao continente, ele cria o "Paraíso", um refúgio seguro com moradores necessitados e outros que eram perseguidos. Mas, no fim das contas, o Charada causa uma explosão com um tiro de bazuca em um tanque de óleo, o que causa uma perseguição de todas as facções atrás de Edward Nygma, mas ele não foi o responsavel, ao tomar a facada no dia da explosão da ponte, o Pinguim pagou o Hugo Strange para salva-lo, mas Strange inseriu um chip de controle remoto no cerebro dele, assim sendo a Walker tinha controle sobre as ações dele. Após o seu tratamento com Ivy Pepper, Selina descobre a localização de Jeremiah, ao norte da "zona negra". Então, decide se unir com Bruce para procurá-lo. Bruce e Selina descobrem algo como um culto "Valeska" para procurar os mais fiéis. Selina finge querer trabalhar para Jeremiah invadir sua sede, mas depois de um confronto, Ecco escapa e Selina trai Bruce para ir atrás de Jeremiah. Jeremiah é esfaqueado por Selina, fazendo com que todos acreditassem que ele foi morto, sendo que ele conseguiu sobreviver. O plano dele é reviver o dia da morte dos país de Bruce, ele pega duas pessoas parecidas com os pais do Bruce e faz plastica para deixa-los identicos, nessa ele explode a mansão Wayne, ele e Bruce fogem a tempo, travam uma batalha na Ace Chemicals, Bruce derruba Jeremiah em um tanque de produto quimico. enquanto isso Nygma e Pinguim tentam fazer um submarino para fugir de Gotham. a Walker na verdade era a filha de ra's al ghul, ela queria destruir Gotham como punição ao Bruce pela morte de seu pai.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de episódios de Gotham
TemporadaEpisódiosOriginalmente exibidoNielsen ratings
Estreia da temporada Final da temporada RankAvg. espectadores
(em milhões)
12222 de setembro de 2014 (2014-09-22)4 de maio de 2015 (2015-05-04)687.56[7]
22221 de setembro de 2015 (2015-09-21)23 de maio de 2016 (2016-05-23)895.37[8]
32219 de setembro de 2016 (2016-09-19)5 de junho de 2017 (2017-06-05)1004.52[9]
42221 de setembro de 2017 (2017-09-21)17 de maio de 2018 (2018-05-17)1293.69[10]
512[11]3 de janeiro de 2019 (2019-01-03)25 de abril de 2019 (2019-04-25)ASAASA

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2 3 4 5
Ben McKenzie James Gordon Principal
David Mazouz Bruce Wayne Principal
Donal Logue Harvey Bullock Principal
Robin Lord Taylor Oswald "Pinguim" Cobblepot Principal
Camren Bicondova Selina Kyle Principal
Cory Michael Smith Edward Nygma / Charada Principal
Erin Richards Barbara Kean Principal
Sean Pertwee Alfred Pennyworth Principal
Zabryna Guevara Sarah Essen Principal
John Doman Carmine Falcone Principal Participação Recorrente Participação
Jada Pinkett Smith Fish Mooney Principal Participação Recorrente
Cameron Monaghan Jerome Valeska Principal Recorrente
Jeremiah Valeska Recorrente Principal
Victoria Cartagena Renee Montoya Principal
Andrew Stewart Jones Crispus Allen Principal
Morena Baccarin Leslie "Lee" Thompkins Recorrente Principal
Drew Powell Butch Gilzean / Cyrus Gold / Solomon Grundy Recorrente Principal
Nicholas D'Agosto Harvey Dent Recorrente Principal
Clarey Folei Ivy Pepper Recorrente Participação
Maggie Geha Principal Participação
Peyton List Recorrente Participação
Chris Chalk Lucius Fox Participação Principal
Jessica Lucas Tabitha Galavan / Tigresa Principal Participação
Michael Chiklis Nathaniel Barnes / O Executor Principal
James Frain Theo Galavan / Azrael Principal
Benedict Samuel Jervis Tetch / Chapeleiro Louco Principal Participação
Alexander Siddig Ra's Al Ghul Participação Principal
Crystal Reed Sofia Falcone Principal
Recorrentes
Chelsea Spack Kristen Kringle Recorrente
Isabella Recorrente
Anthony Carrigan Victor Zsasz Recorrente Participação Recorrente Participação
Nathan Darrow Victor Fries / Mr. Freeze Recorrente
B.D. Wong Hugo Strange Recorrente Participação
Tonya Pinkins Ethel Peabody Recorrente Participação
James Carpinello Mario Falcone Recorrente
Jamie Chung Valerie Vale Recorrente
Kelcy Griffin Vanessa Harper Recorrente
Francesca Root-Dodson Ecco Participação Recorrente
Jaime Murray Nyssa Al Ghul Recorrente
Shane West Eduardo Dorrance / Bane Recorrente
  • Ben McKenzie como James Gordon - Em setembro de 2013, foi relatado que a Fox estava desenvolvendo uma série de TV centrada nos primeiros dias de James Gordon como um detetive de polícia e as histórias de origem de vários vilões do Batman.[12] Em fevereiro de 2014, McKenzie foi escalado como o personagem principal[13] ao descrever seu personagem em uma entrevista, McKenzie afirmou que Gordon "é um homem verdadeiramente honesto, o último homem honesto em uma cidade cheia de pessoas corruptas, ele não é um anti-herói, ele é um verdadeiro herói.. - mas ele terá que se comprometer. " [14]
  • Donal Logue como Harvey Bullock - No início de 2014, foi anunciado que Logue foi escalado como Harvey Bullock, um personagem que serve como parceiro eticamente conflituoso e comprometido de James Gordon na GCPD.[15]
  • David Mazouz como Bruce Wayne - Em março de 2014, Mazouz foi escalado como Bruce Wayne[16] Ao discutir seu personagem, Mazouz afirmou que "você nunca tem que explorar o que Bruce Wayne estava passando ou o seu processo de luto ou o que sua raiva faz dele fazer neste ponto da sua vida, ele está com raiva, ele está com medo, ele é compulsivo, e ele é solitário. Ele está à procura de qualquer significado para a morte de seus pais. Você vai ver as coisas que ele vai fazer para si mesmo e para outras pessoas enquanto ele está sofrendo, e você vai ver como ele se torna um garoto normal de novo. " [17]
  • Zabryna Guevara como Sarah Essen - Em fevereiro de 2014, Guevara foi confirmada para a série. Descrições revelaram sua personagem ser uma capitão da polícia na GCPD e superior direta de James.[18][19]
  • Sean Pertwee como Alfred Pennyworth - Em fevereiro de 2014, Pertwee foi escalado como Alfred Pennyworth na série.[18][19] O personagem de Pertwee levaria inspiração da Terra Um.[20]
  • Robin Lord Taylor como Oswald Cobblepot / Pinguim - Em fevereiro de 2014, Taylor foi escalado como Oswald Cobblepot, um bandido de baixo nível inteligente, que costumava trabalhar para Fish Mooney.[18][19]
  • Erin Richards como Barbara Kean - Em fevereiro de 2014, Richards foi confirmada ter sido escalado para a série. Richards retrata a noiva de James Gordon, Barbara Kean, apesar de seu relacionamento se deteriorar ao longo da temporada.[18][19]
  • Camren Bicondova como Selina ''Gata'' Kyle - Em março de 2014, Bicondova foi escalada para interpretar Selina Kyle.[16] De acordo com Bicondova, "a principal palavra que eu posso pensar em caracterizar Selina é que ela está apenas sobrevivendo. Ela é muito travessa e muito desafiadora para jogar às vezes, porque ela sente emoções, mas esconde, percebi que não é apenas uma ladra de rua e uma sobrevivente;.. ela é realmente uma garota normal " [21]
  • Cory Michael Smith como Edward Nygma / Charada - Smith se juntou ao elenco em abril de 2014.[22][23] Em maio de 2014, Smith foi promovido para regular.[24][25] "O que eu amo sobre a história do personagem é o quão diverso ele é ", diz Smith. "Quando eu estava fazendo testes para Gotham, eu tinha um punhado de banda desenhada de diferentes décadas, então eu tive uma perspectiva. - Já é em torno de 75 anos, o que é muito tempo eu queria ver uma evolução dos quadrinhos - e do personagem, indo de muito inocente, bem-intencionado, pessoa alegre para começar a encontrar essa outra parte dele que ele não sabia que ele tinha. Ele é uma pessoa que está constantemente abusada, e está fora da raiva e exaustão, e em seguida, percebendo que quando você começa a tomar o controle de situações como essa, você pode ganhar o poder dessa maneira -. ele vai ser algo que ele pode começar a desfrutar " [26]
