Grêmio Esportivo Osasco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Grêmio Osasco)
 Nota: Se procura clube comprado pelo Grêmio Osasco, veja Grêmio Osasco Audax.
Grêmio Osasco
Grêmio Esportivo Osasco
Nome Grêmio Esportivo Osasco
Alcunhas Osasco
GEO
Lobos Vermelhos
Mascote Gladiador Romano
Principal rival Grêmio Barueri
Osasco Audax
Oeste
Fundação 17 de dezembro de 2007 (16 anos)
Estádio José Liberatti
Capacidade 17 430 pessoas
Proprietário(a) Mário Teixeira[1]
Presidente Ana Paula Viana
Treinador(a) Leonardo Vitorino
Patrocinador(a) EMS
Material (d)esportivo Moype Sports
Competição Licenciado
Website Instagram
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Grêmio Esportivo Osasco, conhecido como GEO, ou também Grêmio Osasco, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Osasco, estado de São Paulo. Foi fundado em 17 de dezembro de 2007 e suas cores são verde, vermelho e branco.

História[editar | editar código-fonte]

O futebol osasquense sempre teve vários representantes do futebol profissional paulista, como o "Grêmio Água Branca Futebol Clube", "Associação Atlética Floresta", "Independência Esporte Clube", "Associação Atlética Osasquense", "União Esportiva Rochdale" e "Monte Negro Futebol Clube" (atual Osasco Futebol Clube). No ano de 2000, foi criado o Esporte Clube Osasco (ECO), e logo no primeiro ano foi campeão da então série B1 (5ª divisão). Preservando a maioria do plantel, o ECO foi bicampeão em 2001 da série B (4ª divisão), subindo para a A3. Em 2002 quase subiu para a A2. Depois disso, o ECO batalhou para não mais cair.

Após o afastamento do ECO (Esporte Clube Osasco) das competições oficiais de futebol do Estado de São Paulo, a cidade de Osasco ficou sem um representante oficial no futebol paulista. Indignados com a situação, cinco moradores da região e ex-torcedores do ECO decidiram fundar um novo clube de futebol para defender a cidade dentro de campo. Após alguns encontros e muita conversa, no dia 17 de dezembro de 2007 foi fundado o Grêmio Esportivo Osasco.[2] Assim nasceu o Grêmio Esportivo Osasco, sua inscrição foi homologada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em janeiro de 2008.

Nestes três anos de história, o clube alcançou a glória de dois acessos seguidos (Série B/2008 e Série A3/ 2009), mas também conheceu a tristeza do rebaixamento acontecido na Série A2/ 2010. Em seu primeiro torneio disputado oficialmente, na Série B do Campeonato Paulista de 2008, surpreendendo até o mais fanático dos seus torcedores, a equipe, treinada na época pelo técnico Toninho Moura, conseguiu o acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista juntamente com Campinas, Batatais e Pão de Açúcar. Em seu segundo ano de existência, o clube de Osasco já começava a escrever um capítulo da sua curta história no futebol de São Paulo.

Série A3 - Tempos de ouro[editar | editar código-fonte]

Em 2009, a disputa da Série A3 já era uma realidade no Grêmio Osasco. No entanto, a equipe entrou na competição com pouquíssimo favoritismo para conquistar uma das vagas na Série A2 de 2010, mas surpreendendo a todos novamente, na primeira fase, mais uma campanha surpreendente, já que, das 20 equipes participantes, o Grêmio Osasco terminou com a terceira melhor colocação e garantiu-se na segunda fase do torneio, ficando atrás apenas de Votoraty e do próprio Pão de Açúcar. Embalada pelo ótimo desempenho na primeira etapa da competição, a equipe comandada pelo técnico André de Oliveira entrou para a segunda fase como a grande surpresa da Série A3, e não decepcionou. Após eliminar clubes como XV de Piracicaba e Penapolense, o time de Osasco chegou à final do torneio contra o Votoraty. A equipe não conseguiu combater a forte equipe do Votoraty ficando com o vice-campeonato, mas o seu acesso a Série A2 estava garantido.[3]

