Gran Turismo 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Gran Turismo 5
Capa do jogo
Desenvolvedora Polyphony Digital
Publicadora(s) Sony Computer Entertainment
Plataforma(s) PlayStation 3
Série Gran Turismo
Data(s) de lançamento
  • JP 25 de novembro de 2010
  • AN 24 de novembro de 2010
  • BR 7 de dezembro de 2010
  • EU 24 de novembro de 2010
Gênero(s) corrida de carros
Modos de jogo single-player/multiplayer/on-line
Número de jogadores 1-16 jogadores
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Mídia Blu-ray Disc
Controles DualShock 3, Logitech Driving Force GT, Logitech Driving Force Pro, Logitech Driving Force EX, Logitech Driving Force, Logitech GT Force, Thrustmaster T500 RS
Último
Último
Gran Turismo 4
Gran Turismo 6
Próximo
Próximo

Gran Turismo 5 é o quinto jogo da série Gran Turismo, desenvolvido pela Polyphony Digital. Ele foi a primeira das principais séries de recurso à penúltima geração da consola Sony PlayStation, a PlayStation 3. Gran Turismo 5 foi o sucessor de Gran Turismo 5 Prologue, e o segundo jogo da série no PlayStation 3.

Segundo os desenvolvedores, o jogo terá os recursos de Gran Turismo 5 Prologue e outros novos, como física melhorada, corridas noturnas, danos externos a todos os veículos disponíveis, capotamentos, novos locais de corrida como Madri e Roma, comunidade online, carros da NASCAR, tecnologia 3D (necessário(s) equipamento(s) à parte), diferentes condições climáticas, entre outros. Haverá ainda duas classes de veículos: premium (com mais de 200 carros) e standard (com mais de 800). De acordo com o site oficial da série nos Estados Unidos, os carros premium, além de serem modelados com mais precisão que os standard, oferecerão também visão do seu interior (cockpit), a partir da qual será possível notar danos como deslocamento do painel. O jogo seria lançado no dia 2 de novembro de 2010, mas foi adiado por motivos desconhecidos. Uma das hipóteses é a de que uma firmware recém-lançada e potencialmente mais segura que a predecessora para o console PS3 teria provocado o atraso, já que os desenvolvedores do jogo tiveram de atualizar o produto de última hora.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Novos Recursos[editar | editar código-fonte]

Gran Turismo 5 é o primeiro jogo da série a apresentar um modelo de dano, com variações de dano dependendo se um veículo é um "Standard" ou "Premium" e variações do tempo, que são apresentados apenas em circuitos selecionados. Além disso, novos efeitos visuais estão presentes, incluindo marcas de derrapagem dinâmica, a poeira e a capacidade para os motoristas a piscar os faróis. Um editor de curso foi adicionado que permite ao jogador criar novos circuitos usando ferramentas que gera aleatoriamente peças de acordo com certas especificações jogador seleciona, incluindo a quantidade de curvas, a hora do dia e a quantidade de setores.

Veículos[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com 1.063 carros, incluindo os carros extras e os oferecidos. Lamborghini e Bugatti fazem sua primeira aparição no jogo, após fazerem sua aparição no Gran Turismo PSP. Os carros no GT5 são separados em duas categorias, "Standard" e "Premium". Standard carros possuem faróis padrão, e modelagem de danos de base. Além disso, os carros convencionais apresentam pontos de vista da câmera interior simplificado. Os carros Premium tem recurso de faróis e luz alta / baixa, vista detalhada da câmera do interior, e danos detalhados.

Circuitos[editar | editar código-fonte]

De acordo com informação pela Sony em seu site oficial, o jogo tem 20 locais e 70 variações. Durante os eventos promocionais têm enfatizado em determinados circuitos que foram importantes no desenvolvimento de Gran Turismo 5 , como o circuito de rua em Madrid (Curso do Sol), o circuito de Roma , bem como o circuito rally em Toscana. Também tem grande importância para a inclusão da pista de testes da Top Gear nesta versão.

Modo online[editar | editar código-fonte]

Os recursos online do jogo foram encerrados em 31 de maio de 2014, incluindo a compra de DLCs[1] .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências