Grama Sto. Agostinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGrama Sto.Agostinho
Staugustinegrass.JPG

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Género: Stenotaphrum
Espécie: Stenotaphrum secundatum

A grama Sto. Agostinho (Stenotaphrum secundatum) é um tipo de gramado muito popular nas regiões tropical e subtropical. É originária da América do Sul, onde também é conhecida também pelo nome de grama Inglesa. Forma tapetes bem densos, o que facilita a sua comercialização.

Características[editar | editar código-fonte]

A grama Sto. Agostinho tem folhas lisas, de coloração verde escura, sem pêlos. É rizomatosa.

Possui boa resistência ao sol pleno e também à sombra, podendo crescer sob árvores, arbustos e coberturas (não em áreas de interior, como a grama preta anã).

Esse tipo de grama pode ser mais comumente encontrado em áreas úmidas como leitos de rio, áreas costeiras e bordas de lagos.

Multiplicação[editar | editar código-fonte]

A multiplicação da grama Sto. Agostinho se dá por sementes, pela divisão do rizoma enraizado. Também é possível propagá-la por meio de mudas (plugs).

Utilização[editar | editar código-fonte]

Devido à sua resistência, a grama Sto. Agostinho é indicada para utilização em gramados residênciais e de áreas comerciais. Também é bastante encontrada em pastagens.

Por ser favorável à umidade e tolerante à salinidade, pode ser utilizada em jardins de áreas litorâneas. Só não suporta locais muito frios, onde devem ser cobertas nas épocas de temperaturas mais baixas ou geada.

Não costuma também ter grandes problemas com pragas.

Podas[editar | editar código-fonte]

Deve-se tomar cuidado com a poda quando o gramado estiver em região semi-sombreada. Se ela for muito baixa pode comprometer o desenvolvimento da planta.

Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.