O primeiro rebaixamento e a volta por cima[editar | editar código-fonte]

No ano de 2010 a equipe osasquense conheceu seu primeiro revés. A diretoria se empenhou em angariar parceiros para a disputa da dificílima Série A2, mas os apelos foram em vão. Sem patrocínio, montou uma equipe guerreira, mas que não conseguiu se acertar dentro de campo. Mesmo com toda a garra demonstrada, em dezenove partidas a equipe conheceu quinze derrotas, três empates e apenas uma vitória. Anotou dezoito gols e sofreu quarenta e seis. Terminou na última colocação e foi automaticamente rebaixada.

Mas no segundo semestre o clube conseguiu se reestruturar, firmou uma parceria com a Ponte Preta para disputar o Campeonato Paulista em duas categorias de base (Sub15, Sub17) e também teve uma boa atuação no Sub20.

O clube também promoveu a 1a. Copa Cafu de Futebol Sub17, que homenageou o jogador Marcos Evangelista de Moraes, o Cafu, capitão da Seleção Brasileira na conquista do penta campeonato. O torneio foi um sucesso, com a participação de outras cinco equipes, além do Grêmio Osasco.[4]

Em 2011, a equipe até tentou a volta a Série A2, mas não conseguiu o feito e em 2012, voltará a disputar a Série A3 em busca do retorno a Série A2.

No dia 6 de maio de 2012, a equipe conquistou uma das vagas de acesso a Serie A2, após vencer o Juventus por 3 a 1 e terminar a fase semifinal como o primeiro colocado do grupo 3. O Grêmio Osasco ainda disputou o título da Série A3 contra o Rio Branco de Americana, primeiro colocado do grupo 2 e sagrou-se vice-campeão.

Temporada 2013 e a Compra do Audax[editar | editar código-fonte]

Em 2013 o Grêmio Osasco disputou a Série A2 e começou bem até que na reta final da competição a equipe começou a tropeçar e sendo eliminado na primeira fase em 11° lugar.

No dia 22 de setembro de 2013, a diretoria do Grêmio Osasco comprou o Osasco Audax e Audax Rio de Janeiro Esporte Clube,[5] e passou a ser comandado por uma única diretoria, o detalhe que quanto o Audax Osasco que na época era da capital, quanto a equipe do Rio de Janeiro conquistaram o acesso ou já estavam na primeira divisão de seus estaduais.

Na Copa Paulista daquele ano Grêmio Osasco e Audax-SP se enfrentaram na Semifinal da competição com o time até então da Capital levando a melhor nos pênaltis, após empate nas duas partidas, o jogo era visto como "clássico dos irmãos" já que ambos os clubes começaram a pertencer do mesmo dono.

Temporada 2014 e início da decadência[editar | editar código-fonte]

No início da temporada, agora com a diretoria comandando o Audax-SP e Audax- RJ, o Grêmio Osasco acabou virando um "time B" para essas equipes o que acabou que a torcida fez diversos protestos contra a diretoria, pois todos os jogadores de destaque do GEO foram atuar nos Audax que jogavam as primeiras divisões de seus estaduais.

Na Série A2, com jogadores do Sub-20, o time fez uma péssima campanha, ficando em 18° com apenas 4 vitórias e acabou sendo rebaixado para a Série A3, único momento de "felicidade" da torcida foi que durante a competição já nas últimas rodadas o Grêmio Osasco iria enfrentar o rival Grêmio Barueri em Osasco e debaixo de muita chuva, o time Osasquense derrotou os Baruerienses por 2a1 e sacramentou o rebaixamento de seu rival.

Já no segundo semestre daquele ano pela Copa Paulista de 2014 o GEO foi eliminado na primeira fase com apenas 4 vitórias em 14 jogos.

Único momento de alta no clube, foi pelo Campeonato Paulista de Futebol - SUB-20 que na temporada o Grêmio Osasco foi vice-campeão, após empate nos 2 jogos das finais, seu adversário Corinthians venceu nos pênaltis o GEO no CT Parque São Jorge e ficou com o título do Estadual.

