Granja de Freitas (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Granja de Freitas (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Fonte: Não disponível
Vista dos conjuntos habitacionais.
Acesso ao bairro.

Granja de Freitas é um bairro da região leste de Belo Horizonte.[1]

É formado por três conjuntos habitacionais criados por meio do orçamento participativo de Belo Horizonte, que beneficiou famílias do movimento dos sem casa removidas em função de situação de risco ou implantação de obras públicas e encaminhadas através dos programas das políticas sociais da prefeitura.

O bairro limita-se ao sul com o Conjunto Taquaril, a leste com as chácaras Granja de Freitas, entre a divisa do município de Sabará, oeste com os bairros Alto Vera Cruz e Saudade, e ao norte com a Vila da Área, à margem do ribeirão Arrudas.

História[editar | editar código-fonte]

Por meio do orçamento público, adotado há cerca de doze anos em Belo Horizonte, a prefeitura iniciou a ocupação da atual área do bairro com a construção do primeiro conjunto habitacional, o Conjunto Granja de Freitas I, construído em 1997 com 85 unidades de casas geminadas, na antiga fazenda Freitas. O segundo conjunto habitacional, o Conjunto Granja de Freitas II, foi inaugurado em dezembro de 2001 e conta 544 unidades habitacionais. O terceiro conjunto a ser criado foi o Conjunto Habitacional Granja de Freitas III, denominado Residencial Jardim das Orquídeas, inaugurado em 2001 com 146 unidades habitacionais. O quarto conjunto habiacional, o Conjunto Granja de Freitas IV, foi inaugurado em 2004. Atualmente, estes conjuntos habitacionais formam todo o bairro Granja de Freitas.

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]