Governador-geral da Nova Zelândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Governador-geral da Nova Zelândia

Kāwana Tianara o Aotearoa

Governador-geral da Nova Zelândia
Bandeira do governador-geral da Nova Zelândia
No cargo
Cindy Kiro

desde 21 de outubro de 2021
Estilo Sua Excelência a Muito Honorável
Residência Government House, Wellington
Government House, Auckland
Nomeado por Jacinda Ardern
Designado por Isabel II do Reino Unido
Duração At Her Majesty’s Pleasure, estipulada pelo Monarca britânico
Geralmente 5 anos, por convenção
Precursor Patsy Reddy
Criado em 3 de maio de 1841
Primeiro titular William Hobson
Salário $354,000
Website gg.govt.nz

O cargo de governador-geral da Nova Zelândia é ocupado pelo representante do Monarca Neozelandês (atualmente, Carlos III). O governador-geral age como o vice-rei do Rei representante da Nova Zelândia e é geralmente visto como o chefe de estado de facto. Dado que o rei reside no Reino Unido e é, simultaneamente, o monarca de quinze outros reinos da Comunidade das Nações, é ele que, aconselhado pelo primeiro-ministro, designa um governador-geral com o intuito de realizar os seus deveres constitucionais no Reino da Nova Zelândia.

O cargo tem as suas origens na administração da Nova Zelândia enquanto dependência da Colónia de Nova Gales do Sul em 1839, e o seu governador possuía, portanto, jurisdição sobre o território neozelandês. Com a transformação da Nova Zelândia numa colónia independente no ano seguinte, esta passa a estar sob a alçada de um governador, o então tenente-governador William Hobson.

O Ato Constitucional 1986 determina que "O Governador Geral nomeado pelo Soberano é o representante Soberano na Nova Zelândia.". O título completo da posição é, desde 1983, Governador-Geral e Comandante-em-Chefe do Reino da Nova Zelândia.

Não há termos específicos, mas por convenção o governador-geral serve por aproximadamente cinco anos. A atual governadora-geral é Cindy Kiro, em funções desde 2021. Sucedeu a Patsy Reddy, tendo sido nomeada pela primeira-ministra Jacinda Ardern.[1]

Referências

  1. «Announcement of honours for Dame Patsy Reddy». The Beehive (em inglês). Consultado em 3 de julho de 2019 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.