Gramática Sistêmico-Funcional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gramática
Classificação
Comunicação
Fonética
Fonologia
Morfologia
Sintaxe
Semântica
Etimologia
Estilística
Literatura
Tipos
Descritiva
Gerativa
Formal
Funcional
Normativa
Transformacional
Universal
Implícita
Contrastiva
Reflexiva
Histórica
Artigos Relacionados
Gramática
Linguística
Lexicologia
Retórica
Língua

Gramática Sistêmico-Funcional (em português do Brasil) ou gramática sistémico-funcional (em português europeu) é o nome dado ao modelo de descrição e análise linguística desenvolvido desde a década de 50 do século XX por Halliday.

Para, por um lado, contestar o seu estatuto minoritário em relação a outros modelos teóricos em alguns países (como é o caso de Portugal, por exemplo), e, por outro, para fazer destacar a sua natureza científica, há quem fale mesmo em Linguística Sistémico-Funcional.

O modelo da Gramática Sistêmico-Funcional (ou gramática sistêmica-funcional) é sistêmico porque vê a gramática como um sistema de escolhas potenciais não-arbitrariamente motivadas, e é funcional porque procura explicar as implicações comunicativas de uma seleção dentro de um desses sistemas.

Trata-se ainda de um modelo de descrição e análise linguística funcional, porque não se limita a identificar categorias linguísticas e procura determinar as funções das mesmas.

Segundo a Gramática Funcional proposta por Halliday, os componentes essenciais do significado na língua são componentes funcionais. Todas as línguas organizam-se em tipos fundamentais de significado ou componentes: o ideacional ou reflexivo, manifestando o propósito de compreender o ambiente; o interpessoal ou ativo, manifestando o propósito de agir com outros no ambiente; e o textual, combinado a outros componentes, que é de grande relevância aos outros dois. Outro componente imprescindível para os demais é o contexto.

Glossário de Termos[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.