Gran Turismo 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Se você se dispõe a melhorar este artigo e quer um tempo para fazê-lo clique aqui para inserir um tópico e evitar uma futura eliminação (não se esqueça de pôr título com wiki para o artigo).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Abril de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Gran Turismo 4
Gran Turismo 4 capa pt.jpg
Produtora Polyphony Digital
Editora(s) Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PlayStation 2
Data(s) de lançamento Japão 28 de Dezembro de 2004
Hong Kong 10 de Janeiro de 2005
Estados Unidos 22 de Fevereiro de 2005
União Europeia 9 de Março de 2005
Coreia do Sul 10 de Março de 2005
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Single player, LAN Multiplayer
Número de jogadores 2
Classificação ESRB: Everyone(E)
PEGI: 3+
Média 1 DVD-ROM (dual-layer)
Controles Dual Shock 2, GT Force, Driving Force, Driving Force Pro

Gran Turismo 4 (conhecido também como GT4) é um jogo eletrônico de corrida e gerenciamento de carros produzido pela SCEA (Sony Computer Entertainment America) e pela Polyphony Digital para PlayStation 2 e lançado em 28 de dezembro de 2004, no Japão e Hong Kong (NTSC-J), 22 de fevereiro de 2005, nos Estados Unidos (NTSC-U/C), e de 9 de março de 2005, na Europa (PAL), e já foi adicionado a lista de jogos da série Greatest Hits, que é uma re-edição para os jogos mais vendidos nos EUA.

É no formato DVD-9. Depois de ser adiado por mais de um ano e meio pela Polyphony Digital, e apesar do lançamento de Gran Turismo 4 Prologue e seu modo online removido (mais tarde adicionaram no Gran Turismo 4, a versão Online para teste), Gran Turismo 4 foi ainda um dos jogos mais vendidos em 2005, e vendeu um milhão de cópias em sua primeira semana no varejo japonês. O jogo apresenta 750 carros de 80 fabricantes. O jogo também apresenta 51 pistas, muitas das quais são novas ou modificadas dos jogos anteriores da franquia.

As versões do jogo chinesa, japonesa e coreana foram ambas empacotadas com mais 212 páginas no guia de condução e lições sobre a física nas corridas. Uma edição limitada, a versão online para teste de Gran Turismo 4, foi lançado no Japão no verão de 2006, e um título para PSP, Gran Turismo (PSP), que foi lançado em 2009.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Modos do jogo[editar | editar código-fonte]

  • Arcade mode: No modo Arcade, de um a seis jogadores podem entrar em uma corrida e apreciar a emoção da competição. Alem disso permite ao jogar com ate 4 players pelo multi-tap.Oferece todos os carros e todas as pistas desbloqueaveis.
  • Gran Turismo Mode: No Gran Turismo Mode, os jogadores podem entrar no mundo do Gran Turismo e experimentar toda a emoção do Automobilismo, obter licenças, comprar carros, fazer modificações e entrar em corridas. São mais de 750 carros para comprar e para ganhar. Não é obrigatorio comprar todos os carros.
  • Modo A-spec: Os jogadores que acumulam pontos por vencer corridas em condições normais de primeira pessoa modo condução, é chamado modalidade A-Spec. Cada corrida de evento pode render até um máximo de 250 pontos A-Spec. Geralmente, uma vitória usando um carro com menos de uma vantagem sobre os adversários AI vale mais pontos. Os pontos só podem ser ganhos uma vez, a fim de ganhar mais pontos de um evento que ganhou anteriormente, ele deve ser re-utilizado quando ganhou um carro com menos de uma vantagem sobre os advésarios . Depois de um grande número de eventos, foram concluídos contra o desafiante AI campos, um jogador da A-Spec dos pontos totais corresponde um pouco a sua habilidade nível.Os pontos A-Spec não podem, efectivamente, ser utilizado para alguma coisa.
  • Modo B-spec: O novo modo B-Spec o usuário é o chefe da equipe, o condutor deve conduzir o carro e obrigatoriamente, quando necessário parar no pit-stop (pelo acompanhamento do pneu desgastado, nível de combustível e óleo). A velocidade na corrida pode ser aumentada até 3x, permitindo que as corridas sejam concluídas em menos tempo do que levaria na modalidade A-Spec. A característica, no entanto, deve ser ligada a cada pit stop porque é reposta ao horário normal. O manual do jogo diz o que jogador pode acelerar o modo B-Spec até 5x, mas esta capacidade não está disponível no jogo. B-Spec são pontos indicados para cada corrida concluída no modo B-Spec. Isso aumenta o nível de habilidade do motorista nas categorias habilidade de veículo, naturalmente perícia, habilidade e batalha. Os jogadores podem assim utilizar o modo B-Spec em corridas mais difíceis à medida que o jogo avança.
  • Driving Missions: Outra nova adição ao jogo é as Missões de Condução, que são semelhantes em experiência com a licença testes, mas adjudicação conclusão bem sucedida com 250 A-Spec pontos e 1000 ou mais créditos. Cada missão tem lugar com um determinado carro em uma determinada faixa ou seção da pista, e um determinado grupo de opositores. Existem 4 tipos de missões: A passagem, em que o motorista tem de ultrapassar um adversário dentro de uma certa distância; 3 Lap Battle, em que o motorista deve passar 5 opositores ao longo de 3 voltas; Slipstream Battle, em que o motorista tem de ultrapassar adversários por meio de elaboração, e 1 Lap Magic, em que o condutor começa com um tempo significativo de pena contra adversários muito mais lento e deve ultrapassar todos eles, no espaço de uma única volta. Ao completar cada conjunto de missões, o jogador ganha como prêmio, um carro.
  • 2P Battle: Este é um modo para dois jogadores a competir uns contra os outros, mesma via tela dividida. Para jogar, você deve ter dois controles ligados ao console. Se a definição da tela é de 4:3, a tela será dividida horizontalmente, se a definição do ecrã é definida para 16:9, a tela será dividida verticalmente.
  • Photo Mode: O novo modo Photo Mode está incluído no jogo, o que permite que o jogador, controlar uma câmera virtual, tirar fotografias dos seus carros na pista ou em locais específicos, incluindo o Grand Canyon. Este jogo é capaz de produzir uma seleção de screenshots com taxa de compressão variável (Normal / Fine / SuperFine) e tamanho (até 1280x960 72dpi), e o usuário pode optar por guardar ou imprimir com o apoio do dispositivo USB.