  • Victoria Cartagena como Renee Montoya - Cartagena entrou para a série em Maio de 2014, mas não apareceu na 2ª temporada.[25][27]
  • Andrew Stewart-Jones como Crispus Allen - Stewart-Jones entrou para a série em Maio de 2014, mas não apareceu na 2ª temporada.[25][27]
  • John Doman como Carmine Falcone - Doman apareceu pela primeira vez no piloto da série como Carmine Falcone, um chefe da máfia com laços com o pai de James Gordon. Doman continuou a aparecer durante toda a temporada.
  • Jada Pinkett Smith como Fish Mooney - Smith foi escalada como Fish Mooney em Fevereiro de 2014.[28] Ela apareceu durante toda a temporada até que sua personagem foi aparentemente morta na 1ª temporada, depois de cair de um edifício alto jogada por Pinguim. Quando perguntado se sua personagem vai voltar em futuras temporadas, Smith respondeu: "Se ela sobreviveu a queda. Eu assinei por um ano. Eu não acho que qualquer um de nós realmente pensei que Fish teria a vida que ela teve ou ser um dos personagens favoritos da série. Ela estava lá para servir a um propósito, na medida em que ajuda a contar a história do Pinguim. Eu sou uma garota inteligente. Eu entendi que eu estava lá para atender a Pinguim. Se ela sobreviver, eu definitivamente estarei disposto a fazer o que for necessário para continuar a servir a história de Gotham. " [29] Em janeiro de 2016, foi anunciado que Smith voltaria reprisando o papel para o final da 2ª temporada.[30]
  • Cameron Monaghan como Jerome Valeska e Jeremiah Valeska - Em Março de 2014, Cameron foi escalado na série para interpretar Jerome Valeska, que seria um agente recruta do Departamento de Polícia de Gotham. Ele acompanharia James Gordon e Harvey Bullock em algumas investigações com a intenção de auxilia-los nos casos e aprender um pouco sobre a vida de detetive. Por conta de uma confusão na delegacia, acabou tendo um choque de cabeça e começou a enlouquecer, o que ocasionou em Jerome matando sua própria mãe e indo parar em Arkham. Jeremiah Valeska é introduzido na 4ª temporada como o irmão gêmeo de Jerome. É relatado que Jeremiah tenta fugir de seu irmão por anos, mas ele acaba sendo exposto ao Gás do Riso de Jerome, fazendo com que ele acabasse se tornando o Coringa.
  • Morena Baccarin como Leslie "Lee" Thompkins - Morena Baccarin foi escalada em outubro de 2014.[31] Baccarin foi promovida para o elenco regular na segunda temporada, após ser recorrente na primeira temporada.[32]
  • James Frain como Theo Galavan / Azrael - Em junho de 2015, Frain foi anunciado como regular para a segunda temporada.[33]
  • Jessica Lucas como Tabitha Galavan / Tigresa - Em junho de 2015, Lucas foi anunciado como regular da série para a segunda temporada.[33]
  • Chris Chalk como Lucius Fox - Em março de 2015, Chalk foi anunciado como Lucius Fox,[34] e foi promovido para o elenco regular na segunda temporada.[35]
  • Drew Powell como Butch Gilzean / Cyrus Gold / Solomon Grundy[36] - O braço direito de Fish Mooney e o executor da máfia. Victor Zsasz mais tarde "trabalhou" em Butch, fazendo com que ele obedecesse a todos os comandos de Oswald Cobblepot, embora isso tenha sido desfeito posteriormente por Tabitha Galavan. Powell foi promovido pro elenco regular para a segunda temporada.[37]
  • Nicholas D'Agosto como Harvey Dent - Em julho de 2014, foi anunciado que Harvey Dent apareceria na série.[38] D'Agosto foi revelado para retratar Harvey Dent em outubro de 2014,[39] e foi promovido para o elenco regular para a segunda temporada.[40]
  • Michael Chiklis como Nathaniel Barnes / O Executor[41] - Em julho de 2015, Chiklis foi anunciado para o elenco regular para a segunda temporada como o capitão Nathaniel Barnes.[42]
  • Maggie Geha como Ivy "Pamela" Pepper - Uma jovem e velha amiga de Selina que desenvolve poderes baseados em feromônios depois de consumir um misterioso elixir. A personagem foi retratado por Clare Foley como um personagem recorrente na primeira e na segunda temporada. Começando com o segundo episódio da 3 ª temporada, ela foi promovida a série regular com o papel reformulado com Geha. Peyton List assume o papel na quarta temporada, como uma personagem recorrente.[43][44]
  • Benedict Samuel como Jervis Tetch - Em agosto de 2016, Samuel foi anunciado como regular da série para a terceira temporada. Ele é descrito como um hipnotizador psicótico com um firme desejo de encontrar sua irmã desaparecida, Alice.[45]
  • Alexander Siddig como Ra's al Ghul - O poderoso chefe da Liga dos Assassinos com um olho afiado em Bruce Wayne. Em março de 2017, Siddig foi anunciado para retratar Ra's no final da 3ª temporada[46] antes de ser promovido para regular na 4ª temporada.[47]
  • Crystal Reed como Sofia Falcone - A filha de Carmine Falcone que está retornando a Gotham para ajudar Gordon a derrubar o Pinguim.[48] Reed foi anunciada para retratar Sofia Falcone e promovida para regular na 4 ª temporada.[47]

Produção[editar | editar código-fonte]

Banner promocional da primeira temporada.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O produtor Bruno Heller teve a ideia da série após uma conversa com Geoff Johns, diretor criativo da DC Entertainment.[49] Inicialmente Heller disse que ele estava hesitante em fazer uma série sobre super-heróis, dizendo ao site Digital Spy que "Eu realmente não sei como escrever sobre pessoas com super poderes".[50] Além disso, elaborando com a Entertainment Weekly disse que "eu não acho que Batman funciona muito bem na TV ",[51] acrescentando que "francamente, todas essas histórias de super-heróis que eu vi, eu sempre amei até que eles entram no traje ", notando que nesse ponto "eles pararam tornando-se seres humanos." O filho de Heller, sugeriu que o foco da série poderia ser sobre Comissário Gordon a partir do qual Heller, em seguida, desenvolveu a ideia de Gordon sendo o investigador que investigou os pais de Bruce Wayne assassinados uma ideia que ele diz que "nos demos um ponto de partida que permitiu-nos contar a saga de um ponto muito mais cedo do que antes''.

Em 24 de setembro de 2013, a Fox Broadcasting Company (FOX) anunciou a série de TV Gotham, a ser produzida pela Warner Bros. Television e escrita por Bruno Heller.[52] Em 7 de janeiro de 2014, Danny Cannon foi contratado para dirigir o episódio piloto.[53] Falando sobre o projeto durante uma coletiva de imprensa na Television Critics Association, o presidente da Fox Kevin Reilly, disse que Gotham "não é apenas uma série adjunta" e "trata-se de uma franquia do Batman, apenas voltando na cronologia". Ele também acrescentou que a série funciona por conta própria, separada de qualquer universo compartilhado da DC na TV ou no cinema.[54]

O piloto foi exibido no painel da Warner Bros. Television e DC Entertainment, na San Diego Comic-Con International, em junho de 2014, junto com o piloto de The Flash, e trailers de Constantine e da terceira temporada de Arrow.[55] Em julho de 2014, foi anunciado que Graeme Revell seria o compositor da série.[56]

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2014, surgiram rumores de que Donal Logue iria interpretar James Gordon na série. Logue negou esses rumores via Twitter.[57] O ator acabou sendo escalado como Harvey Bullock.[58] Em fevereiro de 2014, Ben McKenzie foi escalado como James Gordon.[59] McKenzie filmou um piloto prévio com Heller para CBS, que levou a Heller escrever su caracterização de Gordon com McKenzie em mente.[60] Escalar Bruce Wayne foi desafiador em parte, porque, como Heller colocou "É um elenco tão importante e teria sido muito perigoso colocar a pessoa errada", acrescentando que o processo de elenco para Wayne "exigia muita negociação, muitas idas e vindas, para que todos ficassem felizes e confortáveis."[50] No início de março de 2014, David Mazouz foi escalado como Bruce Wayne enquanto Camren Bicondova foi escalada como Selina Kyle.[61] Na Chicago Comic & Entertainment Expo de 2014, Jim Cunningham, da DC, disse que Renee Montoya seria uma personagem da série.[62]

Música[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2014, foi anunciado que Graeme Revell seria o compositor para a série.[63]

Recepção[editar | editar código-fonte]

No início de outubro de 2014, a empresa de pesquisa de mercado Survata entrevistou mais de 1.400 espectadores para determinar que Gotham foi a maior estreia da TV, em 24, que os espectadores estavam mais interessados em assistir naquele ano.[64]

Classificações[editar | editar código-fonte]

Temporada Timeslot (FH) Episódios Primeira transmissão Última transmissão Temporada de TV Classificação Média
espectadores
(milhões)
Classificação 18–49
(média)
Data Espectadores
(milhões)
Data Espectadores
(milhões)
1 Segunda-Feira
8:00 pm
22 22 de setembro de 2014 (2014-09-22) 8.21[65] 4 de maio de 2015 (2015-05-04) 4.93[66] 2014-15 68 7.56 2.8[67]
2 22 21 de setembro de 2015 (2015-09-21) 4.57[68] 23 de maio de 2016 (2016-05-23) 3.62[69] 2015-16 89 5.37 2.0[70]
3 22 19 de setembro de 2016 (2016-09-19) 3.90[71] 5 de junho de 2017 (2017-06-05) 3.03[72] 2016-17 100 4.52 1.6[73]
4 Quinta-Feira
8:00 pm
22 21 de setembro de 2017 (2017-09-21) 3.21[74] 17 de maio de 2018 (2018-05-17) 2.20[75] 2017-18 129 3.69 1.2[10]
5 12[11] 3 de janeiro de 2019 (2019-01-03) 2.54[76] TBA TBD 2018-19 TBD TBD TBD

Na Austrália, o primeiro e segundo episódios receberam 1,24 milhão e 896 mil espectadores, respectivamente.[77] As transmissões de timeshifted foram assistidas por 1,43 e 1,03 milhões, respectivamente.[78]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Associação Categoria Indicado Resultado Ref.
2014 Critics' Choice Television Awards Most Exciting New Series Gotham Venceu [79]
2015 American Society of Cinematographers Episode of a Regular Series Christopher Norr
"Spirit of the Goat"
Indicado [80]
[81]
Television Movie, Miniseries or Pilot David Stockton
"Pilot"
Indicado
Art Directors Guild One-hour period or fantasy single-camera television series Doug Kraner
"Pilot", "Selina Kyle", "Arkham"
Indicado [82]
[83]
Gracie Awards Outstanding Drama Gotham Venceu [84]
Motion Picture Sound Editors TV Short Form Music Score Ashley Revell
"Lovecraft"
Indicado [85]
[86]
NAACP Image Awards Outstanding Supporting Actress in a Drama Series Jada Pinkett Smith Indicado [87]
People's Choice Awards Favorite New TV Drama Gotham Indicado [88]
[89]
Favorite Actor In A New TV Series Benjamin McKenzie Indicado
Favorite Actress In A New TV Series Jada Pinkett Smith Indicado
Saturn Awards Best Superhero Adaptation Television Series Gotham Indicado [90]
Best Performance by a Younger Actor in a Television Series Camren Bicondova Indicado
Creative Arts Emmy Awards Outstanding Production Design for a Narrative Contemporary or Fantasy Program (One Hour or More) Doug Kraner
"Pilot"
Indicado [91]
Outstanding Costumes for a Contemporary Series, Limited Series or Movie Lisa Padovani
"Under the Knife"
Indicado
Outstanding Sound Editing for a Series George Haddad
"All Happy Families Are Alike"
Indicado
Outstanding Special Visual Effects in a Supporting Role Thomas Joseph Mahoney
"Lovecraft"
Indicado
2016 People's Choice Awards Favorite TV Drama Gotham Indicado [92]
Teen Choice Awards Choice TV Show: Drama Gotham Indicado [93]
[94]
Choice TV Actor: Drama Benjamin McKenzie Indicado
Choice TV: Villain Cameron Monaghan Indicado
Creative Arts Emmy Awards Outstanding Cinematography for a Single-Camera Series Crescenzo Giacomo Notarile
"Azrael"
Indicado [95]
Outstanding Sound Editing for a Series George Haddad
"Azrael"
Indicado
Outstanding Stunt Coordination for a Drama Series, Limited Series, or Movie Norman Douglass Indicado
2017 Saturn Awards Best Superhero Adaptation Television Series Gotham Indicado [96]
Teen Choice Awards Choice TV Action Show Gotham Indicado [97]
Choice TV: Villain Cory Michael Smith Indicado [98]
Creative Arts Emmy Awards Outstanding Sound Editing for a Series George Haddad
"Destiny Calling"
Indicado [99]
Outstanding Special Visual Effects in a Supporting Role Thomas Joseph Mahoney
"Heavydirtysoul"
Venceu
Outstanding Stunt Coordination for a Drama Series, Limited Series, or Movie Norman Douglass Indicado
2018 Saturn Awards Best Superhero Adaptation Television Series Gotham Indicado [100]
Best Performance by a Younger Actor in a Television Series David Mazouz Indicado
Teen Choice Awards Choice Action TV Show Gotham Indicado [101]
Choice Action TV Actor David Mazouz Indicado
Choice TV Villain Cameron Monaghan Indicado

