Governorado de Aqaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wadi Rum

O Governorado de Aqaba (Árabe: العقبة al-‘Aqabah‎‎‎) é uma das províncias ou governorados da Jordânia, localizada ao sul de Amã, capital da Jordânia. Sua capital é a Aqaba. É a quarta maior governadoria na Jordânia por área e é classificado como o décimo mais populoso governorado. [1]

O porto no Mar Vermelho, em Aqaba, desempenha um papel importante na vida econômica da Jordânia e também com os turistas. A fronteira com a Jordânia e a Arábia Saudita funcionou originalmente a poucos quilômetros ao sul de Aqaba. Em 1965, o falecido rei Hussein trocou 12 km (7 milhas)para o valor de 6.000 km (3.700 milhas) da faixa costeira do deserto. O porto é o mais importante quanto à importação e exportação na Jordânia. O porto industrial encontra-se bem longe das praias e dos hotéis, para que as atividades turísticas não sejam afetadas.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade de Petra

A cidade de Aqaba foi habitada desde 400 aC, e é conhecido por Lawrence da Arábia e pela Batalha de Aqaba.

O maior tesouro arqueológico da região é a Petra. Petra fica na encosta oriental do Monte Hor, no Wādī ’Araba, uma seção do Grande Vale do Rift que se estende desde o Golfo de Aqaba, do Mar Vermelho ao Mar Morto.

Economia[editar | editar código-fonte]

Um trem vindo do porto de Aqaba

A área é agora também um dos importantes destinos turísticos da Jordânia, e atrai um número crescente de turistas estrangeiros, particularmente trekkers e alpinistas, mas também as pessoas com camelos ou de safári a cavalo ou simplesmente "excursionistas" de Aqaba ou Petra. A população da governadoria depende fortemente do turismo como uma importante fonte de renda. O porto de Aqaba é o único porto marítimo da Jordânia. Quase todo o comércio externo da Jordânia vem através de Aqaba. Durante a Guerra Irã-Iraque, o Iraque pôs o porto de Aqaba para seu comércio exterior.

Departamentos administrativos[editar | editar código-fonte]

Cidade de Aqaba, capital do governorado de Aqaba

Aqaba está dividido em três departamentos, de acordo com o artigo 15 do Sistema de Divisão de Administração do ano de 2000 pelo Ministério do Interior.[2]

Departamentos do Governorado de Aqaba
Departmento Nome em Árabe Subdivisões Centro Administrativo
1 Departmento Capital (Al-Qasabah) لواء قصبة العقبة inclui a cidade de Aqaba e três vilas próximas. Aqaba
2 Departmento de Wadi Araba قضاء وادي عربة inclui cinco vilas Al-Reeshah
3 Departmento de Al-Quwairah لواء المزار الشمالي inclui 15 vilas Al-Quwairah

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Censo Nacional da Jordânia
  2. Ministério do Interior