Tipos de corrida[editar | editar código-fonte]

  • Beginner Events: Série de corridas para iniciantes, com dificuldade fácil.
  • Professional Events: Série de corridas de dificuldade média. Inclui o Campeonato mais importante do Jogo, o "Gran Turismo World Championship".
  • Extreme Events: Série de corridas feitas para você arrancar os cabelos. A Dificuldade Aqui é própria para quem leva o Jogo muito a sério.
  • American Events: Corridas que ocorrem só em pistas americanas, como a New York.
  • European Events: Corridas que ocorrem só nos países Europeus, em pistas localizadas no Velho Continente, como a George V Paris e a Nürburgring Nördschleife.
  • Japanese Events: Corridas localizadas somente em pistas orientais, como Tsukuba, Suzuka, etc…
  • Special Condition Events: Corridas de Rally, na Neve, Gelo, ou nas estreitas ruas das mais variadas cidades turísticas.
  • Endurance Events: Corridas de Longa Duração, muitas voltas, milhas percorridas ou muitas horas

Circuitos[editar | editar código-fonte]

O jogo contém 51 pistas divididos em 4 grupos: World Circuits, Original Circuits, City Courses e Dirt & Snow, os circuitos reais incluem Nürburgring Nordschleife, Suzuka Circuit, Twin Ring Motegi e Circuit de la Sarthe (Le Mans). Alguns circuitos fictícios em cidades como Nova Iorque, Hong Kong, Paris, Las Vegas e o circuito de Seattle.

Compatibilidade de hardware[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 é o primeiro jogo no PS2 a suportar a resolução 1080i. Ele também suporta 480p (apenas NTSC) e modo widescreen.

Apesar da falta de jogabilidade online, GT4 não suporta no PlayStation 2 o Network Adapter, que pode ser usado para se comunicar com outros consoles PS2 e criar um multi-tela de configuração. Além disso, o adaptador de rede pode ser usado para jogar jogos em uma sub-rede local para até seis jogadores, embora os carros personalizado não poderem ser utilizados em uma LAN no jogo.

Carros[editar | editar código-fonte]

Lista de marcas disponíveis no jogo:[1]

Existem também as oficinas de tuning que vendem vários modelos como o VW Golf e o Nissan Skyline R34, totalmente tunados, que são as seguintes:[1]

Versões alternativas[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 Prologue[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 se destinava a ser lançado mundialmente no Natal de 2003, mas foi adiado. No entanto a Polyphony lançou Gran Turismo 4 Prologue como prévia para a experiência de GT4.

Gran Turismo Online[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 4 estava originalmente destinado a incluir modo multiplayer online, mas foi substituída por um modo LAN. No entanto, foi incluído em Gran Turismo 4, uma limitada versão Online de teste que foi entregue livremente para selecionar jogadores no Japão e na Coréia do Sul durante o verão de 2006. Esta versão online beta em público foi usada como experimento para Gran Turismo 5 Prologue.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]