Lançamento em mídia[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2014, a Warner Bros. Television Distribution vendeu os direitos da série para transmissão mundial na Netflix.[102] A primeira temporada foi lançada em DVD e Blu-ray em 8 de setembro de 2015.[103] O lançamento no Brasil também ocorrerá no mesmo mês.[carece de fontes?]

Referências

  1. Kondolojy, Amanda (5 de maio de 2014). «'Gotham' Gets Series Order at FOX; Updated With Trailer (Video)». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 26 de outubro de 2014 
  2. Bibel, Sara (10 de julho de 2014). «FOX Announces Fall Premiere Dates for the 2014-2015 Season; 'Red Band Society' Launches Early, 'Sleepy Hollow' & 'Gotham' on September 22». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 26 de outubro de 2014. Arquivado do original em 15 de agosto de 2014 
  3. Turchiano, Danielle (13 de maio de 2018). «'Gotham' Renewed for Fifth and Final Season at Fox». Variety 
  4. Dornbush, Jonathon (13 de outubro de 2014). «Fox orders six additional episodes of 'Gotham'». EW.com (em inglês). Consultado em 26 de outubro de 2014 
  5. «Removida da Netflix, Gotham vai entrar na HBO Max; saiba quando». Diário de Séries. 3 de junho de 2023. Consultado em 8 de junho de 2023 
  6. «FOX's Gotham Reveals a Logo and Official Synopsis - SuperHeroHype». SuperHeroHype (em inglês). 11 de março de 2014 
  7. de Moraes, Lisa (21 de maio de 2015). «Full 2014-15 TV Season Series Rankings: Football & 'Empire' Ruled». Deadline Hollywood. Consultado em 27 de maio de 2016. Arquivado do original em 22 de maio de 2015 
  8. de Moraes, Lisa (27 de maio de 2016). «Full 2015-16 TV Season Series Rankings: 'Blindspot', 'Life In Pieces' & 'Quantico' Lead Newcomers». Deadline Hollywood. Consultado em 27 de maio de 2016 
  9. de Moraes, Lisa (25 de maio de 2017). «Final 2016-17 TV Rankings: 'Sunday Night Football' Winning Streak Continues». Deadline Hollywood. Consultado em 8 de julho de 2017 
  10. a b de Moraes, Lisa (22 de maio de 2018). «2017-18 TV Series Ratings Rankings: NFL Football, 'Big Bang' Top Charts». Deadline Hollywood. Consultado em 22 de maio de 2018 
  11. a b Mitovich, Matt Webb (29 de outubro de 2018). «Gotham's Bigger Final Season, Cosmos Among Fox's Midseason Dates». Entertainment Weekly. Consultado em 30 de outubro de 2018 
  12. Andreeva, Nellie (25 de setembro de 2013). «Fox Nabs Gotham City Origin Drama About Commissioner Gordon From Bruno Heller & Warner Bros. TV With Series Commitment». Deadline (em inglês) 
  13. Andreeva, Nellie (8 de fevereiro de 2014). «Ben McKenzie To Star As Detective James Gordon In Fox's Batman Series 'Gotham'». Deadline (em inglês) 
  14. «Ben McKenzie 'Gotham' interview». Entertainment Weekly's EW.com 
  15. «Donal Logue Cast as Harvey Bullock in Gotham». IGN (em inglês). 12 de fevereiro de 2014. Consultado em 28 de novembro de 2016 
  16. a b «Fox's Batman Prequel 'Gotham' Casts Its Young Bruce Wayne, Catwoman». The Hollywood Reporter 
  17. «David Mazouz Talks GOTHAM, What It's Like To Play Bruce Wayne, Becoming Batman, and His Relationship With Alfred». Collider (em inglês). 6 de novembro de 2014 
  18. a b c d «Fox's Batman Prequel 'Gotham' Casts Penguin, Alfred». The Hollywood Reporter 
  19. a b c d Marechal, AJ (11 de fevereiro de 2014). «Fox's 'Gotham' Casts Classic 'Batman' Characters the Penguin, Alfred Pennyworth». Variety (em inglês) 
  20. «'Gotham' First Look: Batman's Butler Revealed». MTV News 
  21. «Gotham's Camren Bicondova Talks Becoming Selina, Her Favorite Catwomen and Hopes For an Animated Gotham». Comicbook.com. Consultado em 28 de novembro de 2016 
  22. Yamato, Jen (1 de abril de 2014). «Cory Michael Smith Joins Fox's Batman Series 'Gotham' As The Riddler». Deadline (em inglês) 
  23. «Fox's Gotham Casts Its Young Riddler». TVLine. 1 de abril de 2014. Consultado em 28 de novembro de 2016 
  24. «Riddler actor promoted to Gotham regular». Digital Spy. 12 de maio de 2014 
