Grachi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grachi
Grachi - A Vida é Maravilhosamente Mágica (PT)
Grachi - Uma Vida de Pura Magia (BR)
Grachi
Póster da segunda temporada
Informação geral
Formato Telenovela
Criador(es) Mariela Romero
Elenco Isabella Castillo
Andrés Mercado
Kimberly Dos Ramos
Sol Rodríguez
Lance Dos Ramos
Mauricio Henao
Maria Gabriela de Faría
Rafael de la Fuente
País de origem  Estados Unidos
Idioma original espanhol
Temporadas 3
Episódios 205
Produção
Tema de abertura " Baila Grachi" e "Baila Grachi Remix" , por Isabella Castillo,
Tema de encerramento "Baila Grachi" por Isabella Castillo (1° Temp),

"Magia" por Isabella Castillo, Maria G. de Faría e Kimberly Dos Ramos (2 ° Temp), "Almas en dos" por Isabella Castillo (3 ° Temp)

Exibição
Emissora original Nickelodeon Latinoamérica Paramount+
Formato de exibição Alta definição
Transmissão original 2 de maio de 201110 de maio de 2013
Cronologia
Sueña Conmigo
Miss XV
Programas relacionados "Every Witch Way"

Grachi é uma telenovela juvenil latino-americana original da Nickelodeon, criada por Mariela Romero, também criadora da telenovela juvenil Isa TKM. A telenovela foi protagonizada pela atriz cubana Isabella Castillo e o ator colombiano Andrés Mercado. A telenovela foi gravada em Miami, Estados Unidos, sendo a primeira produção da Nickelodeon Latino-americana a ser gravada fora da América Latina, e também a primeira a ser gravada em alta definição. Sua estreia oficial em Latino-americana foi em 2 de maio de 2011 e no Brasil sua estreia oficial ocorreu em 5 de março de 2012[1] e em Portugal ocorreu em 21 de janeiro de 2013. A segunda temporada estreiou em 27 de fevereiro de 2012 na América Latina e no Brasil a estreia ocorreu em 27 de agosto de 2012 e a terceira temporada estreiou em 4 de março de 2013 e no Brasil em 3 de junho de 2013.

Isabella Castillo, Andrés Mercado, Kimberly Dos Ramos, Sol Rodríguez, Lance Dos Ramos e Mauricio Henao interpretam os papéis principais na primeira temporada da produção. Na segunda temporada, Henao sai do elenco principal, mas acaba voltando, entram Maria Gabriela de Faría e Willy Martin, que foram colegas em Isa TKM e Isa TK+. No Ultimo episódio da 2° Temporada, Danilo Carrera entra para o elenco e a produção ganha uma nova temporada, com novos personagens. A atriz Kimberly Dos Ramos sai do elenco, e não participa da 3° Temporada. Depois de seu término, a telenovela inspirou uma sitcom norte-americana intitulada Every Witch Way. Grachi entrou no novo serviço da ViacomCBS Paramount+ em 2021 com suas 3 temporadas[2]

Antecedentes e contexto[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Isa TKM e Sonha Comigo

Em 29 de setembro de 2008, estreou a telenovela Isa TKM, parceria entre a Nickelodeon e a Sony, e criada também por Mariela Romero. A novela foi exibida no Brasil sete meses depois, em 6 de abril de 2009, através da Nickelodeon. Também foi exibida pela Rede Bandeirantes.[3] Dois anos depois da estreia original, e após a exibição de Isa TK+, estreou a telenovela Sonha Comigo, que estreou em 23 de agosto de 2010, e foi a antecessora de Grachi.

Produção e filmagem[editar | editar código-fonte]

Miami, Flórida, a principal locação de Grachi.

Grachi é produzida pela Nickelodeon latino-americana e Aisha Enterprises e filmada em Miami, Flórida. Solange Rivero, produtora executiva, baseou-se nos personagens de Mariela Romero para poder criá-la. Houve também produção adicional de Comarex, dos Estados Unidos. A filmagem utilizou também de recursos 3D.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1.ª temporada (com 74 episódios)[editar | editar código-fonte]

A jovem Graciela (Grachi), acaba de chegar à Cidade Encantada, a garota logo faz amizade e conhece Matilda. Ela começa a estudar no Escolarium, onde conhece Daniel, Mecha e os Tubarões - Equipe de natação do colégio. Através de Cussy, a secretária da escola que também é bruxa, Grachi descobre que tem poderes e que é uma bruxa, mas Grachi não é a única bruxa, Matilda também é uma e os seus poderes se manifestam constantemente. Matilda descobre tudo isso sozinha depois que rouba um livro mágico da casa de Grachi e o usa para impedir que a mesma namore seu ex-namorado, Daniel, mas os problemas realmente aparecem depois que a diretora da escola tenta roubar os poderes de Grachi e agora ela terá que lutar para proteger seus poderes e amigos. Ao mesmo tempo terá de viver como uma garota normal e decidir quem serão seus amigos ou inimigos.

2.ª temporada (com 81 episódios)[editar | editar código-fonte]

Depois das férias, Grachi e a turma retornam ao Escolarium, mas com os novos estudantes Mia e Léo. Matilda se recusa a retornar às aulas por conta de ter perdido seus poderes. Matilda e Diego estão namorando e eles e as panteras terão que aguentar a patricinha, que nem imagina que seus poderes estão mais perto do que nunca: com sua mãe Úrsula. Mia faz amizade com Grachi que revela ser bruxa. Mia também se sente atraída por Daniel e está disposta a lutar por ele. Esse ano vai ser longo, com novos desafios, conflitos e emoções.

3.ª temporada (com 50 episódios)[editar | editar código-fonte]

Grachi entra na E.D.B, a famosa "Escola de Bruxos", onde conhece Axel um bruxo mal por qual Grachi compartilha sonhos sobre um misterioso colar e se sente estranhamente atraída por ele, descobrindo assim seu lado bom e lado ruim. Grachi também conhece outros bruxos e reencontra um velho amigo, Tony. A obsessão do bruxo por Grachi cresce cada vez mais, a ponto de ele lançar um feitiço de amor na bruxa. Mas o perigo está mais perto do que Grachi imagina quando seu clone malvado retorna para se vingar e tomar o lugar da "escolhida" original - Poderá o amor de Daniel salvar Grachi de seus próprios poderes?

Prévia[editar | editar código-fonte]

Uma História Maravilhosamente Mágica

Uma História Maravilhosamente Mágica foi um programa especial que apresentou uma prévia da novela, estreando em 28 de abril de 2011 na América Latina,[4] e foi reprisado 4 dias depois,antes da estreia oficial da novela em 2 de maio de 2011.Nesta prévia são apresentados os bastidores da telenovela e é apresentado o elenco completo da série.A prévia foi apresentada no Brasil em 2 de março de 2012,antes da exibição do primeiro capítulo.

Aproveitando o sucesso estrondoso da primeira temporada,a Nickelodeon produziu dois capítulos extras da novela em que o foco eram histórias especiais em que envolviam personagens muito populares da série. Mesmo apresentando diversas cenas que foram cortadas dos 75 capítulos da primeira temporada,estes episódios não podem ser considerados dentro da sequência da novela.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Estreia original (Latinoamérica) Estreia original (Brasil) Estreia original (Portugal)
Estreia Final Estreia Final Estreia Final
1 75 2 de maio de 2011 11 de agosto de 2011 5 de março de 2012 14 de junho de 2012 21 de janeiro de 2013 2 de maio de 2013
2 81 27 de fevereiro de 2012 18 de junho de 2012 27 de agosto de 2012 17 de dezembro de 2012 TBA TBA
3 50 4 de março de 2013[5] 10 de maio de 2013 3 de junho de 2013 9 de agosto de 2013 TBA TBA

Reprises[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada entre 2012 e 2013 no extinto canal Nickelodeon HD com a transmissão da primeira e segunda temporada, sua terceira temporada foi reprisada em 2014 no mesmo canal.

Foi reprisada pela segunda vez em 2013 nas madrugadas da Nickelodeon, desta vez apenas a sua primeira temporada.

Foi reprisada pela terceira vez na Nickelodeon de 01 de junho de 2020 à 11 de setembro de 2020 com os 74 episódios da primeira temporada e especial Kanay, sendo substituída no dia 14 de setembro de 2020 por "Eu Sou Franky". Para promover esta reprise, parte do elenco de Grachi se reuniu no dia 28 de maio às 18 horas da noite (Horário de Brasília) para a realização de um live.[6]

Capítulos Especiais[editar | editar código-fonte]

Grachi Apresenta: Kanay

O primeiro especial a ser produzido foi Grachi Apresenta: Kanay. Apesar de apresentar diversas cenas que foram deletadas da temporada. A história se foca na relação de amizade dos personagens Churi Kanay e Diego Forlán com os seus respectivos poderes. O elenco principal da série não participa do episódio e também nem um dos personagens é mencionado durante os diálogos Ele foi escrito por Catharina Ledeboer e dirigido por Arturo Manuitt Aguirre. O capítulo estava previsto para ir ao ar no Brasil durante a exibição da última semana da primeira temporada da novela, o que acabou não acontecendo. Todavia, ele esteve disponível no catálogo da Netflix como o capítulo de número 75 da primeira temporada.

Este especial só veio a ser exibido de forma inédita na Nick apenas 8 anos depois de sua exibição original em 2020 na sua terceira reprise.

Matilda em Quero os Meus 16

É o segundo capítulo especial da telenovela escrito por Catharina Ledeboer e Mariana Palos. Aproveitando a popularidade da vilã Matilda, os autores decidiram que ela merecia um capítulo especial. Este capítulo mostra a participação da personagem em um reality show fictício chamado Quero Meus 16, como participante do programa ela deve passar por situações extremas para ganhar a sua festa de 16 anos. A sua primeira exibição foi em 25 de agosto de 2011,na Nickelodeon América Latina. Este capítulo foi protagonizado por Kimberly Dos Ramos e teve a participação de outros atores do elenco fixo da série, além das participações especiais de Carlos Santos e Alejandro Carrión, como o apresentador do programa. Em alguns países ele é considerado o capítulo 76 e final da primeira temporada. Isto também aconteceu no Brasil em que ele foi o escolhido para encerrar a exibição da primeira temporada da novela em 21 de junho de 2012.

Compilação Musical[editar | editar código-fonte]

A Vida é Maravilhosamente um Musical

Este capítulo é uma compilação especial de todos os videoclipes das duas primeiras temporadas da novela, somadas a alguns números musicais que foram ao ar neste capítulo. Estes videos e performances foram apresentados pelo elenco principal da novela que contou algumas curiosidades e situações dos bastidores da novela. Entre os musicais apresentados estão Magia, La Estrella Soy Yo, Somos Las Panteras, entre outros. O capítulo foi excluído na versão brasileira da novela e nem esteve na versão que foi disponibilizada no catálogo da Netflix para esse mercado.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Tipo Cor do Efeito Temporadas
1 2 3
Isabella Castillo Graciela "Grachi" Alonso Bruxa Rosa Protagonista
Andrés Mercado Daniel Esquivel Humano/Bruxo (Graças aos poderes da Matilda) Verde Protagonista
Kimberly Dos Ramos Matilda Román Bruxa Verde Antagonista
Willy Martin Leo Martínez Humano/Eletrocinético Raios azuis Antagonista Protagonista
María Gabriela de Faría Mía Novoa Bruxa Rosa/Vermelho(2 ° Temp/Final) Antagonista convidada Antagonista
Rafael de Fuente Diego Forlán Kanay Azul Claro Secundário Co-Protagonista Principal
Sol Rodríguez Mecha Estevez Guardiã Co-Protagonista Principal
Lance Dos Ramos Chema Esquivel Humano Co-Protagonista Principal
Danilo Carrera Axel Vélez Bruxo Laranja Avermelhado Antagonista Convidado Co-Antagonista Principal
Jesús Neyra Manú Copas Vermelho Co-Antagonista
Mauricio Hénao Tony Gordillo Azul Claro (2 ° Temp)

Amarelo (3° Temp)

Co-Protagonista Participação
Sharlene Taule Katty Humana Co-Antagonista
Alexandra Pomales Betty Co-Antagonista
María del Pilar Pérez Dotty Co-Antagonista

Secundários[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Tipo Cor do Feitiço Temporadas
1 2 3
Katie Barberi Úrsula Román Alonso Bruxa Impotente Laranja Pálido Secundária
Ramiro Fumazoni Francisco Alonso Humano Secundário
Raquel Rojas Rosa Forlán Humana/Bruxa - "Outro Mundo" Branco Azulado Secundária
Ana Carolina Grajales Valeria Rôbo/ Humana Estelar
Amaya Vélez Bruxa Branco Estelar
Angela Rincón Silvia Humana/Bruxa - "Outro Mundo" Secundária
Wendy Regalado Lucía Humana/Bruxa - "Outro Mundo" Secundária
Guilherme Apollonio Guillermo Humano Secundário
Yony Hernandez Carlos Secundário
Carlos Arrechea Sebastián Secundário
Manuel Carrillo Ricardo Esquivel Secundário
Cristian Campocasso Luis Esquivel Secundário
Francisco Chacín Fernando Gordillo Terciário
Nicole Apollonio Diana Terciário
Virginia Nuñez Kim Kanay Churikanay "Kanay" Azul Claro Convidada
Margarita Cordova Madre de Leo Humana Terciária
Marisol Calero Alba de la Isla Bruxa Verde Secundária
Gledys Ibarra Professora Mirna Verde Amarelado Secundária
Natasha Domínguez Maria Graciela "Maggie" de la Isla Rosa Secundária
Álex Hernández Francisco "Frankie" Alonso Humano Secundário
Ed Molina El Tín Guardião do Buraco Negro Azul Claro (Raio Bibolar) Secundário
Luis Fernando Sosa Chaumen Humano Secundário
Carlos Acosta Erick Velez Bruxo Azul Pálido Antagonista
Álvaro Azza Professor da EDB Terciário
Alex Rosguer Miguel Humano Antagonista Secundário
Adriana Cataño Cristina de Esquivel Humana Secundária
Evaluna Montaner Melanie Esquivel Secundária
Andrés Cotrino Roberto Esquivel Humano Secundário
Marisela González Lolo Guardiã Secundária Convidada
Alexandra Pomales Betty Humana Secundária
Liannet Borrego Cussy Canosa Bruxa Rosa (Raio Bibolar) Secundária
Lino Martone Julio Bruxo Impotente Secundário
Martha Pabón Sra. Diretora Bruxa Laranja Antagonista Principal
Gabriela Guevara Marta Humana Secundária
Erika Navarro Verónica Secundária
Elizabeth Lazo Carolina Secundária
William Valdes Sibilo Bruxo Azul Antagonista
Jesús Licciardelo Eduardo Humano Terciário
Ana Apollonio Mamá de Guillermo Terciária
Yosvany Morales Professor de Química Humana Terciário
Carlos Santos Alejandro Carrión Humano Convidado
Paloma Marquez Professora Isadora Humana Terciária
Laura Piquero Viviana Secundária
Juan Pablo Llano Ignacio "Nacho" Novoa Humano Secundário
Diana Osorio Alejandra Forlán Humana Secundária
Silvana Arias Ivis Bruxa do Conselho Roxo Escuro (Raio Bibolar) Secundária
Wanda D'Isidoro Priscila Verde Água (Rai Bibolar) Secundária
Paulina Galvez Athena Bruxa do Conselho/Ex-Bruxa do Conselho Vermelho Antagonista Principal
Laura Ferretti Demetria Bruxa Laranja e Roxo (Raio Bibolar) Terciária

Músicas[editar | editar código-fonte]

Volume Título Data de lançamento Discografia Formatos Extras
1 Grachi: La Vida es Maravillosamente Mágica Latinoamérica: 7 de junho de 2011
Brasil: 7 de junho de 2012
EMI CD, descarga digital
2 Grachi: La Vida es Maravillosamente Mágica, Volume 2 Latinoamérica: 11 de abril de 2012
Brasil: 30 de junho de 2012
Nickelodeon Records CD, descarga digital
  • vídeos de Grachi: El Show en Vivo

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de julho de 2020, sem nenhum motivo aparente e sem aviso prévio, a reprise foi suspensa em toda a América do Sul, exceto no Brasil e no México, onde a reprise continuou normalmente até o capítulo 75. Este acontecimento revoltou diversos telespectadores em seus respetivos países.

A Nickelodeon exibiu no fim da reprise de 2020, no dia 11 de setembro de 2020 um capítulo especial da novela, destacando as atribuições e poderes do personagem Diego (Rafael de La Fuerte), porém o episódio foi recheado de falhas técnicas, o capítulo começou em espanhol, passou boa parte do tempo nesse idioma, até que de forma abrupta a Nickelodeon começou a exibir o áudio em português, porém voltando ao começo do episódio, passando cenas que já haviam sido exibidas em outro idioma. Este tipo de erro está bem recorrente, falhas técnicas também já aconteceram nas exibições de "Kally's Mashup" em 2018 e "Noobees" em 2019.

Referências

  1. «Nova série adolescente do Nickelodeon mistura números musicais e mágica». Folha de S. Paulo. 5 de março de 2012. Consultado em 2 de setembro de 2022 
  2. https://twitter.com/paramountplusbr/status/1370032779870810119?t=wiXkrmcr6Yv8HuugjCKVMg&s=19
  3. «"Isa TKM" estreia em quinto lugar na Band :: NaTelinha». web.archive.org. Consultado em 19 de abril de 2012. Arquivado do original em 23 de outubro de 2009 
  4. http://television.com.ar/diario-online/tv-paga/121160/nickelodeon-estrena-grachi/
  5. «Grachi 3 Temporada Estreno Marzo de 2013». 8 de setembro de 2012. Consultado em 15 de setembro de 2012 
  6. «Nickelodeon reprisará Grachi a partir de Junho». 22 de maio de 2020. Consultado em 22 de maio de 2020 

Filme[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Grachi