Grande Linha (One Piece)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Grande Rota (偉大なる航路, Idai Naru Kōro?), romanizada também como Grand Line (グランド・ライン, Gurando Rain?), é um gigantesco e perigosíssimo oceano em One Piece.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma corrente marítima que segue uma linha imaginária a qual vai do noroeste para o sudeste, "cortando" o planeta ao meio. É perpendicular à Red Line, um vasto continente que circunda o globo no sentido nordeste-sudoeste. Através de tal cruzamento, há uma divisão, devido a geografia do mundo em One Piece, do oceano em 4 grandes mares, denominados Blues, que representam cada uma das direções. São eles:

  • East Blue
  • North Blue
  • West Blue
  • South Blue

Sua última ilha, Raftel, é onde acredita-se estar escondido o One Piece, o grande tesouro do Rei dos Piratas, Gol D. Roger, uma vez considerando que somente o mesmo foi capaz de alcançá-la.[1]

Calm Belt[editar | editar código-fonte]

Dispostos para o norte e para o sul, são "tiras" de oceano que cruzam todo o mar e entremeiam a linha imaginária da Grand Line. Seu nome provém das disparidades climáticas que possuem em relação a Grand Line: enquanto esta é marcada por tempestades, as águas dos Calm Belts permanecem estáticas durante todo o ano, praticamente não havendo ventos ou ondas (o que torna difícil de atravessá-los pela falta de propulsão). Contudo, o motivo real de não serem utilizados ao invés da arriscada rota da Grand Line vem do fato de Reis do Mar anormalmente grandes e perigosos residirem durante todo o trecho dos Calm Belts.

Há, porém, uma maneira de cruzá-los em segurança: através de Kairouseki, que ao ser usado para revestir os cacos dos navios, devido as particularidades da pedra que emite uma "energia" semelhante a do mar, permite que passem, imperceptíveis, aos Reis do Mar. Tal método foi desenvolvido por Dr. Vegapunk, o cientista-chefe da Marinha.

Clima[editar | editar código-fonte]

Na Grand Line, o clima além de muito incomum é extremamente imprevisível, podendo mudar em um instante, onde nevar, fazer calor e chover, tudo no mesmo dia, é natural.[2]

Ilhas de águas circundantes são as únicas áreas onde o tempo e as correntes são estabilizados de forma previsível. A razão para isso é que as ilhas da Grand Line dividem-se em quatro categorias básicas: Inverno, Primavera, Verão e Outono. Esses tipos de ilhas possuem, cada uma, quatro estações próprias, dando a Grand Line um total de 16 estações diferentes.[3]

Navegação[editar | editar código-fonte]

Incrivelmente difícil de se navegar, a Grande Rota é um oceano que possui correntes muito inconstantes e estranhas, podendo mudar a toda hora. Ao fato de bússolas normais não funcionarem, devido à natureza de seus campos magnéticos, para se navegar por ela é necessário um Log Pose, uma "bússola especial" que grava as correntes magnéticas para se poder velejar nesse mar. Ao chegar a uma ilha é necessário esperar um determinado tempo, antes de rumar à outra, para que o Log se adapte, o que pode levar de alguns minutos a horas.[4] Algumas ilhas podem, até, levar um ano inteiro para definir o campo.[5] Este processo de navegação, no entanto, pode ser contornado mediante a obtenção de um Eternal Pose, uma versão do Log que é permanentemente acertado em uma ilha específica, estando sempre a apontar em direção ao campo magnético da mesma e nunca podendo ser mudado.[6] Sua limitação é que após alcançar a ilha de destino o mesmo torna-se inútil até que lhe seja designado outra coordenada.

Novo Mundo[editar | editar código-fonte]

Shin Sekai (新世界?) no original, é a segunda metade da Grand Line, dividida através da Red Line. Trata-se de um mar extramente perigoso, onde é dito que somente os mais poderosos piratas são capazes de sobreviver. Lá além de ser o local onde residem os Yonkou, é também aquele que foi predito como o altar da disputa definitiva pela "coroa" de Rei dos Piratas.

Referências

  1. Capítulo 105, Episódio 63
  2. Capítulo 106, Episódio 64
  3. Capítulo 132, Episódio 79
  4. Capítulo 106, Episódio 64
  5. Capítulo 116, Episódio 71
  6. Capítulo 114, Episódio 67
Portal A Wikipédia possui o portal:
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: One Piece