Gozan no Okuribi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Daimonji
Hidari Daimonji sem chamas

Gozan no Okuribi (五山送り火? Fogueiras cerimoniais das cinco montanhas, em tradução livre), mais comumente conhecido como Daimonji (大文字? literalmente "letra grande"), é um dos festivais icônicos de Quioto, Japão. É o ponto mais alto do festival O-bon em 16 de agosto, em que cinco fogueiras gigantes são acesas em montanhas cercando a cidade. Acredita-se que elas significam o momento quando os espíritos de membros mortos da família, que dizem visitar esse mundo durante o O-bon, estejam retornando ao mundo dos espíritos — daí o nome Okuribi (送り火? "fogo de envio", em tradução livre).

As origens do festival são obscuras, mas acredita-se que sejam antigas. Famílias específicas têm a tarefa hereditária de organizar toda a logística das fogueiras, e elas gastam muitas horas anualmente fornecendo trabalho voluntário para manter essa tradição.

Começando às 8 p.m., as fogueiras gigantes são acesas, cada uma com um formato distinto. Três das fogueiras formam caracteres chineses gigantes, e duas formam formatos familiares. Os caracteres, seus locais, significados, e hora de acendimento são:

  • Daimonji (大文字?): Daimonji-yama/Higashi-yama, Nyoigatake às 8:00 p.m.;
  • Myō/Hō (妙・法?), caracteres significando "darma maravilhoso" (referindo-se aos ensinamentos budistas): Matsugasaki, Nishi-yama/Higashi-yama às 8:10 p.m.;
  • Funagata (舟形? lit. "forma de barco"): Nishigamo, Funa-yama às 8:15 p.m.;
  • Hidari Daimonji (左大文字? lit. "letra grande esquerda"): Daihoku-san, Hidaridaimonji-san às 8:15 p.m.;
  • Toriigata (鳥居形? lit. "forma de torii"): Toriimoto, Mandara-san às 8:20 p.m..

O mais famoso — e o primeiro a ser aceso — é o caractere dai (? lit. "grande"), na Daimonji-yama (大文字山?) de Quioto. As outras quatro fogueiras são acesas em intervalos de cinco a dez minutos, e por volta das 8:30 p.m., todos os caracteres podem ser vistos. Cada fogueira dura cerca de trinta minutos.

O melhor local para ver o festival é do bairro de Nakagyō (中京区, Nakagyō-ku?), no centro da cidade. Muitos hotéis tem pacotes especiais para o Daimonji, e por certo preço, pode-se ver todas as cinco fogueiras. Muitas pessoas também gostam de ir ao Rio Kamo, entre as ruas Sanjo e Imadegawa, para uma excelente vista das fogueiras iniciais.

大文字法妙舟形

Latitude e longitude[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Gozan no Okuribi