Gran Turismo 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo clique aqui para inserir um tópico e evitar uma futura eliminação (não se esqueça de pôr título com wiki para o artigo).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Abril de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Gran Turismo 4
Gran Turismo 4 capa pt.jpg
Produtora Polyphony Digital
Editora(s) Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PlayStation 2
Data(s) de lançamento Japão 28 de Dezembro de 2004
Hong Kong 10 de Janeiro de 2005
Estados Unidos 22 de Fevereiro de 2005
União Europeia 9 de Março de 2005
Coreia do Sul 10 de Março de 2005
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Single player, LAN Multiplayer
Número de jogadores 2
Classificação ESRB: Everyone(E)
PEGI: 3+
Média 1 DVD-ROM (dual-layer)
Controles Dual Shock 2, GT Force, Driving Force, Driving Force Pro

Gran Turismo 4 (conhecido também como GT4) é um jogo eletrônico de corrida e gerenciamento de carros produzido pela SCEA (Sony Computer Entertainment America) e pela Polyphony Digital para PlayStation 2 e lançado em 28 de Dezembro de 2004, no Japão e Hong Kong (NTSC-J), 22 de fevereiro de 2005 nos Estados Unidos (NTSC-U / C), e de 9 de março de 2005, na Europa (PAL), e já foi adicionado a lista Greatest Hits, que é uma re-edição para os jogos mais vendidos nos EUA.

É no formato DVD-9. Depois de ser adiado por mais de um ano e meio pela Polyphony Digital, e apesar do lançamento de Gran Turismo 4 Prologue e seu modo online removido (mais tarde adicionaram no Gran Turismo 4,a versão Online para teste), Gran Turismo 4 foi ainda um dos jogos mais vendidos em 2005, e vendeu um milhão de cópias em sua primeira semana no varejo japonês. O jogo apresenta 750 carros de 80 fabricantes, desde logo em 1886 a Daimler Motor Transporte e tanto para o futuro como conceitos para 2022. O jogo também apresenta 51 faixas, muitas das quais são novas ou modificados das versões antigas de Gran Turismo.

As versões do jogo chinesa, japonesa e coreana foram ambas empacotadas com mais 212 páginas de guia de condução e lições sobre a física nas corridas. Uma edição limitada, a versão online para teste de Gran Turismo 4, foi lançado no Japão no verão de 2006, e um título para PSP, Gran Turismo (PSP), que foi lançado em 2009.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Modos do jogo[editar | editar código-fonte]

  • Arcade mode: No modo Arcade, de um a seis jogadores podem entrar em uma corrida e apreciar a emoção da competição. Alem disso permite ao jogar com ate 4 players pelo multi-tap.Oferece todos os carros e todas as pistas desbloqueaveis.
  • Gran Turismo Mode: No Gran Turismo Mode, os jogadores podem entrar no mundo do Gran Turismo e experimentar toda a emoção do Automobilismo, obter licenças, comprar carros, fazer modificações e entrar em corridas. São mais de 700 carros para comprar e para ganhar. Não é obrigatorio comprar todos os carros.
  • Modo A-spec: Os jogadores que acumulam pontos por vencer corridas em condições normais de primeira pessoa modo condução, é chamado modalidade A-Spec. Cada corrida de evento pode render até um máximo de 250 pontos A-Spec. Geralmente, uma vitória usando um carro com menos de uma vantagem sobre os adversários AI vale mais pontos. Os pontos só podem ser ganhos uma vez, a fim de ganhar mais pontos de um evento que ganhou anteriormente, ele deve ser re-utilizado quando ganhou um carro com menos de uma vantagem sobre os advésarios . Depois de um grande número de eventos, foram concluídos contra o desafiante AI campos, um jogador da A-Spec dos pontos totais corresponde um pouco a sua habilidade nível.Os pontos A-Spec não podem, efectivamente, ser utilizado para alguma coisa.
  • Modo B-spec: O novo modo B-Spec o usuário é o chefe da equipe, o condutor deve conduzir o carro e obrigatoriamente, quando necessário parar no pit-stop (pelo acompanhamento do pneu desgastado, nível de combustível e óleo). A velocidade na corrida pode ser aumentada até 3x, permitindo que as corridas sejam concluídas em menos tempo do que levaria na modalidade A-Spec. A característica, no entanto, deve ser ligada a cada pit stop porque é reposta ao horário normal. O manual do jogo diz o que jogador pode acelerar o modo B-Spec até 5x, mas esta capacidade não está disponível no jogo. B-Spec são pontos indicados para cada corrida concluída no modo B-Spec. Isso aumenta o nível de habilidade do motorista nas categorias habilidade de veículo, naturalmente perícia, habilidade e batalha. Os jogadores podem assim utilizar o modo B-Spec em corridas mais difíceis à medida que o jogo avança.
  • Driving Missions: Outra nova adição ao jogo é as Missões de Condução, que são semelhantes em experiência com a licença testes, mas adjudicação conclusão bem sucedida com 250 A-Spec pontos e 1000 ou mais créditos. Cada missão tem lugar com um determinado carro em uma determinada faixa ou seção da pista, e um determinado grupo de opositores. Existem 4 tipos de missões: A passagem, em que o motorista tem de ultrapassar um adversário dentro de uma certa distância; 3 Lap batle, em que o motorista deve passar 5 opositores ao longo de 3 voltas; Slipstream batle, em que o motorista tem de Ultrapassar adversários por meio de elaboração e 1 Lap Magic, em que o condutor começa com um tempo significativo de pena contra adversários muito mais lento e deve ultrapassar todos eles, no espaço de uma única volta. Ao completar cada conjunto de missões, o jogador ganha como prêmio, um carro.
  • 2P BATALHA: Este é um modo para dois jogadores a competir uns contra os outros na PlayStation ® 2, mesma via tela dividida. Para jogar, você deve ter dois controles ligados ao console. Se a definição da tela é de 4:3, a tela será dividida horizontalmente, se a definição do ecrã é definida para 16:9, a tela será dividida verticalmente.
  • Photo Mode: O novo modo Photo Mode está incluído no jogo, o que permite que o jogador, controlar uma câmera virtual, tirar fotografias dos seus carros na pista ou em locais específicos, incluindo o Grand Canyon. Este jogo é capaz de produzir uma seleção de screenshots com taxa de compressão variável (Normal / Fine / SuperFine) e tamanho (até 1280x960 72dpi), eo usuário pode optar por guardar ou imprimir com o apoio do dispositivo USB.

