Granizado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Granizada.

O granizado, também conhecido como raspadinha[1] ou raspa-raspa é uma sobremesa composta por gelo picado ou ralado e xarope, que pode vir em diversas cores e sabores.

História[editar | editar código-fonte]

Granizado com xarope de cereja.

Revolução Industrial[editar | editar código-fonte]

Na década de 1850 a Revolução Industrial americana tornou o gelo disponível comercialmente. Casas de gelo em Nova York comumente vendiam gelo para lugares como a Flórida. Para transportar o gelo para a Flórida, as casas de gelo enviavam um vagão com um enorme bloco de gelo. A rota para a Flórida poderia passar através de Baltimore. Em Baltimore, as crianças corriam até o vagão para pedir uma pequena raspagem de gelo. Pouco tempo depois, as mães passaram a fazer aromatizantes para os filhos adicionarem ao gelo. O primeiro sabor que fizeram se tornou popular e o favorito em Baltimore: creme de ovos. O creme de ovos era um sabor fácil de fazer, apena ovos, baunilha e açúcar.[2]


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Obra Coletiva. Coleção União Receitas de Sucesso – Sorvetes e Musses. Gold Editora; ISBN 978-85-7768-175-4. p. 26.
  2. Gienow, Michelle. “Cold Comfort: On the Cultural Significance of the Snowball in Baltimore” City Paper. September 18, 1996. Retrieved January 20, 2011.