  25. a b c «Fox's 'Gotham' Promotes Three to Series Regulars». The Hollywood Reporter 
  26. «'Gotham's' Cory Michael Smith Unlocks the Mystery of the Riddler». The Hollywood Reporter 
  27. a b «Ask Ausiello: Spoilers on Big Bang, Arrow, Bates, Sleepy, Castle, Twin Peaks, UnREAL, Gotham, Dome and More». TVLine. 2 de agosto de 2015. Consultado em 30 de novembro de 2016 
  28. «Jada Pinkett Smith joins Fox's growing 'Gotham' TV cast». USA TODAY 
  29. «'Gotham' postmortem: Jada Pinkett Smith on Fish Mooney's fate». Entertainment Weekly's EW.com 
  30. «Jada Pinkett Smith Sets Gotham Return». TVLine. 29 de janeiro de 2016. Consultado em 30 de novembro de 2016 
  31. Andreeva, Nellie (22 de outubro de 2014). «Morena Baccarin Joins 'Gotham' Cast». Deadline (em inglês) 
  32. Ausiello, Michael (12 de maio de 2015). «Gotham Promotes Morena Baccarin to Series Regular in Season 2». TVLine (em inglês) 
  33. a b Andreeva, Nellie (25 de junho de 2015). «'Gotham' Casts James Frain As Regular, Will Play New Villain & Tigress' Brother». Deadline (em inglês) 
  34. Andreeva, Nellie (7 de março de 2015). «Chris Chalk Cast As Lucius Fox On 'Gotham'». Deadline (em inglês) 
  35. Mitovich, Matt Webb (29 de maio de 2015). «Gotham Season 2: Chris Chalk Upped to Series Regular, as Lucius Fox». TVLine (em inglês) 
  36. Levine, Daniel S. (6 de junho de 2017). «'Gotham' Spoilers: Who Is Cyrus Gold?». Heavy.com (em inglês) 
  37. Andreeva, Nellie (28 de julho de 2015). «'Gotham' Promotes Drew Powell To Regular In Season 2». Deadline (em inglês) 
  38. Vejvoda, Jim (20 de julho de 2014). «Gotham Showrunner: Professor Hugo Strange and How Arkham Asylum Came to Be Part of Season One». IGN (em inglês). Consultado em 6 de abril de 2018 
  39. Andreeva, Nellie (2 de outubro de 2014). «Nicholas D'Agosto Joins 'Gotham' As Harvey Dent/Two-Face». Deadline (em inglês) 
  40. Mitovich, Matt Webb (28 de maio de 2015). «Gotham Season 2: Nicholas D'Agosto Promoted to Series Regular». TVLine (em inglês) 
  41. «Has Gotham Just Introduced An Extremely Rare Batman Villain? - Bleeding Cool News And Rumors». Bleeding Cool News And Rumors (em inglês). 11 de novembro de 2016 
  42. Ausiello, Michael (22 de julho de 2015). «Michael Chiklis Cops Big Gotham Role, Joins Season 2 as Series Regular». TVLine (em inglês) 
  43. Ausiello, Michael (13 de junho de 2016). «Gotham Recasting [Spoiler] in Season 3». TVLine (em inglês) 
  44. Prudom, Laura (22 de junho de 2016). «'Gotham' Recasts Poison Ivy for Season 3». Variety (em inglês) 
  45. «'Gotham' first look: Meet Benedict Samuel's Mad Hatter — exclusive». EW.com (em inglês) 
  46. Patten, Dominic (2 de março de 2017). «'Game Of Thrones' Alexander Siddig Joins 'Gotham' As Archvillain Ra's Al Ghul». Deadline (em inglês) 
  47. a b Mitovich, Matt Webb (20 de setembro de 2017). «Gotham Season 4 Cast Photo Reveals Haunting Skyline of Villains and Heroes». TVLine (em inglês) 
  48. Pedersen, Erik (22 de julho de 2017). «'Gotham' Season 4 Trailer: Crystal Reed Cast As Sofia Falcone – Comic-Con». Deadline (em inglês) 
  49. «Antes do Morcego» 
  50. a b Tanswell, Adam. «Gotham: Bruno Heller on Batman's origins, the Joker and DC crossovers». Digital Spy. Consultado em 23 de maio de 2016 
  51. «'Gotham' showrunner breaks silence, answers burning questions». Entertainment Weekly's EW.com 
  52. O'Connell, Michael (24 de setembro de 2013). «Batman Prequel Series Coming to Fox». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 28 de outubro de 2014 
  53. Andreeva, Nellie (7 de janeiro de 2014). «Danny Cannon To Direct & Executive Produce Fox's 'Gotham' Pilot». Deadline Hollywood (em inglês). Consultado em 16 de janeiro de 2014 
  54. Cornet, Roth (23 de janeiro de 2014). «FOX's Gotham Is a Batman Origin Story and Will Have a Christopher Nolan-Esque Tone». IGN (em inglês). Consultado em 19 de maio de 2014 
  55. Beedle, Tim (30 de junho de 2014). «Breaking News: Gotham, The Flash, Constantine and Arrow Will Share the Stage at Comic-Con» (em inglês). DC Comics. Consultado em 28 de outubro de 2014 
