Governo do Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com [[{{{1}}}]].
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo [{{fullurl:Wikipédia:Fusão/Central_de_fusões/{{{1}}};_Governo_do_Quebec|action=edit&preload=Wikipédia:Fusão/Central_de_fusões/Preload}} aqui]; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, [[|2]]) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

O governo do Quebec, em francês gouvernement du Québec é o titular do poder executivo na província canadense do Quebec. É composto pelo tenente governador bem como pelo Conselho executivo do Quebec que é responsável pela Assembleia Nacional de Quebec.


Primeiro Ministro[editar | editar código-fonte]

O Primeiro Ministro do Quebec é o chefe de governo. Ele é geralmente o chefe do partido político que detém a maioria das cadeiras na Assembleia Nacional do Quebec e é designado pelo tenente governador após a vitória de seu partido em uma eleição legislativa. Por tradição, deverá ser ele mesmo um deputado eleito da Assembleia Nacional. É responsável por dirigir o conselho de ministros bem como nomeá-los.

Desde 19 de setembro de 2012, o cargo de Primeiro-Ministro do Quebec é ocupado por Pauline Marois.


Conselho de Ministros[editar | editar código-fonte]

O conselho de ministros, ou Conselho executivo, é o corpo responsável pela tomada de decisões no governo. Compõe-se do primeiro ministro, ministros titulares de ministérios, ministros de Estado e ministros delegados. O conselho de ministro dirige a ação governamental e a administração pública, a aplicação da lei, dos regulamentos e das políticas.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]