Grande emigração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Grande emigração (em polaco: Wielka Emigracja) Movimento da população emigrante polonês na primeira metade do século XIX. Fenómeno de Grande Emigração tinha origem patriótica e política, uma consequência direta do colapso da Revolta de Novembro de 1831 na Polônia. Emigração Grande foi um dos maiores movimentos de imigração na Europa contemporânea.

Emigrantes[editar | editar código-fonte]

Principalmente entre os emigrantes encontravam-se elementos de nobreza, os soldados rebeldes, membros do Governo Nacional, políticos, escritores, artistas e intelectuais. Mais tarde, juntaram se a eles os outros refugiados, principalmente da Rússia. Centro de imigrantes foi a França (principalmente Paris). Grupos menos significantes estabeleceram-se em outros países. Entre os emigrantes foram: Adam Mickiewicz, Juliusz Slowacki, Jozef Bem, o Príncipe Adam Jerzy Czartoryski, Ernest Malinowski, Zygmunt Krasinski, Frederic Chopin e outros.

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a história da Europa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.