Graças

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Graças
As três Graças
(detalhe de A Primavera de Botticelli)
Deusas da Concórdia
Deusas dos Banquetes
Deusas de Prosperide
As Deusas Afortunadas
Morada florestas
Cônjuges Hefesto e Hypnos
Pais Afrodite e Dionísio, ou Zeus e Eurínome
Romano equivalente Abundância e Fortuna

Na mitologia grega, Graças ou Cárites (singular Cáris, do grego antigo Χάρις; no plural, Χάριτες, translit. Cárites, 'Graças') são as deusas do banquete, concórdia, encanto, gratidão, prosperidade famíliar e sorte, ou seja as graças. Eram consideradas filhas de Zeus com Eurínome. Homero escreveu que elas faziam parte da comitiva de Afrodite, assim as Graças passaram também a ser consideradas filhas da Deusa do Amor com Dionísio. Dotadas de beleza e virtudes, eram acompanhantes de Afrodite e Hera e dançarinas das festas no Olimpo. Também se identificavam com as primitivas musas, em virtude de sua predileção pelas danças corais e pela música. Ao que parece, seu culto se iniciou na Beócia, onde eram consideradas deusas da vegetação.[1]

O nome de cada uma delas varia nas diferentes lendas. Na Ilíada de Homero aparece uma só cárite, Aglaia. Apesar das variações regionais, o trio mais frequente é:

Embora pouco relevantes na mitologia greco-romana, a partir do Renascimento as Graças se tornaram símbolo da idílica harmonia do mundo clássico. Nas primeiras representações plásticas, elas apareciam vestidas. Mais tarde, contudo, foram representadas como jovens desnudas, de mãos dadas. Esse modelo, do qual se conserva um grupo escultórico da época helenística, foi o que se transferiu ao Renascimento e originou quadros célebres como A primavera, de Botticelli (14451510), e As três Graças, de Rubens (1577 - 1640).

As Três Graças, por Peter Paul Rubens
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Graças
As Três Graças por Carle Van Loo. As Graças foram muito representadas por artistas famosos depois do Renascimento. Normalmente, como três jovens nuas, dançando.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.