Graham Gouldman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Graham Gouldman
Informação geral
Nome completo Graham Keith Gouldman
Nascimento 10 de Maio de 1946 (68 anos)
Salford, Inglaterra
 Reino Unido
Gênero(s) Soft rock, Pop
Instrumento(s) Guitarra, Baixo
Período em atividade 1963 - atualmente
Gravadora(s) Mercury, A&M, UK, Fontana, RCA Victor, Decca
Afiliação(ões) 10cc
The Mindbenders
Wax
Página oficial http://www.gg06.co.uk

Graham Keith Gouldman (Salford, 10 de Maio de 1946) é um músico e compositor inglês. É conhecido pelos seus trabalhos como guitarrista da banda britânica de art rock 10cc e da banda estadunidense de pop rock Wax, que fez muito sucesso na década de 80, sobretudo através dos hits "Right Between the Eyes" e "Bridge over your heart".

Antes disso, porém, o músico também contribuiu com outras bandas e artistas da década de 1960. Um de seus trabalhos mais famosos foi a composição do hit "For Your Love", gravado pela banda inglesa Yardbirds, até então conhecido por tocar o mais puro blues e por ter, entre seus integrantes, um jovem guitarrista chamado Eric Clapton. A composição de Gouldman foi um dos grandes hits do ano de 1965, mas fez o purista Clapton, então com 20 anos, sair da banda por não concordar em gravar uma canção 'pop demais'. Em seu lugar foi convidado Jimmy Page, que não topou e indicou o amigo Jeff Beck. Além desse hit, outros dois grandes clássicos do pop rock escritos por Gouldman, foi a antológica "BUS STOP" lançada pelo The Hollies e "NO MILK TODAY" com os Hermans Hermiths. no início dos anos 70, já a frente da banda 10 CC veio o grande sucesso da década "I'M NOT IN LOVE" que até hoje ecoa nas rádios FMs do país.

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.