Temporada 2015 Até 2018[editar | editar código-fonte]

Na temporada 2015 o GEO fez uma campanha satisfatória na primeira fase da Série A3 e se classificou em 8°,mas sendo eliminado já na segunda fase com apenas 2 empates.

Na temporada 2016 o GEO disputou a Série A3 ficando apenas em 9° colocado, mas o que marcou nesta edição foi a Goleada que o Grêmio Osasco aplicou para cima do seu rival Grêmio Barueri por 8x0 em plena Arena Barueri .

Já nas temporadas de 2017 e 2018 a equipe jogou a Série A3, disputando apenas contra o rebaixamento. De 2015 até 2018, o GEO não disputou a Copa Paulista, já que para a diretoria, o time era apenas um "time B" para as franquias do Audax.

Fim da Gestão Audax e a Venda do GEO ao grupo EMS[editar | editar código-fonte]

Ainda em 2018, O Osasco Audax fez uma péssima campanha na Série A2 e caiu para Série A3, onde o Grêmio Osasco também disputaria em 2019. Na época todos torcedores esperavam o clássico acontecer naquele ano, porém nas regras da Federação Paulista de Futebol , equipes do mesmo proprietário não podem competir a mesma divisão de seus torneios, assim como aconteceu em um caso recente em 2019 que o RB Brasil comprou o Red Bull Bragantino [6] nessa situação rebaixou o RB Brasil para a Série A2 pelo fato da empresa de energéticos priorizar o Bragantino e no caso do Grêmio Osasco seria o mesmo. A diretoria injetava mais dinheiro no Audax e acabaria priorizando eles e o Grêmio Osasco acabaria prejudicado sendo rebaixado automaticamente a última divisão estadual.

A torcida osasquense ficou em cima do caso e a diretoria decidiu colocar o clube a venda em espécie de leilão. O comprador foi o a empresa de medicamentos EMS que passaria a administrar o clube, valores não foram divulgados da transação. Com a nova gestão, o clube garantiu sua vaga na Série A3 do Paulistão 2019.

ÚLTIMA TEMPORADA NO PROFISSIONAL[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Osasco entrou em campo pela Série A3 do Paulistão em 2020 com um time Sub-23 e fez uma campanha fraca , conquistou apenas 12 pontos e foi rebaixada para a quarta divisão Paulista, retornando depois de 12 anos a última divisão.

Com o rebaixamento, O GEO não teve o direito de disputar a Copa Paulista no segundo semestre e ficou por isso e até os dias de hoje, foi sua última participação no profissional já que em 2021 o time não entrou mais em campo.

FIM DA GESTÃO EMS E O RETORNO DO AUDAX[editar | editar código-fonte]

Com as dificuldades que a Pandemia de COVID-19 trouxeram, o grupo EMS deixou de investir no clube, e o Audax passou a ter os direitos do GEO novamente, porém como o Audax também passava por dificuldades, decidiu em não inscrever o clube na bezinha.

ERA TFE[editar | editar código-fonte]

O GEO Ficou sem disputar nenhuma partida no primeiro semestre de 2021 , por conta das dificuldades do Audax, com isso o TFE Assessoria Esportiva fez uma parceria para dirigir o GEO, inicialmente nas categorias de base.

TEMPORADA 2023[editar | editar código-fonte]

O departamento de futebol profissional do GEO está desativado desde 2021 e a gestão TFE da base, tentou inscrever o clube no Paulistão Sub-23 2023 (profissional), chegou a anunciar em suas redes sociais que o clube voltaria a campo, mas por algum motivo não informado, os gestores do Audax barraram a inscrição e o clube segue só nas categorias de base.

Na temporada 2023, o Grêmio Osasco irá disputar o Paulistão nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

Estádio[editar | editar código-fonte]

O Estádio Municipal Prefeito José Liberatti está localizado no município de Osasco, São Paulo, Brasil.