  56. Campbell, Evan (2 de julho de 2014). «Veteran Comic Book Movie Composer Graeme Revell to Score Gotham» (em inglês). IGN. Consultado em 28 de outubro de 2014 
  57. Harman, Harry (15 de janeiro de 2014). «Donal Logue Denies Involvment in Fox's Batman TV Series Gotham». Movie Web (em inglês). Consultado em 16 de janeiro de 2014 
  58. Littleton, Cynthia (12 de fevereiro de 2014). «Donal Logue Joins Fox's Batman Prequel 'Gotham'». Variety (em inglês). Consultado em 28 de outubro de 2014 
  59. Andreeva, Nellie (8 de fevereiro de 2014). «Ben McKenzie To Star As Detective James Gordon In Fox's Batman Series 'Gotham'». Deadline Hollywood. Consultado em 8 de fevereiro de 2014 
  60. Stern, Marlow. «Ben McKenzie's Journey From Reluctant Teen Idol on 'The O.C.' to Sheriff of 'Gotham'». The Daily Beast. Consultado em 23 de maio de 2016 
  61. Maglio, Tony (4 de março de 2014). «'Gotham' Finds Its Bruce Wayne in 'Touch' Star David Mazouz». The Wrap. Consultado em 4 de março de 2014 
  62. Siegel, Lucas (26 de abril de 2014). «C2E2 2014: DC Comics Batman Panel- Eternal News, Joker's Return Teased». Newsarama. Consultado em 26 de abril de 2014 
  63. Campbell, Evan (2 de julho de 2014). «Veteran Comic Book Movie Composer Graeme Revell to Score Gotham». IGN. Consultado em 2 de julho de 2014 
  64. «25 New Fall Shows Viewers Are Most Excited About Will Surprise You (Exclusive)». TheWrap (em inglês). 3 de outubro de 2014 
  65. Kondolojy, Amanda (23 de setembro de 2014). «Monday Final Ratings: 'Forever', 'Dancing With the Stars' & 'The Big Bang Theory' Adjusted Up; 'Scorpion' & 'America's Next Top Model' Adjusted Down». TV by the Numbers. Consultado em 23 de setembro de 2014. Arquivado do original em 25 de setembro de 2014 
  66. Kondolojy, Amanda (5 de maio de 2015). «Monday Final Ratings: '2 Broke Girls' & 'Mike and Molly' Adjusted Up; No Adjustment for 'Jane the Virgin'». TV by the Numbers. Consultado em 5 de maio de 2015 
  67. de Moraes, Lisa (21 de maio de 2015). «Full 2014-15 TV Season Series Rankings: Football & 'Empire' Ruled». Deadline Hollywood. Consultado em 27 de maio de 2016. Arquivado do original em 22 de maio de 2015 
  68. Kondolojy, Amanda (22 de setembro de 2015). «Monday Final Ratings: 'The Big Bang Theory' Adjusted Up; 'Significant Mother', 'Life in Pieces' & 'Penn & Teller' Adjusted Down». TV by the Numbers. Consultado em 22 de setembro de 2015 
  69. Porter, Rick (24 de maio de 2016). «Monday final ratings: 'Bachelorette' premiere, all others hold». TV by the Numbers. Consultado em 24 de maio de 2016 
  70. de Moraes, Lisa (27 de maio de 2016). «Full 2015-16 TV Season Series Rankings: 'Blindspot', 'Life In Pieces' & 'Quantico' Lead Newcomers». Deadline Hollywood. Consultado em 27 de maio de 2016 
  71. Porter, Rick (20 de setembro de 2016). «Monday final ratings: 'Big Bang Theory' and 'Gotham' adjust up, 'Kevin' and 'Good Place' hold». TV by the Numbers. Consultado em 20 de setembro de 2016 
  72. Porter, Rick (6 de junho de 2017). «'Bachelorette,' NHL and 'Gotham' adjust up: Monday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 6 de junho de 2017 
  73. «Final 2016-17 TV Rankings: 'Sunday Night Football' Winning Streak Continues». Deadline Hollywood. 26 de maio de 2017. Consultado em 27 de junho de 2017 
  74. Porter, Rick (22 de setembro de 2017). «'The Orville,' 'Gotham,' 'Zoo' and CW originals unchanged: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 22 de setembro de 2017 
  75. Porter, Rick (18 de maio de 2018). «'SWAT' and 'Arrow' finales adjust down: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 18 de maio de 2018 
  76. Welch, Alex (7 de janeiro de 2019). «'The Blacklist,' 'The Orville,' 'Gotham,' everything else unchanged: Thursday final ratings». TV by the Numbers. Consultado em 7 de janeiro de 2019 
  77. «Sunday 12 October 2014». TV Tonight (em inglês). 12 de outubro de 2014 
