Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Grande Prêmio Brasileiro de Cinema é uma premiação anual organizada pela Academia Brasileira de Cinema e concedida ao melhor filme estrangeiro e aos melhores do cinema brasileiro em diversas categorias.

É um prêmio diferente de todos os outros porque é organizado e votado pelos próprios profissionais, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais.

Desde 2004, a votação passou a ser feita via internet, pelo site da Academia, e cada sócio recebe uma senha eletrônica para votar. A apuração é feita pela PricewaterhouseCoopers, a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar.

Na fase de indicação, as cinco obras de cada categoria que passarão para a etapa seguinte são escolhidas pelos membros do Conselho Acadêmico da Academia, por meio dede uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada ao Conselho Acadêmico, que escolhe, então, os vencedores. Nas duas etapas, a votação é secreta e a abertura das cédulas é realizada pela Price.

Edições

A primeira edição do prêmio ocorreu em setembro de 2002, e era chamado de Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, pois era patrocinada pela BR, distribuidora de combustíveis da Petrobras. O grande vencedor da primeira edição foi o filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodansky, que conquistou sete prêmios.

Em 2003, com o fim do patrocínio pela BR, a edição foi realizada com recursos doados por exibidores e distribuidores. Nesta edição, os grandes vencedores foram os filmes Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Katia Lund, e Madame Satã, de Karim Aïnouz.

A partir da edição de 2004, o prêmio passou a se chamar Grande Prêmio TAM do Cinema Brasileiro, pois a companhia aérea TAM assinou um contrato com a Academia Brasileira de Cinema por quatro anos. Nesta edição, O Homem que Copiava, de Jorge Furtado, foi o grande vencedor, com seis prêmios.

Em 2005, o grande vencedor foi Cazuza - O Tempo Não Pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, com sete prêmios.

Ver Também

As categorias premiadas

Longa-metragem
Melhor Filme de Ficção
Melhor Diretor
Melhor Atriz
Melhor Ator
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Direção de Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som
Melhor Montagem
Melhor Roteiro Original
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Documentário
Melhor Filme Estrangeiro
Curta-metragem
Melhor Curta-Metragem de Ficção
Melhor Curta-Metragem Documentário
Melhor Curta-Metragem de Animação