Foi inaugurado pelo Prefeito Celso Antonio Giglio em 26 de Dezembro de 1996 e tem capacidade para 12.430 pessoas.[7] O primeiro gol foi marcado por Sérgio Manoel (Palmeiras), durante o primeiro jogo no local, que foi entre Palmeiras 1x0 Corinthians.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Jogador
Brasil Gabriel Miotti
Brasil Jeferson Romário
Brasil Vinícius
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Bruno Matavelli Z
Brasil Guilherme Bernardinelli Z
Brasil Jeferson Siqueira Z
Brasil Lucas Carvalho Z
Brasil Lucas Adão LD
Brasil Nerylon LD
Brasil Dudu Mazão LE
BrasilGuiné Equatorial Willian LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Kláuber V
Brasil Maurício V
Brasil Nildon V
Brasil Rubens V
Brasil Zé Gabriel V
Brasil Acácio M
Brasil Dieguinho M
Brasil Henrique M
Brasil Guilherme Tossini M
Brasil Mococa M
Atacantes
Jogador
Brasil Cecel
Brasil Laércio
Brasil Léo Ribeiro
Brasil Róbson
Brasil Téo
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Leonardo Vitorino T

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Aumento Promovido à divisão superior
Baixa Rebaixado à divisão inferior
Inativo Licenciamento no ano seguinte
Participações em 2020
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Série A2 3 11º colocado (2013) 2010 Baixa e 2013-2014 Baixa 2
Série A3 9 Vice-campeão (2009 e 2012) 2009 Aumento, 2011-2012 Aumento e 2015-2020 Baixa 2 1
Segunda Divisão 1 4º colocado (2008) 2008 Aumento 1
Copa Paulista 6 Semifinais (2013) 2009, 2011-2014 e 2019

Últimas dez temporadas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Temporadas do Grêmio Osasco
Últimas dez temporadas do Grêmio Esportivo Osasco
Brasil Nacionais Internacionais São Paulo Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011 D Não classificado A3 1F
2012 D Não classificado A3 QF
2013 D Não classificado A2 11º SF
2014 D Não classificado A2 19º 1F
2015 D Não classificado A3
2016 D Não classificado A3
2017 D Não classificado A3 13º
2018 D Não classificado A3 13º
2019 D Não classificado A3 13º 1F
2020 D Não classificado A3 15º
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana

Mascote[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Esportivo Osasco teve suas cores em homenagem ao fundador da cidade Antonio Agu que era de origem Italiana. Quando o Chargista Maglor (Thiago Peres Smargiassi) soube desta informação, teve a ideia de mais uma vez homenagear o Fundador criando o mascote como um Soldado Romano.

O conceito é simples. O Grêmio Esportivo Osasco teve em dois anos de história dois acessos, mostrando-se um time lutador e destemido. Os Romanos além de simbolizar os guerreiros mais bravos da história, levam consigo a origem Italiana, assim como o Grêmio Esportivo Osasco. O mascote foi oficializado pelo clube no dia 4 de outubro de 2011.

Referências

  1. «Folha:Proprietário do Audax terá times nas quatro divisões do Paulista». 23 de março de 2014. Consultado em 19 de janeiro de 2020 
  2. «História do GEO» 
  3. «Os acessos do GEO» 
  4. «O Primeiro Revés» 
  5. «Grêmio Osasco adquire Audax e 'compra' vaga na elite paulista». Consultado em 4 de janeiro de 2014. Arquivado do original em 21 de setembro de 2013 
  6. https://www.ge.globo.com/google/amp/sp/vale-do-paraiba-regiao/futebol/noticia/no-comando-do-bragantino-red-bull-opta-por-manter-rb-brasil-e-vai-disputar-a-serie-a2-paulista.ghtml  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  7. «CNEF da CBF» (PDF). Site Oficial da CBF. Consultado em 9 de março de 2012. Arquivado do original (PDF) em 8 de outubro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Grêmio Esportivo Osasco
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.