Grande Prêmio da Europa de 1993 (Fórmula 1)
Resultados do Grande Prémio da Europa de 1993, decorrido em Donington Park à 11 de abril de 1993. A vitória coube a Ayrton Senna que triunfou guiando um McLaren-Ford, carro menos potente do que Williams-Renault da época.
Considerado pela maioria dos especialistas em automobilismo como a "corrida da volta perfeita"1 onde Ayrton Senna guiou sob chuva e ultrapassou quatro carros durante a primeira volta. Tal manobra foi possível porque naquela época o safety-car ou carro de segurança estava reestreando na Fórmula 1 (desde 1973 que não era utilizado) e só era utilizado em raras ocasiões, assim a largada não foi feita com os carros atrás do safety-car, como talvez acontecesse hoje, mas com os carros parados, como se a pista estivesse seca. Usando de habilidade nessas condições a vantagem de Senna foi aumentando paulatinamente.
| "Não tive dúvida nenhuma de que estava vendo algo histórico, porque tive uma corrida inteira para raciocinar sobre isso. Só Ayrton Senna seria capaz de uma primeira volta, a mais fantástica que um piloto fez na história, e de uma vitória assim naquela circunstância. Eu disse ao engenheiro dele no fim da corrida “definitivamente, desse planeta ele não é”. E o cara falou: “disso eu nunca tive dúvida!”"1 |
Uma outra curiosidade sobre esta prova é que Senna fez a melhor volta da corrida numa das voltas em que passou pelo boxe1 .
| "Eu sabia que por ali era mais rápido, eu fiz para experimentar. Quando me informaram que era a melhor volta da corrida, eu falei ‘OK, se o Prost passar à minha frente, eu vou passar ele por dentro do box’. Só isso!"1 | — Ayrton Senna
|
Este fato foi possível porque no circuito de Donington, a curva de entrada dos boxes é menor do que a curva que leva à reta principal. Como naquela época não havia limite de velocidade no pit lane, Senna usou este artifício para ganhar tempo na pista1 .
Classificação [editar]
Notas [editar]
- Pole position: Alain Prost - 1m 10.458s
- Volta mais rápida: Ayrton Senna - 1m 18.029s na volta 57
- J.J. Lehto largou dos boxes.
Referências
| Precedido por Grande Prêmio do Brasil de 1993 |
Mundial de Fórmula 1 da FIA Temporada de 1993 |
Sucedido por Grande Prêmio de San Marino de 1993 |
| Precedido por Grande Prêmio da Europa de 1985 |
Grande Prêmio da Europa IV edição |
Sucedido por Grande Prêmio da Europa de 1994 |