Tipos de corrida[editar | editar código-fonte]

  • Beginner Events: Série de corridas para iniciantes, com dificuldade fácil.
  • Professional Events: Série de corridas de dificuldade média. Inclui o Campeonato mais importante do Jogo, o "Gran Turismo World Championship".
  • Extreme Events: Série de corridas feitas para você arrancar os cabelos. A Dificuldade Aqui é própria para quem leva o Jogo muito a sério.
  • American Events: Corridas que ocorrem só em pistas americanas, como a New York.
  • European Events: Corridas que ocorrem só nos países Europeus, em pistas localizadas no Velho Continente, como a George V Paris e a Nürburgring Nördschleife.
  • Japanese Events: Corridas localizadas somente em pistas orientais, como Tsukuba, Suzuka, etc…
  • Special Condition Events: Corridas de Rally, na Neve, Gelo, ou nas estreitas ruas das mais variadas cidades turísticas.
  • Endurance Events: Corridas de Longa Duração, muitas voltas, milhas percorridas ou muitas horas

Circuitos[editar | editar código-fonte]

O jogo contém 51 pistas divididos em 4 grupos: World Circuits, Original Circuits, City Courses e Dirt & Snow, os circuitos reais incluem Nürburgring Nordschleife, Suzuka Circuit, Twin Ring Motegi e Circuit de la Sarthe (Le Mans). Alguns circuitos fictícios em cidades como Nova Iorque, Hong Kong, Paris, Las Vegas e o circuito de Seattle.

Compatibilidade de hardware[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 é o primeiro jogo no PS2 a apoiar a resolução 1080i. Ele também suporta 480p (apenas NTSC) e modos widescreen.

Apesar da falta de jogabilidade online, GT4 não suporta no PlayStation 2 o Network Adapter, que pode ser usado para se comunicar com outros consoles PS2 e criar um multi-tela de configuração. Além disso, o adaptador de rede pode ser usado para jogar jogos em uma sub-rede local para até seis jogadores, embora os carros personalizado não poderem ser utilizados em uma LAN no jogo.

Carros[editar | editar código-fonte]

Lista de marcas disponíveis no jogo:[1]

Existem também as oficinas de tuning que vendem vários modelos como o VW Golf e o Nissan Skyline R34, totalmente tunados, que são as seguintes:[1]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Havia algum tempo que a Sony, criadora e produtora do Playstation, vinha reparando no grande sucesso dos jogos de corrida, tanto de seu console como nos das concorrentes. Need For Speed havia abandonado os arcades e fazia sucesso no PlayStation. Alguns produtores japoneses procuravam uma produtora boa para realizar sua grande idéia: Um simulador de corrida completo, em que você tem que até tirar licença para dirigir. Eles pensavam em colocar carros reais, modelos e protótipos reais e usar tudo isso sob licença das maiores e mais (ou menos) conhecidas montadoras de carros.

Versões[editar | editar código-fonte]

Prologue[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 se destinava a ser lançado mundialmente no Natal de 2003, mas foi adiado. No entanto a Polyphony lançou Gran Turismo 4 Prologue como prévia para a experiência de GT4.

Gran Turismo Toquio-Geneva[editar | editar código-fonte]

Esse jogo possui apenas protótipos apresentados nos salões do automóvel de Tóquio, Genebra e Detroit. Não se sabe por que o nome de Detroit foi excluído no nome.

Online versão teste[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 estava originalmente destinado a incluir modo multiplayer online, mas foi substituída por uma LAN mode. No entanto, foi incluído em Gran Turismo 4 uma limitada versão Online de teste que foi entregue livremente para selecionar jogadores no Japão e na Coréia do Sul durante o verão de 2006. Esta versão online beta em público foi usada como experimento para Gran Turismo 5 Prologue.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]