Graptolithina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaGraptólitos
Ocorrência: Cambriano Médio - Devoniano Inferior
Amplexograptus sp.

Amplexograptus sp.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Hemichordata
Classe: Graptolithina
Ordens
Thallograptus sphaericola.

Os graptólitos foram organismos coloniais pertencentes à classe Graptolithina (do grego graptos, escrita + lithos, rocha) do filo Hemichordata, que habitaram os mares do Paleozóico. O grupo surgiu no Câmbrico superior e extinguiu-se no Carbónico inferior (ca. 523 – ca. 330 milhões de anos).

A colónia de graptólitos era constituida por um esqueleto colonial, o rabdossoma, composto por várias cápsulas denominadas tecas que albergavam os organismos indivíduais. As tecas eram compostas de colagénio e uniam-se umas às outras através do nema que suportava a estrutura. Os rabdossomas dos graptólitos podem apresentar uma ou várias estirpes, ou ramos, e são classificados pelos paleontólogos de acordo com a relação geométrica entre estirpes e nema. Devido à natureza proteica do esqueleto colonial, os fósseis de graptólitos são abundantes apenas em rochas sedimentares depositadas em ambientes calmos e anóxicos, como xistos ou calcários negros ricos em matéria orgânica. O colagénio das tecas devia ser destruido em ambientes sedimentares mais oxidados ou turbulentos.

Os graptólitos dendróides formavam colónias de rabdossoma simples que viviam fixas ao fundo do mar. No Ordovícico inferior, estas formas sésseis deram origem aos graptólitos graptolóides planctónicos. Graças ao modo de vida livre, os graptolóides são comuns nos sedimentos do Paleozóico inferior atribuíveis a águas profundas detende, por isso, enorme importância estratigráfica como fósseis de idade. Os gratolóides extinguiram-se mais cedo que os dendróides, no Devónico inferior.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A classe Graptolithina divide-se em seis ordens:

Ícone de esboço Este artigo sobre Paleontologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.