Grêmio Esportivo Pedro Osório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GEPO
Nome Grêmio Esportivo Pedro Osório
Torcedor(a)/Adepto(a) gepeano
Fundação 21 de março de 1943
Estádio Nathálio Herter
Capacidade 1.500
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Grêmio Esportivo Pedro Osório, popular mente conhecido no estado do Rio Grande do Sul como "GEPO" é um clube de futebol da cidade brasileira de Tupanciretã. Suas cores são o preto e o branco. Seu estádio, o Nathálio Herter tem capacidade aproximada para 1.500 pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado no dia 21 de março de 1943 e tem como seu maior rival, o E.C. Gaúcho.

As participações do GEPO em competições profissionais da FGF iniciaram nos anos 1950[1], não muito tempo depois da formação do clube. Em 1952, 1953, 1954 e 1957, o alvinegro de Tupanciretã disputou a Segunda Divisão, sem muito sucesso, geralmente integrando um grupo com as equipes de Cruz Alta.

Posteriormente, entre os anos 1970 e 1980[2], o GEPO voltou ao futebol profissional. A reestreia profissional do clube foi na Copa Cícero Soares de 1974. Depois, a equipe retornou na Copa do Governador de 1976. Embora a participação nas copas não tenha sido muito bem sucedida, a ela se seguiu o período mais estável do GEPO como profissional, com aparições constantes entre 1978 e 1985. Na Segundona de 1978[3], o clube esteve a um ponto de conquistar a vaga para a elite estadual. No ano seguinte, o time voltaria a disputar o octogonal final da Segunda Divisão, mas ficaria mais distante do acesso.

Em 1980, o GEPO ingressa na recém criada Terceira Divisão e chega até as finais. Embora tenha sido facilmente superado pelo Igrejinha, a campanha garantiu o acesso do clube de volta à Segundona, onde permaneceria nas duas temporadas seguintes.

Em 1983, o GEPO não disputou competições oficiais, mas retornou em 1984 para a Segunda Divisão. Em 1985, a Terceirona foi novamente instaurada e para lá foi, mais uma vez, a equipe de Tupanciretã. Nessas últimas temporadas, o GEPO nunca mais esteve tão perto de ser bem sucedido como em 1978.[4]

O GEPO segue existindo como time amador. Em 2013, o GEPO chegou a aparecer numa lista da FGF de clubes que participariam da Segundona daquele ano, o que acabou não ocorrendo.[5]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.