Gran Turismo 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gran Turismo 2
Capa do jogo
Desenvolvedora Polyphony Digital
Distribuidora Sony Computer Entertainment
Motor Unity 3D
Plataforma(s) Playstation
Série Gran Turismo
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Simulador de corridas
    Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
    Mídia CD ROM
    Idioma inglês
    francês
    espanhol
    Último
    Último
    Gran Turismo (jogo eletrônico)
    Gran Turismo 3: A-Spec
    Próximo
    Próximo

    Gran Turismo 2 (também conhecido pela abreviação GT2) é um simulador de corrida/jogo de corrida, lançado para o Playstation. Gran Turismo 2 foi desenvolvido pela Polyphony Digital e distribuído pela Sony Computer Entertainment em 1999. O jogo é a sequência de Gran Turismo, também para o Playstation. Foi bem-recebido publicamente e criticamente, vendendo 1,71 milhões de cópias no Japão, 20.000 no Sudeste da Ásia, 3,96 milhões na América do Norte, e 3,68 milhões na Europa em um total de 9,37 milhões de cópias vendidas até 30 de abril de 2008,[1] [2] e, eventualmente, fazendo parte dos Greatest Hits da Sony.

    O jogo[editar | editar código-fonte]

    Gran Turismo 2 se baseia fundamentalmente no gênero de corrida de carros. O jogador deve dirigir um automóvel para competir contra pilotos artificialmente inteligentes em várias pistas. O jogo utiliza dois modos: Arcade e Simulation. No modo Arcade, o jogador pode escolher livremente as pistas e veículos. Porém, no modo Simulation o jogador precisa conseguir, no próprio jogo, "Carteiras de Motorista", pagar pelos veículos e conseguir mais troféus, com o objetivo de disponibilizar mais pistas. Gran Turismo 2 possui cerca de 650 automóveis, além de 27 pistas de corrida.

    Diferentemente do anterior, o jogador pode participar de eventos em separado, ao invés de um só torneio com várias corridas. O jogador também não precisa mais de se qualificar para cada corrida.

    Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

    Depois do sucesso inesperado de Gran Turismo, o desenvolvedor Kazunori Yamauchi planejava fazer de GT2 "um produto ainda melhor".[3] A direção de marketing da SCEA tinha grandes expectativas, declarando que "a devastadora e contínua popularidade de Gran Turismo claramente posiciona Gran Turismo 2 como um dos títulos mais quentes para os feriados e para após os mesmos".[4] Jack Tretton, dirigente da SCEA, tinha entusiasmo parecido, esperando que GT2 "se desprenderia das prateleiras mais rápido que o original, perpetuando o bom momento desta franquia incrível".[5]

    No lançamento do jogo, jogadores encontraram rapidamente vários erros e pequenas falhas. A SCEA não ignorou o clamor, oferecendo então uma troca no caso da ocorrência de qualquer problema.[6]

    Recepção e crítica[editar | editar código-fonte]

    Gran Turismo 2 foi criticamente bem-aceito, alcançando muitas avaliações positivas. A GameSpot deu a nota 8.5 (em 10), recomendando o jogo a qualquer um, entusiasta de carros ou não.[7]

    Carros[editar | editar código-fonte]

    Até o momento do lançamento, GT2 possuía uma das maiores listas dos então carros novos e clássicos em um só jogo, com cerca de 650 em uma grande lista de montadoras, de Acura a Venturi. Para fins de comparação, o Gran Turismo original e o Gran Turismo 3: A-Spec tinham, cada um, menos de 200 carros.

    Certas montadoras notáveis, como Ferrari e Porsche, não participaram já que as licenças necessárias não puderam ser obtidas. Todavia, no caso Porsche uma companhia que o modifica, a Ruf, é oferecida como alternativa.

    Referências

    1. "Gran Turismo" Series Software Title List Polyphony Digital (April 2008). Página visitada em 5 de abril de 2013.
    2. Sony Computer Entertainment (2008-05-09). Gran Turismo Series Shipment Exceeds 50 Million Units Worldwide. Press release. Página visitada em 5 de abril de 2013.
    3. IGN staff (1999-02-10). "Gran Turismo 2 Gets the Nod".
    4. IGN staff (1999-09-03). "Sony Stakes December 7 for Gran Turismo 2".
    5. IGN staff (1999-12-14). "Gran Turismo 2 Hits Stores in Two Days".
    6. IGN staff (2000-01-20). Sony Answers GT2 Questions".
    7. Taruc, N. (1999-12-16). "PlayStation Gran Turismo 2 Review".

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]

    Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.