Goura scheepmakeri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGoura scheepmakeri
Goura scheepmakeri sclateri

Goura scheepmakeri sclateri
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Goura
Espécie: G. scheepmakeri
Nome binomial
Goura scheepmakeri
Finsch, 1876

Goura scheepmakeri é um pombo terrestre de grandes dimensões, aproximadamente 75 cm de comprimento, restrito às florestas das planícies setentrionais da Nova Guiné. Tem uma plumagem cinzenta-azulada com cristas azuis em forma de folhos elaborados, íris vermelha e peito de cor bordô. Os dois géneros são similares.

Há duas subespécies diferenciadas pelos seus ombros e colorações da barriga. Goura scheepmakeri sclateri presente no sudoeste da Nova Guiné com ombros bordô e barriga azul-acinzentada, e a raça nominal Goura scheepmakeri scheepmakeri do suduoeste da Nova Guiné com ombros azul-cinzento e parte de baixo bordô.

A espécie foi primeiro descoberta para a ciência por Otto Finsch que encontrou uma ave viva recebida do comerciante C. Scheepmaker no Zoo de Amsterdão e deu-lhe o seu nome.

Por ser mansa e fortemente caçada pela sua carne e plumas, esta espécie está classificada como vulnerável na Lista vermelha da UICN de espécies ameaçadas. Está também listada no Apêndice II do CITES.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Goura scheepmakeri. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 10 Maio de 2006. Base de dados inclui mapa de distribuição e a razão para estar listada nesta categoria.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Southern Crowned Pigeon», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Goura scheepmakeri