  78. «Timeshifted: Sunday 12 October 2014». TV Tonight (em inglês). 20 de outubro de 2014 
  79. Dodge, Jeff (20 de junho de 2014). «2014 Critics' Choice TV Awards: 'Orange is the New Black' and 'Fargo' Win Big». BuddyTV.com. Consultado em 1 de fevereiro de 2015. Arquivado do original em 10 de fevereiro de 2015 
  80. Giardina, Carolyn (19 de novembro de 2014). «'Game of Thrones', 'Manhattan', 'Gotham', Lead ASC Nominations for TV Cinematography». The Hollywood Reporter. Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  81. Pedersen, Erik (16 de fevereiro de 2015). «'Birdman' Takes Top Film Trophy At ASC Awards: Winners List». Yahoo!. Consultado em 20 de fevereiro de 2015 
  82. King, Susan (5 de janeiro de 2015). «'Grand Budapest Hotel,' 'Interstellar' earn Art Directors Guild nods». Los Angeles Times. Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  83. Appelo, Tim (31 de janeiro de 2015). «Art Directors Guild Awards Go To 'The Grand Budapest Hotel', 'Guardians of the Galaxy' and 'Birdman'». The Hollywood Reporter. Consultado em 15 de fevereiro de 2015 
  84. Friedlander, Whitney (4 de março de 2015). «Women In Media to Honor Julia Roberts, 'Orange is the New Black' at the Annual Gracies Awards». Variety. Consultado em 5 de março de 2015 
  85. Adams, Ryan (14 de janeiro de 2015). «MPSE Announce Golden Reel Nominations». Awards Daily. Consultado em 1 de fevereiro de 2015 
  86. Pedersen, Erik (16 de fevereiro de 2015). «'Birdman', 'American Sniper' Top Golden Reel Awards: MPSE Winners List». Yahoo!. Consultado em 20 de fevereiro de 2015 
  87. «NAACP Image Awards: The Winners». The Hollywood Reporter. 6 de fevereiro de 2015. Consultado em 7 de fevereiro de 2015 
  88. «People's Choice Awards 2015 hosts, nominees announced». 4 de novembro de 2014. Consultado em 4 de novembro de 2014 
  89. «Nominees & Winners». People's Choice Awards. Consultado em 8 de janeiro de 2015 
  90. Blake, Emily (3 de março de 2015). «2015 Saturn Awards: 'Captain America: Winter Soldier', 'Walking Dead', lead nominees». Entertainment Weekly. Time Inc. Consultado em 5 de março de 2015 
  91. Hipes, Patrick (16 de julho de 2015). «2015 Emmy Nominations: Full List of Emmy Award Nominees». Variety. Penske Media Corporation. Consultado em 16 de julho de 2015 
  92. Longeretta, Emily (3 de novembro de 2015). «People's Choice Awards 2016 Nominations: Full List». Hollywood Life. Consultado em 4 de novembro de 2015 
  93. Vulpo, Mike (24 de maio de 2016). «Teen Choice Awards 2016 Nominations Announced: See the "First Wave" of Potential Winners». E! Online. NBC Universal. Consultado em 17 de junho de 2016 
  94. Eliahou, Maya (9 de junho de 2016). «Teen Choice Awards 2016--Captain America: Civil War Leads Second Wave of Nominations». E! Online. NBC Universal. Consultado em 18 de junho de 2016 
  95. «Awards & Nominations». Primetime Emmy Awards. 10 de setembro de 2016. Consultado em 15 de setembro de 2017 
  96. McNary, Dave (2 de março de 2017). «Saturn Awards Nominations 2017: 'Rogue One,' 'Walking Dead' Lead». Variety. Consultado em 2 de março de 2017 
  97. «2017 Teen Choice Nominees». Consultado em 20 de julho de 2017 
  98. «2017 Teen Choice Nominees». Consultado em 20 de julho de 2017 
  99. «Awards & Nominations». Primetime Emmy Awards. 15 de setembro de 2017. Consultado em 15 de setembro de 2017 
  100. McNary, Dave (15 de março de 2018). «'Black Panther,' 'Walking Dead' Rule Saturn Awards Nominations». Variety. Consultado em 15 de março de 2018. Cópia arquivada em 15 de março de 2018 
  101. «Teen Choice Awards: Winners List». The Hollywood Reporter. 12 de agosto de 2018. Consultado em 13 de dezembro de 2018 
  102. Wallenstein, Andrew (2 de setembro de 2014). «Netflix Lands Fox's 'Gotham' After First Season Worldwide». Variety (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2015 
  103. Jamie Lovett. «Gotham: The Complete First Season Blu-Ray And DVD Release Dates Announced». Comic Book (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]